fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Patek Philippe Calatrava Pilot Travel Time 7234G-001: pronto a descolar

Cinco anos após surpreender o universo relojoeiro com um inesperado modelo de piloto de histórica inspiração militar, a Patek Philippe apresenta o Calatrava Pilot Travel Time num formato mais civil.

O Calatrava Pilot Travel Time foi um dos relógios mais marcantes de 2015 — não só porque o lançamento de um modelo com as suas caraterísticas por parte de uma marca tão conservadora foi inesperado, mas também pelo debate que suscitou relativamente ao estilo. O sucesso foi instantâneo. De tal modo que, em 2018, a Patek Philippe apresentou uma soberba dupla Calatrava Pilot Travel Time em ouro rosa e mostrador castanho, formada por uma variante masculina com o mesmo tamanho e uma inédita versão feminina com menos quatro centímetros de diâmetro. O novo formato reduzido agradou tanto aos aficionados de dimensões contidas que se tornou inevitável uma versão de caráter unissexo.

E aí está ela, mantendo o mesmo espírito; tal como os seus antecessores, o novo Calatrava Pilot Travel Time em ouro branco com mostrador azul evoca os tempos épicos da aviação militar e exala um apetecível espírito vintage.
A legitimidade histórica está toda lá, tanto na forma como no conteúdo: o Museu Patek Philippe inclui dois relógios de aviador concebidos na década de 30 que eram sobredimensionados (55,3 mm) instrumentos de navegação utilizados com sextante e sinal de rádio; o Calatrava Pilot Travel Time adaptou alguns elementos estéticos desses exemplares num relógio original e dedicado a viajantes que gostam de um estilo casual mas sofisticado, com a superlativa competência mecânica da manufatura genebrina embrulhada numa caixa em metal precioso.

O Calatrava Pilot Travel Time assume-se como um excelente companheiro de viagem e o sistema de mudança de fusos horários é tão intuitivo quanto eficaz.

A diferença entre o primogénito de 42mm e a versão de 37,5 mm é sobretudo prática: o formato midsize permite-lhe ser usada por homens, senhoras e até debaixo de mangas de camisa num contexto civil — enquanto o modelo grande assenta melhor em pulsos maiores. Em qualquer dos casos, o Calatrava Pilot Travel Time assume-se como um excelente companheiro de aventuras e o sistema de mudança de fusos horários é intuitivo.

A linha Calatrava Pilot estendeu-se também a modelos em edição limitada que celebraram as Grandes Exibições da Patek Philippe em Nova Iorque e Singapura (incluindo uma variante simples sem segundo fuso horário e uma versão azul em aço), uma pièce unique em titânio doada em prol da Children Action e, ainda, a variante mais complicada Alarm Travel Time em platina, dotada de um alarme mecânico.

Códigos específicos

Patek Philippe - Calatrava Pilot Travel Time
Duas aberturas funcionam como indicadores de dia e noite para os dois fusos horários. © Paulo Pires / Espiral do Tempo


O tradicional visual militar dos relógios de aviação é interpretado com deliciosas nuances. O mostrador é semelhante ao do modelo inaugural, sendo de um tom azul escuro e rico em textura. Os algarismos desenhados em base de ouro branco são enchidos com luminescência Super-Luminova esverdeada, tal como os ponteiros principais; o ponteiro suplementar da hora é esqueletizado e a data analógica surge num submostrador às 6 horas. Duas aberturas funcionam como indicadores de dia e noite para os dois fusos horários.

Botões gémeos

Os botões gémeos de acionamento do segundo fuso horário são determinantes para o caráter funcional do relógio e surgem proeminentes numa caixa em ouro branco com 37,5mm de diâmetro por elegantes 10,78mm de espessura. Juntas de proteção em ambos os botões contribuem para uma garantia de estanqueidade até aos 60 metros, embora o estilo seja aeronáutico. O acabamento de superfície é polido em toda a caixa, dotada de um fundo transparente em vidro de safira.

Funcionalidade mecânica

Patek Philippe - Calatrava Pilot Travel Time
O mais recente Pilot Travel Time é também alimentado pelo Calibre CH 324 SC FUS. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

O mais recente Pilot Travel Time é também alimentado pelo Calibre CH 324 SC FUS — com espiral Spiromax, balanço Gyromax feito de Silinvar e regulado com cronométrica precisão nos limites da certificação própria: -3 a +2 segundos por dia, valores dentro dos exigidos pelo chamado Selo Patek Philippe. O ajuste do segundo fuso horário é efetuado através dos botões à esquerda, com sistema de segurança sob patente; uma pressão faz saltar o ponteiro num incremento horário.

Correia e fecho

Patek Philippe - Calatrava Pilot Travel Time
O novo relógio é apresentado com uma correia em calfe azul de grande qualidade com pespontos brancos. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

O tipo de correia e a espécie de fivela escolhidas compõem idealmente o visual do conjunto. O novo relógio é apresentado com uma correia em calfe azul de grande qualidade com pespontos brancos, mas o estojo inclui também uma correia suplementar castanha se o utilizador desejar uma combinação de maior contraste. A fivela tripartida em ouro branco, denominada Clevis, inspira-se nos arneses que permitiam aos pilotos manter os seus kits de sobrevivência sempre à mão


Características técnicas
Patek Philippe
Ref. 7234G-001 Calatrava Pilot Travel Time

Ano de lançamento | 2020

Referência | 7234G-001
Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre CH 324 S C FUS, 28.800 alt/h, mínimo de 35 horas de reserva de corda e máximo de 45 horas, 29 rubis. Balanço Gyromax®, espiral Spiromax® em Silinvar®. Certificação Patek Philippe Seal.
Funções | Horas, minutos, segundos e data. Segundo fuso horário. Indicação dia / noite em ambos os fusos horários.
Caixa Ø 37,5 mm | Ouro branco 18kt. Fundo em cristal de safira. Estanque até 30 metros. Distância entre asas: 18 mm.
Bracelete | Calfe azul navy. Entregue com uma correia em calfe castanho vintage. Fivela em ouro branco 18kt.
Preço | 43.240 €

Patek Philippe - Calatrava Pilot Travel Time Soldad
Patek Philippe Calatrava Pilot Travel Time 7234G-001. © Patek Philippe

Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.

Outras leituras