O Polo Flying Tourbillon Moonphase, uma das primeiras novidades da Piaget pré-Watches and Wonders, é surpreendente: no invólucro desportivo da sua linha Polo, junta o turbilhão às fases da Lua num relógio sobredimensionado, mas ultraplano.
Começam a chover as novidades que serão fisicamente apresentadas durante a primeira semana de abril na Watches and Wonders — muitas delas sob embargo e que por enquanto se mantêm em segredo, outras com divulgação pública. É o caso do novo Polo Flying Tourbillon Moonphase, que associa duas interessantes complicações que raramente surgem combinadas.

Aqui ficam algumas notas sobre uma das primeiras novidades anunciadas pela Piaget em 2025:
Tamanho
Numa era em que há quase que uma obsessão de uma franja de aficionados em exaltar relógios de diâmetros reduzidos e que resulta em tantos modelos à volta de 36 milímetros, é salutar ver a Piaget lançar uma novidade numa caixa de 44 milímetros — o maior diâmetro existente na linha polo.

Trata-se de uma estrutura oval em titânio que segue a vocação histórica da Piaget na confeção de relógios de forma e que, depois da reedição do histórico modelo Polo de 1979 no ano transato, mantém as linhas da geração Polo lançada há sensivelmente uma década. O teor desportivo é acentuado pelo uso do titânio (com acabamento de superfície alternado entre o escovado e o polido) e o recurso a uma bracelete em cauchu (existindo uma correia em pele de aligátor como alternativa mais formal).
Mostrador
O visual do Polo Flying Tourbillon Moonphase é dominado pelas duas complicações que lhe dão nome, colocadas simetricamente num mostrador azul de sulcos horizontais e parcialmente open-worked que deixa vislumbrar o movimento de corda manual.

O turbilhão volante fica na metade superior e a sua gaiola é encimada por um P estilizado, à semelhança do que acontece no Polo Emperador; também permite a leitura dos segundos na escala circundante e pode ser igualmente apreciado através de uma abertura no fundo. As fases da lua surgem em baixo, num disco que revela as suas quatro etapas principais (lua cheia, lua nova, quarto minguante, quarto crescente) num interessante acabamento granulado; podem ser ajustadas através de um botão corretor embutido às 9h, mas só precisam de ser ajustadas uma vez a cada 122 anos em funcionamento normal e contínuo.
Movimento
O Calibre 642P de corda manual utilizado no Polo Flying Tourbillon Moonphase é ultraplano, apresentando somente 4mm de perfil para uma espessura de caixa de 9,8mm que contribui para a delgadez do conjunto — a par da sua leveza, proporcionada pela utilização do titânio na caixa.

Tem origem no Calibre 600P desenvolvido há duas décadas para um modelo tonneau (mais especificamente o Gouverneur Tourbillon, de 2012), pelo que é um movimento de forma que talvez merecesse ser apreciado na sua totalidade através de um fundo integralmente transparente — mas a Piaget optou por abrir somente uma escotilha para dar destaque à parte de trás do turbilhão. Tem uma frequência de 21.600 alternâncias por hora e apresenta uma autonomia de 40 horas, o que não é muito para uma casa com a reputação da Piaget num exercício de alta-relojoaria.
No site oficial da Piaget encontra mais informações sobre o novo Polo Flying Tourbillon Moonphase.
Algumas caraterísticas técnicas:
Piaget
Polo Flying Tourbillon Moonphase
Referência | Ref. G0A49080
Ano de lançamento | 2025

Movimento | Calibre 642P de corda manual. 21.600 alternâncias/h (3Hz), 40 horas de reserva de marcha.
Mostrador | Azul-marinho com padrão estriado horizontal, parcialmente open-worked.
Funções | Horas, minutos, turbilhão volante com indicação dos segundos e fases da Lua.
Caixa Ø 44mm | Titânio escovado e polido. Estanque até 100 metros. Vidro de safira com tratamento antirreflexo. Fundo com abertura parcial. Espessura de 9,8mm.
Correia | Pele de aligátor azul ou bracelete em cauchu com sistema quick-release; fecho de báscula.
Preço anunciado | 113.000 €