Chegou na ponta final do ano, mas tornou-se instantaneamente num dos relógios mais relevantes e cobiçados de 2018: desvelado hoje em Dresden, o novo Datograph Up/Down “Lumen” é não só o mais recente herdeiro de uma nobre linhagem luminosa mas também um cronógrafo decididamente cool!
—
Parem tudo! Numa altura em que se sucedem as eleições alusivas aos melhores relógios de 2018 um pouco por esse mundo fora, a manufatura A. Lange & Söhne desvelou esta tarde um modelo que entra diretamente para o lote dos mais desejados exemplares do ano em curso: trata-se do Datograph Up/Down “Lumen” – que junta em si um dos mais admirados cronógrafos do mercado (o Datograph) e uma das mais apetecíveis edições limitadas da alta relojoaria (a série “Lumen”). O resultado é brilhante, em todas as acepções da palavra. Tão brilhante que seria provavelmente o relógio escolhido por Batman para patrulhar a noite de Gotham…
Para além de brilhante, o Datograph Up/Down “Lumen” é verdadeiramente cool – porque dá um toque de especial irreverência e modernidade a um modelo de irrepreensível elegância e a uma marca de imaculado classicismo. E a assinatura “Lumen” é completamente original, passando agora a integrar quatro modelos luminosos que fazem incidir uma nova luz sobre a arte da relojoaria superlativa. Todos eles relógios excecionais que se apoiam em critérios científicos atuais para exaltar um design de grande clarividência. A família “Lumen” nasceu em 2010 com o advento do Zeitwerk “Luminous”, teve a adição do Grand Lange 1 em 2013 e cresceu com o Grand Lange 1 Moonphase “Lumen” em 2016; o Datograph Up/Down “Lumen” tornou-se hoje no primeiro cronógrafo de uma linhagem exclusiva com caixas em platina e caraterísticas luminescentes. Se os três primeiros já são extremamente cobiçados pelos aficionados, a nova edição limitada vai escoar num ápice e fará as delícias de 200 afortunados colecionadores.
Quando o Datograph foi desenvolvido na década de 90, o objetivo de Walter Lange e Günther Blümlein consistia em criar um cronógrafo verdadeiramente inovador e altamente preciso que combinasse uma auréola desportiva com um estilo clarividente. Os esforços da equipa da A. Lange & Söhne resultaram num ícone da relojoaria contemporânea desvelado em 1999 e atualizado em 2012 com mais dois centímetros de caixa (de um diâmetro de 39 para 41mm) e um indicador de reserva de corda (no alemão Auf/Ab, traduzido em inglês para Up/Down). Quase 20 anos depois da estreia do modelo original, a manufatura saxónica tirou inesperadamente o Datograph Up/Down “Lumen” da cartola – porque a apresentação dos modelos Lange luminosos vinha sendo feita numa cadência trienal.
O Datograph Up/Down “Lumen” é um relógio que exprime perfeita legibilidade durante o dia e se transforma num guia luminoso à noite. O conceito baseia-se num mostrador em vidro de safira dotado de um revestimento semitransparente patenteado que filtra a luz visível e ao mesmo tempo esconde o coração mecânico do relógio, mas que em condições luminosas revela o mecanismo da data sobredimensionada tão caraterístico da Lange, tal como a platina decorada à mão. Ao mesmo tempo, o revestimento também é permeável a raios UV plenos de energia que carregam os pigmentos da matéria luminescente para que o relógio tenha uma leitura ideal e seja utilizável mesmo na escuridão. Quanto mais escuro for o ambiente, mais luminescentes serão as indicações – num tom esverdeado escolhido por ser particularmente agradável à vista humana.
Uma solução patenteada
Qualquer relógio dotado de indicações luminescentes precisa de uma fonte de luz que carregue a matéria luminosa aplicada aos elementos luminescentes e lhes permita brilhar. O desafio técnico enfrentado durante o desenvolvimento dos modelos “Lumen” foi o de carregar uniformemente os elementos luminosos colocados sob o mostrador. O departamento de pesquisa e desenvolvimento de produto da A. Lange & Söhne encontrou a solução: um mostrador em vidro de safira com um revestimento semitransparente (patenteado em 2013) que é permeável à luz ultravioleta. A transmissão de ondas de luz no espectro visível é reduzida para se conseguir um mostrador de alto contraste e clara legibilidade. Ao mesmo tempo, possibilita a passagem de luz da gama UV. E isso permite aos mostradores do Zeitwerk “Luminous”, do Grand Lange 1 “Lumen”, do Grand Lange 1 Moonphase “Lumen” e do Datograph Up/Down “Lumen” irradiarem a energia luminosa previamente absorvida. E brilhar na escuridão. Para ativar completamente a substância luminescente, são necessários apenas 90 minutos de luz solar direta ou de luz artificial branca-azulada. A matéria luminescente pode ser carregada um número incontável de vezes.
Brilhantismo à parte, o novo DATOGRAPH UP/DOWN “Lumen” é formado por um total de 454 componentes. Para além da data sobredimensionada, inclui um totalizador de minutos com salto instantâneo de grande precisão e um mecanismo cronográfico com função flyback (de retorno instantâneo). Graças a essa função, basta uma única pressão do correspondente botão para parar uma cronometragem em curso, colocar os dois ponteiros do cronógrafo (segundos e minutos) a zero e reiniciar uma nova contagem. Adicionalmente, o cronógrafo inclui no mostrador uma escala Up/Down quase circular que revela a autonomia da corda com 60 horas de reserva de marcha a partir de um ponteiro triangular luminescente. Também a escala taquimétrica em rehaut na orla do mostrador é luminosa.
Os ‘Fabulous Four’
2010: Zeitwerk “Luminous”
Quando o Zeitwerk foi lançado perante a estupefação geral em 2009, os seus algarismos de salto instantâneo incorporados num mostrador extremamente elegante deram um novo e inesperado rosto ao tempo. Instantaneamente e com um suave clique, os numerais do mostrador avançam de cada minuto para o seguinte numa fracção de segundo até que, ao bater da hora, o relógio implementa um grande salto com os três discos dos algarismos a saltarem em simultâneo – graças a um sistema de força constante e à potencia acumulada nos tambores de corda. Tão inovador relógio recebeu o prémio “Ponteiro de Ouro”, o mais relevante galardão de relógio do ano no Grand Prix d’Horlogerie de Genève”. O passo seguinte foi dado quando os elementos do departamento de desenvolvimento de produto da Lange imaginaram como poderiam mostrar na escuridão uma tão interessante sequência de apresentação do tempo. E foi com essa ideia – culminada na patente do revestimento semitransparente do mostrador – que o Zeitwerk “Luminous” nasceu para brilhar. O fascinante efeito luminescente do design é sublinhado pela ponte do mostrador em prata alemã tornada preta através do revestimento a PVD, que serve de ‘caixilho’ à indicação das horas e dos minutos.
2013: Grand Lange 1 “Lumen”
Um exclusivo mostrador semitransparente em vidro de safira revela o mecanismo do primeiro indicador de data sobredimensionada capaz de brilhar na escuridão. O Grand Lange 1 “Lumen” coloca ênfase numa das mais conhecidas caraterísticas da A. Lange & Söhne, pelo que o desafio técnico no seu desenvolvimento foi o de assegurar a luminosidade máxima da indicação da data, mesmo imediatamente a seguir ao salto inerente à mudança do dia. O problema ficou resolvido de modo pouco usual: a cruz das dezenas foi revestida com uma matéria luminescente branca e depois levou a impressão de algarismos negros; já o disco das unidades é feito de um vidro transparente com algarismos pretos impressos e efetua a sua rotação sobre um fundo luminoso. Assim, a legibilidade é melhorada mesmo em precárias condições de luz. O anel exterior e as superfícies tanto do submostrador das horas e dos minutos como dos pequenos segundos são concebidos a partir de prata preta. Os indicadores das horas, a graduação da reserva de corda e ainda os ponteiros das horas, minutos, pequenos segundos e da reserva de corda são igualmente luminescentes.
2016: Grand Lange 1 Moonphase “Lumen”
Um relógio celestial que combina um disco das fases da lua extremamente detalhado com a emblemática data sobredimensionada da Lange. Ambas as indicações são luminescentes e tornam-se assim legíveis mesmo na mais completa escuridão. A das fases da lua assenta em duas camadas: um disco de vidro com um revestimento semitransparente que é permeável aos raios UV e um disco lunar com uma lua e estrelas recortadas a laser que efetua a sua rotação sobre um fundo luminoso. Os pigmentos fosforescentes são carregados com a energia da luz através do mostrador e do disco lunar, fazendo com que brilhem à noite. Uma vez acertada, a indicação das fases da lua do Grand Lange 1 Moonphase “Lumen” só necessita de ser corrigida em um dia a cada 122,6 anos.
2018: Datograph Up/Down “Lumen”
Apresentado em 2012 com base no Datograph original de 1999, o Datograph Up/Down apresenta um currículo pejado de marcos históricos no plano técnico. Um sistema oscilador específico, um totalizador de minutos com salto instantâneo, uma função flyback de retorno instantâneo e uma indicação da reserva de corda são atributos relevantes de um movimento cronográfico que reflete soberbos predicados de engenharia. A qualidade estética do calibre, por muitos considerado o mais belo movimento cronográfico, está bem refletida na arquitetura equilibrada do mostrador: a caraterística data sobredimensionada e os dois submostradores formam um triângulo equilátero. No Datograph Up/Down “Lumen” de tiragem limitada, a emblemática disposição triangular torna-se ainda mais destacada na escuridão. Pela primeira vez, todas as funções visíveis num cronógrafo da A. Lange & Söhne são luminosas. Pena é que somente 200 felizardos possam jogar ao quarto escuro com a mais recente criação luminescente da manufatura germânica…
Visite o site oficial da A.Lange & Söhne para mais informações.
—