Patek Philippe anuncia Watch Art Grand Exhibition 2023 Tokyo

Depois do Dubai, de Munique, de Londres, de Nova Iorque e de Singapura, a cidade de Tóquio foi o palco selecionado pela Patek Philippe para acolher a sua Watch Art Grand Exhibition, uma oportunidade para descobrir o universo e a história da marca através de uma grandiosa exposição.

É uma notícia que antecipa já um ano de 2023 em grande no mundo da relojoaria: a Patek Philippe anunciou que a sua Patek Philippe Watch Art Grand Exhibition vai realizar-se em Tóquio no próximo ano e já com data marcada. O evento acontece de 10 a 25 de junho de 2023 no Sumitomo Sankaku Hiroba, localizado entre as torres do distrito comercial de Nishi-Shinjuku.

Esta é assim a sexta edição da exposição que permite a colecionadores, aficionados e público mergulhar por completo no mundo da Patek Philippe e dos seus bastidores.

Imagem retirada do site da Patek Philippe: patek.com

A marca refere que a Patek Philippe Watch Art Grand Exhibition Tokyo será a «maior exposição alguma vez organizada pela manufatura e será acompanhado pelo lançamento de várias edições limitadas», e acrescenta: «Como herdeira da grande tradição genebrina, a Patek Philippe sempre deu grande importância à partilha do seu amor pela alta relojoaria, principalmente através de exposições. Nos anos de 1970 a 1980, no auge da crise do quartzo, a manufatura teve um papel preponderante na forte recuperação do relógio mecânico, com exposições itinerantes sobre temas como “A mão criativa” e “O relógio como obra de arte”. Há dez anos, a Patek Philippe deu um passo em frente ao lançar um novo conceito de Grandes Exposições abertas ao público, oferecendo entrada gratuita e encorajando um conhecimento mais próximo de suas criações, herança, filosofia e amplitude de conhecimento. Ao longo das cinco edições organizadas até à data, estes eventos aumentaram de dimensão e abrangência, acolhendo um total de cerca de 165.000 visitantes.»

A exposição

Em detalhe: nota especial para os relógios em forma de coração, com repetição de minutos e autómato musical. Feitos para o mercado chinês, atribuídos a Jean-Abraham Lissignol (pintura e esmaltagem) e com movimento Piguet & Meylan Cerca de 1815 | © Cesarina Sousa / Espiral do Tempo

A Patek Philippe Watch Art Grand Exhibition Tokyo irá contemplar uma área de 2500 metros quadrados, evocando as ruas de Genebra e o cenário à beira do lago da cidade, incluindo o Relógio de Flores. Dividida em dez áreas temáticas, trata-se de um convite à descoberta do universo Patek Philippe que inclui todos os locais mais renomados da marca em Genebra, nomeadamente, a sede histórica na rue du Rhône, a manufatura em Plan-les-Ouates e o Museu Patek Philippe. Como se estivéssemos lá.

A planta da Watch Art Grand Exhibition Singapore 2019: uma exposição dedicada ao mundo da Patek Philippe. À direita, perspetiva da sala dedicada aos movimentos atualmente em produção pela casa genebrina |  © Cesarina Sousa / Espiral do Tempo

À semelhança das edições anteriores, a exposição aborda ainda diferentes pilares da casa suíça: a atual coleção Rare Handcrafts, que reúne cerca de 500 relógios e objetos que ilustram os diferentes ofícios artesanais que vivem na marca, abrangendo todos os segmentos da relojoaria, desde os ícones de estilo até os mecanismos tecnicamente mais complexos; os ofícios artesanais, incluindo pintura em miniatura sobre esmalte, esmalte cloisonné, gravura à mão, micro-marchetaria em madeira, guiloché executado à mão e cravação, preservados pela Patek Philippe e ilustrados com um conjunto de cerca de 50 peças únicas e edições limitadas inspiradas na cultura japonesa e no seu rico repertório artístico, acompanhadas de demonstrações de artesãos; e as joias do Museu Patek Philippe, nomeadamente, uma seleção de cerca de 190 peças do Museu da marca, em Genebra. Entre as peças pertencentes à coleção antiga (do século XVI ao início do século XIX) estarão incluídos alguns dos relógios mais antigos do mundo e obras-primas técnicas e estéticas que ilustram toda a história da relojoaria.

Ref. 7130R-014 Ladies’ World Time | © Patek Philippe

Tóquio

Antes de Tóquio, a Patek Philippe Watch Art Grand Exhibition realizou-se no Dubai em 2012, em Munique em 2013, Londres em 2015 e Nova Iorque em 2017 e em Singapura em 2019. A escolha de Tóquio para palco da sexta edição é justificada pela importância do mercado japonês para a marca suíça: «Historicamente, o Japão representa um mercado-chave para a marca – um mercado de conhecedores, que valoriza os raros ofícios artesanais e que aprecia toda a excelência técnica e meticulosa mão-de-obra contida num relógio. Os clientes japoneses, nascidos numa cultura que une o respeito pela tradição com o espírito vanguardista, também estão perfeitamente alinhados com o mote “tradição de inovação” que guia a Patek Philippe desde 1839.»

Watch Art Grand Exhibition Singapore 2019: demonstração de trabalhos de esmaltagem | © Cesarina Sousa / Espiral do Tempo

Vale a pena visitar o site da Patek Philippe para saber mais sobre a Watch Art Grand Exhibition Tokyo. A marca divulgou um vídeo que nos ajuda a perceber um pouco daquilo que podemos esperar.

Outras leituras