Para ler: Hands of Time A Watchmaker’s History of Time

Da autoria de Rebecca Struthers, Hands of Time: A Watchmaker’s History of Time é uma obra obrigatória que explora o tempo, a história, a ciência, a arte, o lado artesanal e a vertente pessoal tendo como base o objeto incontornável que o relógio é. Sempre de uma forma acessível e cativante.

Estava previsto ser lançado em 2022, mas a pandemia obrigou ao adiamento por um ano. Falamos de Hands of Time: A Watchmaker’s History, um livro da autoria Rebecca Struthers. Esta obra era aguardada com alguma expectativa, não apenas pela temática que aborda, mas também pela sua autora, a premiada relojoeira, cofundadora da Struthers Watchmakers. E não é preciso folhear muito para ficarmos presos às mais de duas centenas de páginas. Basta ‘começar pelo princípio’:

«Quando comecei a minha formação de relojoeira aos 19 anos, ensinaram-me a nunca deixar vestígios da minha presença nos relógios que eu restaurasse. Ainda assim, estes vestígios podem contar-nos todos os tipos de histórias para além dos objetos inanimados. Por exemplo, o relógio de pulso Omega Seamaster vintage na minha bancada de trabalho foi reparado por um homem chamado Jeff, no dia 10 de março de 1977. Sei disto porque o Jeff riscou o seu nome e data de serviço na parte de trás do mostrador, para saber que já tinha trabalhado nele e quando, na eventualidade de o relógio voltar às suas mãos.»

O livro Hands of Time A Watchmaker’s History of Time aqui na versão editada pela Hodder & Stoughton | Imagem retirada do site da Struthers Watchmakers.

E a partir daqui já não conseguimos parar.

A autora refere que «o mundo de um relojoeiro não é, com frequência, muito maior do que uma miniatura» e, ainda assim, consome tanto que o tempo passa quase sem dar conta. E aquele objeto aparentemente mínimo guarda consigo toda a importância de uma história muito mais vasta.

Em Hands of Time: A Watchmaker’s History, Rebecca Struthers dá-nos assim as boas-vindas ao mundo da relojoaria e do tempo, oferecendo uma história pessoal dos relógios que abrange séculos de história e os mais diversos lugares. A partir da sua bancada de oficina – a tal bancada onde está pousado o Omega – a conceituada relojoeira explora o modo como a contagem do tempo moldou indelevelmente o ser humano e a sociedade no que diz respeito ao trabalho, ao lazer, ao comércio, à política, à exploração e à mortalidade. Por outro lado, e paralelamente, vai referindo alguns dispositivos de relevância, cada um com uma história muito específica para contar.

Rebecca Struthers
Rebecca Struthers | © Andy Pilsbury

Fica ainda um apontamento que faz toda a diferença: o livro é povoado por imagens de Craig Struthers, marido e parceiro de trabalho da autora, e bonitas imagens da fotógrafa Andy Pilsbury.

Ao todo são 11 capítulos de história relojoeira que nos convidam a viajar no tempo e a perceber pelos olhos de quem sabe o modo como o mundo dos relógios encerra em si tantos mundos. Como complemento, contamos ainda com um breve guia sobre como reparar um relógio mecânico e um glossário, sempre fundamental. No seu todo, esta obra torna assim o mundo da relojoaria relativamente acessível, com aquele lado cativante que o lado mais pessoal tende sempre a oferecer.

Rebecca Struthers e Craig Struthers, fundadores da Struthers Watchmakers.
Rebecca Struthers e Craig Struthers, fundadores da Struthers Watchmakers. | © Struthers Watchmakers

O livro Hands of Time: A Watchmaker’s History está disponível desde abril nos mais diversos formatos, incluindo edição impressa, com capa rija e capa mole, e-book e audiobook.

Para aguçar o apetite, encerramos pelo final do prefácio: «Todas as manhãs, quando me sento na minha bancada de trabalho e começo a trabalhar, o relógio que tenho à minha frente é um novo começo. Cada um tem a sua própria história. Perfeição de engenharia à parte, cada pancada e cada raspão, cada marca escondida pelo anterior reparador, até o modo como foram projetados, e as técnicas usadas para os fazer, são pistas para uma história que vai muito além dos pequenos objetos que tenho à minha frente.»

Em detalhe:

Título do livro | Hands of Time: A Watchmaker’s History
Autoria | Rebecca Struthers
Edição | Hodder & Stoughton/ London/ 2023
ISBN | 9781529339000
Disponível desde abril de 2023

Para aquisição, o site da Struthers Watchmakers refere as seguintes plataformas: Amazon, Bookshop.org e Waterstones.

Continue connosco: