fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Óscares 2021: Rolex apresenta homenagem à criação de uma obra-prima

No âmbito da sua ligação à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e fazendo o paralelo entre a arte cinematográfica e a arte relojoeira, a Rolex apresentou, durante a cerimónia dos Óscares 2021, um vídeo de homenagem aos criadores de obras-primas.

A edição de 2021 da cerimónia de entrega dos Óscares foi uma noite de surpresas, com o filme Nomadland, realizado por Chloé Zhao, a conquistar os galardões de Melhor Filme, de Melhor Realização e de Melhor Atriz. Mas tal como vai sendo habitual, a grande noite de celebração do cinema é também uma grande noite para o mundo dos relógios, não apenas através dos relógios que os nomeados e vencedores usam, mas também através da presença da Rolex.

Martin Scorsese e James Cameron, embaixadores da Rolex.
Os Rolex Testimonee Martin Scorsese e James Cameron | © Rolex

Relógio Exclusivo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e Proud Sponsor of the Oscars® desde 2017, a Rolex este ano reforçou o ponto comum que existe entre a marca e a Academia, salientando a « a procura pela excelência e pela missão de preservar e celebrar a criação de obras-primas. Seja através da criação de um relógio inovador ou de um filme vencedor de um Oscar®, o objetivo de uma empresa relojoeira como a Rolex e dos grandes realizadores de cinema é criar uma obra inesquecível, que nunca perde a relevância e que sobrevive ao teste do tempo.»

Com base nesta relação, a marca lançou um breve filme que surge como uma «homenagem aos visionários e artesãos da relojoaria e da indústria cinematográfica» e que ilustra os paralelos entre estas duas disciplinas:

A Rolex e o Cinema

Além de ser Relógio Exclusivo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e Proud Sponsor of the Oscars®, a Rolex é, desde 2018, patrocinadora da cerimónia anual dos Governors Awards – prémio anual concedido em reconhecimento às conquistas de toda uma vida dedicada ao cinema – e é, desde 2016, anfitriã da Greenroom, um lounge preparado pela marca genebrina para acolher apresentadores e convidados especiais, antes de subirem ao palco.

GreenRoom Foto Rolex
Devido à pandemia, a cerimónia deste ano decorreu na Union Station, em Los Angeles, e foi lá que, como Greenroom, a Rolex preparou um espaço intimista e acolhedor. | © Rolex
Óscares Rolex Greenroom. © Rolex
As paredes da Greenroom 2021 foram decoradas com tecidos, reproduzindo o tema da Union Station | © Rolex

Mas fora esta relação formal, como já contámos algumas vezes, a ligação da Rolex com o cinema não remonta apenas aos últimos anos, mas a uma presença bem marcada em filmes incontornáveis. Apocalypse Now, A Cor do Dinheiro e Titanic são apenas três exemplos dos muitos em que podemos ver as personagens com relógios Rolex no pulso. E a marca faz questão de salientar que esta presença não resultou de ações de merchandising, mas antes de uma escolha pessoal dos realizadores para «subtilmente retratar a coragem de seus personagens — um sentido de resistência e controlo, ao lado de um sentido de sofisticação e de estilo.»

Óscares ROLEX TESTIMONEE MARTIN SCORSESE.
Rolex Testimonee, Martin Scorsese participou com mentor no programa Mentor & Protégé | © Rolex

Por outro lado, a Rolex é Founding Supporter do novo Academy Museum of Motion Pictures, com previsão de inauguração em Los Angeles em 2021, esperando contribuir assim para a preservação da história do cinema e apoiar a transmissão de conhecimentos de geração em geração. A obra foi projetada por Renzo Piano e será um museu e centro para aficionados do cinema. Ao todo são 4.650 metros quadrados ocupados por galerias para exposições, um teatro com capacidade para 1.000 ocupantes, entre outros espaços. O objetivo é tornar-se no principal museu de cinema do mundo. Como curiosidade, a Rolex marcará presença neste novo lugar de culto com uma galeria que retrata a história dos filmes em que desempenhou algum papel.

Óscares: ROLEX TESTIMONEE JAMES CAMERON.
Rolex Testimonee James Cameron | © Rolex

Tal como já referimos, com o programa Mentor & Protégé, a marca suíça tem ainda apoiado cineastas emergentes por ciclos de mentoria, com base na ligação mestre/aprendiz. Neste âmbito, foram diversos os nomes de referência a serem convidados para mentores, tais como Martin Scorcese (que é atualmente Rolex Testimonee juntamente com James Cameron), Alfonso Cuarón, Alejandro G. Iñárritu, Walter Murch, Zhang Yimou, Stephen Frears e Mira Nair. Enquanto mentores, cada um dos cineastas acompanhou jovens em ascensão, de modo a legarem um saber, transmitirem os seus conhecimentos e propiciarem a partilha de experiências. O atual mentor de cinema é o realizador Spike Lee.

Visite o site oficial da Rolex para mais informações.








Outras leituras