Destaque online — A Jaeger-LeCoultre e a Finch & Partners foram os anfitriões do 7.º Annual Filmmakers Dinner, um evento no qual o realizador Gus Van Sant foi premiado. Em destaque esteve também a exposição The Art of Behind the Scenes, uma mostra que reúne trabalhos de alguns dos fotógrafos de set mais reconhecidos. Com ambas as iniciativas, a Jaeger-LeCoultre mantém-se firme na sua associação ao mundo do cinema.
Imagem de abertura: Audrey Hepburn e o realizador George Cukor no set de Convent Garden de My Fair Lady. © Bob Wiloughby
—
O Festival de Cinema de Cannes decorre desde o dia 13 de maio (prolongando-se até dia 24) e conta com a presença de diversas prestigiadas marcas de alta relojoaria e alta joalharia, tanto na passadeira vermelha, como nos mais variados eventos. E a Jaeger-LeCoultre é uma marca que não poderia deixar de estar presente.
Veterana no mundo do cinema desde há muito, a Grande Maison da relojoaria suíça dá este ano os seus passos em Cannes, sem grande aparato, mas com muita classe. Na passadeira fez-se ver com Caterine Deneuve, por exemplo, a usar um modelo vintage do seu Calibre 101, na estreia do filme La Tete Haute, e, no domínio dos eventos, surpreendeu enquanto anfitriã, juntamente com a Finch & Partners, do 7.º Annual Filmmakers Dinner, que decorreu no passado dia 15 de maio, no Hôtel du Cap.
No seu sétimo ano, o Annual Filmmakers Dinner é reconhecido como um dos mais importantes momentos, no âmbito do Festival de Cinema de Cannes. Em causa está a atribuição do Filmmakers Award que distingue nomes do cinema, pela sua carreira enquanto realizadores.
Na edição deste ano, Gus Van Sant foi a personalidade premiada, juntando-se assim a um leque de estrelas galardoadas com Óscares, como Alfonso Cuaron, Christopher Hampton e Bernardo Bertulluci, distinguidas em anos anteriores.
Vencedor da Palma de Ouro em 2003, pelo seu filme Elephant, Gus Van Sant foi distinguido pelo seu filme The Sea of Trees.
«O Gus tem um enorme talento, é com muito prazer que homenageamos os seus sucessos deste ano e com grande antecipação que aguardamos o seu próximo trabalho,» afirmou Charles Finch.
The Art of Behind The Scenes
Foi ainda durante o evento de atribuição do Filmmakers Award que os convidados presentes — entre os quais Salma Hayek, Julianne Moore, Benecio del Toro, Jake Gyllenhaal, Naomi Watts, Catherine Deneuve, Ethan Cohen, Jean Pigozzi e Daniel Riedo, CEO da Jaeger-LeCoultre — tiveram ainda a oportunidade de assistir ao lançamento da exposição The Art of Behind the Scenes — uma mostra fotográfica com imagens de alguns dos fotógrafos de set mais reconhecidos, produzida pela Finch & Partners e Jaeger-LeCoultre.
Na exposição é possível redescobrir alguns filmes lendários, bem como realizadores e atores que fiizeram história no mundo do cinema. Muitas das imagens expostas são especialmente raras, sendo que cada uma foi mesmo curada por John Ingledew, especialista em fotografia.
The Art of Behind the Scenes é uma forma de recordar que cada filme tem uma história muito para além da história que conta. Da realização, ao guarda-roupa, passando pelo ator, pelo editor, pela edição de som, pelo compositor e pelos cenários, há todo um grupo de protagonistas que permitem dar vida a cada filme criado. Um mundo ao qual se une a crucial importância da fotografia.
A Jaeger-LeCoultre e o mundo do cinema
Há muito que a Jaeger-LeCoultre tem estado envolvida com o mundo do cinema, enquanto patrocinadora oficial do Festival de Veneza, com a aposta em embaixadores ligados ao cinema e também ao escolher presença em filmes carismáticos como palco de divulgação dos seus relógios. Uma das personagens mais marcantes diretamente associada ao modelo Reverso da marca suíça é precisamente Mr. Stark, o irreverente milionário de Iron Man, mas também Bruce Wayne, de Batman tem no Reverso o seu relógio de eleição. A juntar ao cinema, temos ainda a série Mad Man, com direito a edição especial, e uma gestão cada vez mais abrangente do seu papel enquanto parceira de destaque de muitos eventos da Sétima Arte. A manufatura está ainda ligada ao prémio ‘Glory to the Filmmaker’ atribuído nos últimos oito anos no Festival Internacional de Cinema de Veneza e, em 2013, aprofundou o seu apoio à comunidade cinematográfica e da sua nova geração de realizadores ao unir-se à The Film Society do Licoln Center para a criação do programa ‘Filmmaker in Residence’. Através da sua ligação com o Festival de Cinema de Shangai, a Jaeger-LeCoultre patrocinou o restauro de filmes chineses históricos. Em Portugal, destaque para o facto de, nos dois últimos anos, ter sido parceira do Lisbon and Estoril Film Festival.
—
Save