Entre os próximos dias 13 a 27 de abril, os Salões da Patek Philippe na rue du Rhône, em Genebra, apresentam a coleção ‘Rare Handcrafts 2024’. Esta será a maior coleção do género alguma vez exposta pela marca. A não perder.
Todos os anos, a Patek Philippe apresenta uma coleção única de relógios em edição limitada que tem como fio condutor os mais delicados e raros ofícios artesanais. Trata-se assim de uma coleção muito especial composta por peças minuciosamente decoradas.
E o ano de 2024 não vai ser diferente: a Patek Philippe já anunciou que entre os próximos dias 13 e 27 de abril os seus Salões da rue du Rhône, em Genebra, irão expor a coleção ‘Rare Handcrafts 2024’ a maior do género alguma vez criada pela marca. Além de contribuir para a continuidade do artesanato artístico associado à decoração de relógios há mais de cinco séculos, a marca genebrina mantém-se «Fiel à sua ‘tradição de inovação’, permitindo o progresso e elevação destas técnicas, ao mesmo tempo que recorre a fontes de inspiração cada vez mais diversas». E os relógios apresentados tendem a refletir tudo isto.
‘Rare Handcrafts 2024’
A coleção ‘Rare Handcrafts 2024’ compreende 82 peças, nomeadamente, 27 relógios de cúpula e pequenos relógios de cúpula, três relógios de mesa, nove relógios de bolso e 43 relógios de pulso. As diversas peças destacam ofícios como a técnica de esmaltem cloisonné Grand Feu, a pintura em miniatura sobre esmalte, esmalte grisaille, esmalte flinqué, esmalte paillonné, esmalte champlevé, gravura à mão, trabalho guilloché executado à mão e cravação de pedras preciosas, bem como técnicas que são relativamente recentes no domínio da relojoaria, como marchetaria em micromadeira e esmalte Longwy sobre faiança.
A exposição
As peças que compõem a coleção ‘Rare Handcrafts 2024’ estarão expostas em três áreas distintas. Os visitantes serão recebidos por um conjunto de doze relógios de pulso Calatrava com mostradores em esmalte grisaille au blanc de Limoges, em esmalte cloisonné e em esmalte paillonné, representando as constelações relacionadas com os signos do zodíaco.
Depois, o salão com vista para o lago contará com peças que destacam as belezas da natureza – flora, fauna, jardins do mundo e cidades spa –, com requintadas decorações. Em destaque, o relógio de bolso Ref. 995/143G-001 ‘Portrait of a White Egret’, criado em marchetaria de madeira.
Já o salão voltado para a rue du Rhône presta homenagem a exemplos lendários da atividade humana (artes, tradições e desportos), com um conjunto de peças dedicadas ao surf, incluindo o relógio de pulso Calatrava Ref. 5089G-129 ‘Morning on the Beach’ com o retrato de um surfista em marchetaria de madeira. Um tema tão atual imortalizado através de uma ancestral técnica artesanal.
A exposição ‘Rare Handcrafts 2024’ vai estar aberta ao público entre os dias 13 a 27 de abril de 2024 nos Salões Patek Philippe em Genebra, mas a visita é sujeita a registo antecipado através do site oficial da marca.
Depois, os relógios seguem rumo a Londres onde ficarão expostos entre os dias 7 e 16 de junho de 2024 nos recentemente renovados Salões da marca na Bond Street.
Tome nota:
Exposição | Patek Philippe ‘Rare Handcrafts 2024’
Local | Salões Patek Philippe, rue du Rhône 41, Genebra.
Data | De 13 a 27 de abril de 2024.
Horário | De segunda-feira a sábado, entre as 11h e as 18h (última entrada às 17h).
Visita sujeita a registo online em patek.com