Patek Philippe anuncia exposição ‘Rare Handcrafts 2024’

Entre os próximos dias 13 a 27 de abril, os Salões da Patek Philippe na rue du Rhône, em Genebra, apresentam a coleção ‘Rare Handcrafts 2024’. Esta será a maior coleção do género alguma vez exposta pela marca. A não perder.

Todos os anos, a Patek Philippe apresenta uma coleção única de relógios em edição limitada que tem como fio condutor os mais delicados e raros ofícios artesanais. Trata-se assim de uma coleção muito especial composta por peças minuciosamente decoradas.

PatekPhilippe_995_143G_001_Support
Ref.995/143G-001 ‘Portrait of a White Egret’: este relógio de bolso é acompanhado por um suporte em ouro branco decorado com um motivo inspirado por juncos | Foto: cortesia Patek Philippe

E o ano de 2024 não vai ser diferente: a Patek Philippe já anunciou que entre os próximos dias 13 e 27 de abril os seus Salões da rue du Rhône, em Genebra, irão expor a coleção ‘Rare Handcrafts 2024’ a maior do género alguma vez criada pela marca. Além de contribuir para a continuidade do artesanato artístico associado à decoração de relógios há mais de cinco séculos, a marca genebrina mantém-se «Fiel à sua ‘tradição de inovação’, permitindo o progresso e elevação destas técnicas, ao mesmo tempo que recorre a fontes de inspiração cada vez mais diversas». E os relógios apresentados tendem a refletir tudo isto.

‘Rare Handcrafts 2024’

'Rare Handcrafts 2024' Patek Philippe Calatrava Ref. 5089G-129 'Morning on the Beach'


Calatrava Ref. 5089G-129 ‘Morning on the Beach’: edição limitada de dez relógios com mostrador em marchetaria de madeira que destaca um surfista que espera pelas ondas numa praia da Califórnia | Foto: Patek Philippe

A coleção ‘Rare Handcrafts 2024’ compreende 82 peças, nomeadamente, 27 relógios de cúpula e pequenos relógios de cúpula, três relógios de mesa, nove relógios de bolso e 43 relógios de pulso. As diversas peças destacam ofícios como a técnica de esmaltem cloisonné Grand Feu, a pintura em miniatura sobre esmalte, esmalte grisaille, esmalte flinqué, esmalte paillonné, esmalte champlevé, gravura à mão, trabalho guilloché executado à mão e cravação de pedras preciosas, bem como técnicas que são relativamente recentes no domínio da relojoaria, como marchetaria em micromadeira e esmalte Longwy sobre faiança.

A exposição

As peças que compõem a coleção ‘Rare Handcrafts 2024’ estarão expostas em três áreas distintas. Os visitantes serão recebidos por um conjunto de doze relógios de pulso Calatrava com mostradores em esmalte grisaille au blanc de Limoges, em esmalte cloisonné e em esmalte paillonné, representando as constelações relacionadas com os signos do zodíaco.

PatekPhilippe_Ref995_143G_001
Ref. 995/143G-001 ‘Portrait of a White Egret’: o fundo em marchetaria compreende 400 pedaços de 18 tipos diferentes de madeira embutidos; o mostrador em ouro com decoração guilloché raiada simula a plumagem. Foi revestido com esmalte azul translúcido, de acordo com a técnica flinqué | Fotos: cortesia Patek Philippe

Depois, o salão com vista para o lago contará com peças que destacam as belezas da natureza – flora, fauna, jardins do mundo e cidades spa –, com requintadas decorações. Em destaque, o relógio de bolso Ref. 995/143G-001 ‘Portrait of a White Egret’, criado em marchetaria de madeira.

Já o salão voltado para a rue du Rhône presta homenagem a exemplos lendários da atividade humana (artes, tradições e desportos), com um conjunto de peças dedicadas ao surf, incluindo o relógio de pulso Calatrava Ref. 5089G-129 ‘Morning on the Beach’ com o retrato de um surfista em marchetaria de madeira. Um tema tão atual imortalizado através de uma ancestral técnica artesanal.

Patek Philippe Rare Handcrafts 2024: Ref5089G_129 Morning on the Beach_2
Detalhe do mostrador da Ref. 5089G-129 ‘Morning on the Beach’: foi preciso cortar e montar 100 pequenas peças de folheado, bem como 75 incrustações microscópicas, numa totalidade de 23 tipos de madeira com diferentes cores, texturas e veios | Foto: cortesia Patek Philppe

A exposição ‘Rare Handcrafts 2024’ vai estar aberta ao público entre os dias 13 a 27 de abril de 2024 nos Salões Patek Philippe em Genebra, mas a visita é sujeita a registo antecipado através do site oficial da marca.

Depois, os relógios seguem rumo a Londres onde ficarão expostos entre os dias 7 e 16 de junho de 2024 nos recentemente renovados Salões da marca na Bond Street.


Tome nota:

Exposição | Patek Philippe ‘Rare Handcrafts 2024’
Local | Salões Patek Philippe, rue du Rhône 41, Genebra.
Data | De 13 a 27 de abril de 2024.
Horário | De segunda-feira a sábado, entre as 11h e as 18h (última entrada às 17h).
Visita sujeita a registo online em patek.com

Outras leituras