Portugal-UK 650: um relógio para a história

O Isotope Old Radium Bronze Portugal-UK 650 é mais do que um relógio: é uma celebração histórica e também a primeira criação relojoeira a ter o selo oficial da Espiral do Tempo.

Sabiam que o famoso Five O’Clock Tea (ou Chá das Cinco…) tão associado aos costumes britânicos teve uma decisiva contribuição portuguesa? E que a extensa avenida de Picadilly que vai desembocar a Picadilly Circus anteriormente tinha o nome de Portugal Avenue? Há muitas outras referências lusas no quotidiano britânico que estão mais ou menos escondidas e que revelam uma ligação histórica que… celebra este ano 650 anos. É verdade: Portugal e o Reino Unido estabeleceram em 1373 aquela que se tornaria na mais antiga aliança diplomática vigente entre dois países. Um recorde mundial! Para vincar tão longeva parceria, nada melhor do que celebrar o tempo com um relógio comemorativo da histórica aliança, criado pela marca mais adequada para o efeito.

Isotope Old Radium Portugal-UK 650, mostrador e fundo do relógio
Um relógio, dois países, 650 anos de história numa edição limitada | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A Isotope, estabelecida em Londres por um português, associou-se à iniciativa Portugal-UK 650 e à revista Espiral do Tempo para conceber uma edição especial limitada a 65 exemplares. A joint-venture tripartida resultou num belo relógio que tanto pode ser usado em circunstâncias mais formais como em períodos mais descontraídos — e uma eventual troca de correia até torna essa versatilidade mais evidente, basta alternar entre a correia preta de calfe italiano texturado de origem e uma correia castanha equivalente ou a correia de camurça khaki que a Isotope tem disponíveis. Mas vamos por partes, começando pela simbologia que conduziu à recentemente lançada edição comemorativa.

Isotope Old Radium Portugal-UK 650 no pulso em Wimbledon
O Old Radium Bronze Portugal-UK 650 em Wimbledon | © Miguel Seabra e Paulo Pires / Espiral do Tempo

O Old Radium Portugal-UK 650 x Espiral do Tempo inclui elementos alusivos à história marítima de Portugal e do Reino Unido, e estreia um mostrador inédito na coleção da marca fundada por José Mendes Miranda. O modelo de base para a edição limitada foi o Old Radium Bronze, por várias razões: por um lado, trata-se de um modelo rétro de inspiração militar com raízes históricas associadas aos field watches e relógios de aviação; por outro, a circunstância de a caixa ser em bronze também teve grande importância — porque remete para a conquista dos mares, tratando-se de uma liga metálica desde sempre usada no contexto náutico… e Portugal chegou a ter o domínio marítimo, cedendo depois essa hegemonia a Inglaterra por causa do maior avanço britânico na relojoaria que lhes permitiu calcular a longitude através dos cronómetros de marinha e navegar com maior precisão. Para além disso, o diâmetro de caixa é de ‘apenas’ 40mm, mais contido do que sucede nos restantes modelos no catálogo da Isotope.

Isotope Old Radium Portugal-UK 650 no pulso
Um lugar ao sol: com a correia de camurça que a Isotope disponibiliza em alternativa | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Mas é sobretudo no rosto do Old Radium Portugal-UK 650 x Espiral do Tempo que reside a diferença: o mostrador branco com orla contrastante em preto para a escala dos minutos apresenta um revestimento em esmalte, sendo uma estreia absoluta na história da jovem marca. Os quatro modelos Old Radium Bronze da coleção regular apresentam o logótipo da ‘Lacrima’ estilizado em baixo relevo e em contraste no mostrador texturado; o mostrador da nova edição limitada que celebra os 650 anos da aliança luso-britânica é completamente plano e em esmalte branco, com a periferia em réhaut com a escala de minutos em preto. «O design original é meu», refere José Mendes Miranda, «e foi depois discutido com a equipa da Espiral do Tempo e em última instância com a Maria João Rodrigues de Araújo. A opção de um mostrador branco tem origem na cordialidade entre os dois países, replicando a bandeira branca da paz. Após várias experiências, com diferentes posicionamentos do logótipo, com e sem a inscrição ‘automatic’, ou com e sem o brasão das comemorações, optámos por manter o mostrador limpo e intemporal. Assim, movemos o brasão das comemorações para o vidro de safira no fundo do relógio, para que a edição ficasse mais exclusiva», explica o fundador da Isotope.

Isotope Old Radium Portugal-UK 650
O relógio faz-se acompanhar de documentação comemorativa | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

«A opção por um mostrador em esmalte epoxy teve a ver com a espessura do relógio, que é particularmente fina (10,1mm) apesar de ser um modelo automático. Um esmalte Grand Feu custaria pelo menos cinco vezes mais e teria uma espessura que nos obrigaria a adotar uma caixa mais alta», especifica José Mendes Miranda. Os ponteiros e os algarismos combinam com as inscrições do mostrador e o tom bronzeado da caixa. «No mostrador e nos ponteiros aplicamos também uma mistura de SuperLuminova com tinta para criar um efeito mais vintage e similar ao bronze». Claro que a caixa em bronze é outra das grandes valências da edição comemorativa; o bronze confere-lhe uma aura vintage que acentua o seu carisma, sendo uma liga metálica com uma tonalidade quente muito própria que tem sido utilizada desde tempo imemoriais devido às suas propriedades anticorrosivas. O bronze escolhido para o Old Radium Portugal-UK 650 x Espiral do Tempo é o CuSn8, uma liga com 92% de cobre e 8% de estanho que ganhará uma patina controlada para um visual único. Todas as peças metálicas da caixa são em bronze, excepto o fundo da caixa (em titânio) que suporta o vidro de safira com o brasão. E porque o bronze é uma liga viva, que evolui com o tempo, adquire uma patina que se torna única em contacto com a pele de cada pessoa e tendo em conta a qualidade do ar ou mesmo a proximidade do mar. Tornando cada exemplar ainda mais personalizado.

Isotope Old Radium Portugal-UK 650
Visual mais descontraído com correias castanhas em camurça e calfe (que podem ser adquiridas à parte) | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

A correia em calfe texturado com fivela de bronze serve de complemento ideal ao conjunto para um look mais clássico e formal — e também mais… royal. Mas, como referido, basta usar uma das outras correias que se encontram no catálogo da Isotope para que o relógio assuma uma personalidade mais descontraída e de aventura!

Numeração e simbologia

O fundo em titânio inclui a gravação do número do exemplar e o vidro em safira apresenta elementos dos brasões de armas de Portugal e Inglaterra em 1373 e 2023, deixando entrever por baixo o movimento automático suíço Landeron 24, com 40 horas de reserva de corda.

Isotope Old Radium Portugal-UK 650 em fundo azul e com o estojo de entrega
Um relógio concebido para colocar o mostrador esmaltado em destaque | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A simbologia é óbvia e a circunstância historicamente relevante, pelo que é uma honra para a Espiral do Tempo estar associada à efeméride através de um relógio que diz muito à equipa que faz a revista. E que também diz muito aos patronos da iniciativa, o Rei Carlos III e o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que estiveram juntos na recente cerimónia comemorativa em Londres que reforçou os valores da parceria luso-britânica. Serão simbolicamente entregues exemplares do Old Radium Portugal-UK 650 x Espiral do Tempo ao rei e ao presidente — e espera-se que tão histórica aliança prossiga por muitos e bons anos, décadas e séculos.

Isotope Old Radium Portugal-UK 650, pormenor do fundo do relógio com o logo da aliança luso-britânica
Fundo personalizado e correias dotadas do sistema quick-release | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A aquisição do modelo comemorativo pode ser feita através do site oficial da Isotope. E, como acordado entre as entidades parceiras, parte da receita das vendas será entregues à ANDI — New Dialogue Organization, uma caridade ativa em Portugal e no Reino Unido. Tendo em conta os exemplares já entregues entre as entidades participantes, estão apenas disponíveis cerca de 50 exemplares de uma tiragem inicial de 65. Do que estão à espera?


Algumas caraterísticas técnicas:

Isotope
Old Radium Portugal-UK 650

Referência | 103481

Movimento | Corda automática. Calibre Landeron 24, 40h de reserva de corda, 25 rubis, 28.800 alt/h.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa ø 40mm | Bronze escovado, coroa de rosca. Vidro de safira com tratamento antirreflexo; fundo em titânio jateado, com vidro de safira pintado exclusivamente com os brasões de Inglaterra e Portugal. Estanque até 100 metros.
Bracelete | Calfe preto italiano com sistema de troca fácil. Fivela de bronze escovado. Correias em calfe castanho italiano e camurça podem ser adquiridas separadamente.
Preço | 1.181,95 €

Visite o site oficial da Isotope para mais informações.

Outras leituras