Piaget: o novo Polo Skeleton Ceramic

A Piaget lançou recentemente o seu primeiro relógio em cerâmica. Com um visual técnico potenciado pelo mostrador esqueletizado, o novo Polo Skeleton Ceramic tem uma caixa de 7,9mm de espessura que integra uma estrutura em titânio que guarda o movimento.

Nos últimos anos, a cerâmica tem-se vindo a afirmar cada vez mais na indústria relojoeira. Marcas como a Chanel, a Rolex, a Hublot e a Rado têm estado na vanguarda do desenvolvimento de soluções inovadoras com este material que começou a ser explorado na década de 1970. Mas outras, como a Omega, a Panerai, a Audemars Piguet e a Richard Mille também se têm dedicado ao assunto.

Utilizada em caixas, braceletes, lunetas, botões e rolamentos, por exemplo, a cerâmica é hipoalergénica, mas destaca-se ainda pela elevada dureza, resistência a riscos, bem como pela capacidade de manter a sua aparência intacta – ideal para quem não aprecia os efeitos do ‘envelhecimento’. Por outro lado, é significativamente mais leve quando comparada com outros materiais.

As três estéticas do Piaget Polo Skeleton Ceramic, graças à luminescência e duas braceletes | Fotos: Piaget

Com os avanços tecnológicos, passou a ser produzida em diversas cores, uma clara vantagem face à necessidade de revestimentos para conseguir tons específicos para os relógios. A sua maior vulnerabilidade passa pela suscetibilidade a quebras em caso de impactos fortes, um fator que não diminui o crescente interesse por este material, muito pelo contrário. Na indústria relojoeira, a cerâmica continua a ser aperfeiçoada e é cada vez uma opção, até porque oferece também interessantes e até sofisticadas soluções estéticas. Prova disso é o novo Polo Skeleton Ceramic, recentemente lançado pela Piaget.

Polo Skeleton Ceramic

Azul-escuro, preto e antracite: uma misteriosa combinação de cores que tende a ser apelativa para aficionados de relojoaria | Foto: Piaget

Talvez faça sentido começar por dizer que o novo Polo Skeleton Ceramic representa duas áreas de atuação muito específicas da Piaget: por um lado, o desenvolvimento de relógios ultrafinos e leves, por outro lado, a aposta numa estética esqueletizada reveladora das entranhas mecânicas. O novo relógio nasceu precisamente com esse visual mais técnico, bastante presente no Polo, a linha mais desportiva da marca que celebra 150 anos em 2024. Além disso, a Piaget optou por um alinhamento de cores, que tende a ser muito apreciado por aficionados, em especial no que diz respeito a modelos mais desportivos. Azul, antracite e preto contribuem, assim, para uma personalidade sofisticada, mas misteriosa ao mesmo tempo.

O relógio é alimentado pelo Calibre 1200S1 de corda automática com microrrotor | Fotos: Piaget

A grande novidade é a caixa. Apesar de manter o perfil associado à coleção Polo, foi redesenhada de modo a que a utilização da cerâmica não comprometesse a reduzida espessura do relógio. A caixa foi, desta forma, projetada em duas partes, com uma parte principal em cerâmica preta escovada que integra uma estrutura em titânio com revestimento DLC preto, pensada para proteger o mecanismo. Mais espesso 1,4 mm do que os anteriores Polo esqueletizados, o novo Polo Skeleton Ceramic consegue ainda assim manter uma silhueta de apenas 7,9 mm de espessura, ao mesmo tempo que viu a sua estanqueidade passar de 30 para 50 metros.

A caixa em cerâmica integra uma estrutura em titânio revestido a DLC que guarda o mecanismo | Foto: Piaget

Em termos gerais, temos um relógio de pulso em cerâmica com mostrador esqueletizado do qual saltam à vista os diversos elementos revestidos a DLC do Calibre 1200S1 de corda automática que lhe dá vida. O tambor de corda aberto, as pontes curvas escurecidas finamente escovadas e o microrrotor azul descentrado oferecem por sua vez uma maior dinâmica ao mostrador e acentuam o tal lado mais misterioso. A Piaget optou ainda por complementar os elementos esqueletizados com um anel preto para a escala de minutos, do qual sobressaem os indexes com revestimento azul-escuro que brilha a verde em ambientes mais obscuros. O mesmo tom foi escolhido para os ponteiros centrais.

O relógio inclui duas braceletes em borracha, uma em preto e outra em azul, que podem ser facilmente trocadas graças ao sistema de mudança rápida Singletouch da Piaget. O preço pode ser obtido sob consulta.

Visite o site oficial da Piaget para mais informações.


Algumas caraterísticas técnicas:

Piaget
Polo Skeleton Ceramic

Referência | G0A49011
Ano de lançamento | 2024

O relógio é entregue com duas braceletes de borracha: uma em preto e outra em azul | Foto: Piaget

Movimento | Corda automática Calibre 1200S1 com microrrotor. 44 horas de reserva de corda.
Mostrador | Esqueletizado com escala na periferia em titânio revestido a DLC. Apontamentos luminescentes com revestimento Super-LumiNova em azul-escuro.
Funções | Horas e minutos.
Caixa 42mm | Cerâmica e titânio com revestimento DLC. 7,9mm de espessura. Vidro e fundo em cristal de safira. Estanque até 50 metros.
Bracelete | Duas braceletes em borracha: preta e azul. Fecho de báscula em aço e titânio.
Preço anunciado | Sob consulta.

Continue connosco: