A Panerai anunciou a exposição «The Depths of Time» dedicada à história da marca. Para celebrar esta ocasião, é lançado o Luminor Marina Militare PAM05218, uma reinterpretação fiel do primeiro Luminor criado para o mercado civil: o Luminor ref. 5218-202/A.
A Panerai inaugurou no passado dia 10 de setembro a exposição «The Depths of Time» que celebra a sua história e o seu legado. Patente num primeiro momento na incontornável boutique de Florença durante dois meses, esta mostra surge como uma oportunidade de descoberta do percurso da marca, com foco no período que antecedeu a sua abertura ao público civil, em especial tendo em conta a sua ligação à Marinha Italiana. Para celebrar este momento, a Panerai apresenta o Luminor Marina Militare PAM05218, uma reinterpretação fiel do primeiro Luminor criado para o mercado civil: o Luminor ref. 5218-202/A.
The Depths of Time

De acordo com a marca, o dia 10 de setembro de 1993 foi o dia em que a Panerai abriu as portas ao público em geral, isto porque, desde a década de 1910, período em que os primeiros documentos atestam as encomendas para a Marinha Real Italiana, até 1993, os relógios Panerai foram usados exclusivamente por militares, nomeadamente a Marinha Italiana.
Foi por isso que a marca escolheu o dia 10 de setembro para inaugurar esta mostra que, de acordo com Emmanuel Perrin, CEO da Panerai, «oferece uma rara perspetiva dos bastidores do nascimento dos elementos que distinguem a Panerai, e que evoluíram para um design que é agora inconfundível e reconhecido em todo o mundo».

A exposição «The Depths of Time» reconstitui assim percurso da Panerai – desde o seu papel como fornecedor da Marinha Real Italiana até à sua emergência, em 1993, enquanto marca para o mundo. São assim apresentados materiais de arquivos inéditos, incluindo correspondência pessoal entre a família Panerai e a Marina Militare, desenhos técnicos, catálogos antigos e fotografias históricas originais. Artefactos como bússolas e medidores de profundidade também complementam esta mostra, ao lado de relógios e reproduções de patentes históricas que documentam o trabalho da Panerai nos domínios da luminosidade, da legibilidade subaquática e do design de instrumentos.

A exposição encerra com a referência ao momento que assinalou o início da vida da Panerai como uma marca voltada para os civis, uma estreia que ocorreu a bordo do contratorpedeiro Luigi Durand de la Penne (D560), na presença do Duque Amedeo d’Aosta, filho do Duque Aimone di Savoia, fundador da Assault Craft da Marinha Real Italiana.
Luminor Marina Militare PAM05218
Como referimos, a Panerai assinala a estreia da exposição com o lançamento do Luminor Marina Militare PAM05218, uma reinterpretação fiel do Luminor ref. 5218-202/A, o primeiro Luminor criado para o mercado civil e que foi apresentado, em 1993, juntamente com Luminor ref. 5218-201/A e o Mare Nostrum ref.5218-301/A.

Tal como o modelo original, o novo relógio tem caixa de 44mm em aço, mas agora revestida a DLC, em vez de PVD, mantendo desta forma um tom escurecido associado à inspiração de base. Por outro lado, o destaque vai para o mostrador com a inscrição Marina Militare, numa homenagem à parceria que se estendeu por mais de um século, e para a fonte utilizada que foi redesenhada para refletir a tipografia do modelo de 1993.

Outro ponto a destacar é o mostrador monocamada, diferente da habitual construção em sanduíche caraterística da Panerai. Gravado e preenchido com Super-LumiNova, distingue-se pelo acabamento ligeiramente côncavo que dá aos numerais um toque tridimensional. Também a diferença de tom entre numerais e ponteiros surge como elemento evocativo dos primeiros exemplares do modelo original, cujos numerais desenvolveram um tom castanho-alaranjado devido à reação química entre o trítio e o verniz, enquanto os ponteiros permaneceram esverdeados.

A caixa, que guarda o Calibre P.6000 de corda manual, com três dias de reserva de marcha, tem fundo fechado personalizado com a assinatura ‘Officine Panerai Firenze’, o histórico logótipo OP e as caraterísticas do relógio aparecem tal como no original. E a cereja no topo do bolo é a correia em calfe de corte reto e inspiração vintage, num tom castanho-dourado, complementada por uma fivela trapezoidal em aço preto com tratamento DLC, cosida de fábrica, como no original de 1993. No conjunto está também incluída uma segunda bracelete em borracha preta.

O novo Luminor Marina Militare PAM05218 está disponível por encomenda nas boutiques da marca. Quanto à exposição «The Depths of Time» que assinala este lançamento, segue, depois de Florença, em digressão para outras cidades da Europa, antes de viajar para os Estados Unidos e para a China.
As visitas podem ser agendadas através do site oficial da Panerai (link externo).