fbpx

A.Lange & Söhne: Datograph “Lumen” e a nobre linhagem luminosa

Chegou na ponta final do ano, mas tornou-se instantaneamente num dos relógios mais relevantes e cobiçados de 2018: desvelado hoje em Dresden, o novo Datograph Up/Down “Lumen” é não só o mais recente herdeiro de uma nobre linhagem luminosa mas também um cronógrafo decididamente cool!

Parem tudo! Numa altura em que se sucedem as eleições alusivas aos melhores relógios de 2018 um pouco por esse mundo fora, a manufatura A. Lange & Söhne desvelou esta tarde um modelo que entra diretamente para o lote dos mais desejados exemplares do ano em curso: trata-se do Datograph Up/Down “Lumen” – que junta em si um dos mais admirados cronógrafos do mercado (o Datograph) e uma das mais apetecíveis edições limitadas da alta relojoaria (a série “Lumen”). O resultado é brilhante, em todas as acepções da palavra. Tão brilhante que seria provavelmente o relógio escolhido por Batman para patrulhar a noite de Gotham…

A.Lange & Söhne Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne
A.Lange & Söhne Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne

Para além de brilhante, o Datograph Up/Down “Lumen” é verdadeiramente cool – porque dá um toque de especial irreverência e modernidade a um modelo de irrepreensível elegância e a uma marca de imaculado classicismo. E a assinatura “Lumen” é completamente original, passando agora a integrar quatro modelos luminosos que fazem incidir uma nova luz sobre a arte da relojoaria superlativa. Todos eles relógios excecionais que se apoiam em critérios científicos atuais para exaltar um design de grande clarividência. A família “Lumen” nasceu em 2010 com o advento do Zeitwerk “Luminous”, teve a adição do Grand Lange 1 em 2013 e cresceu com o Grand Lange 1 Moonphase “Lumen” em 2016; o Datograph Up/Down “Lumen” tornou-se hoje no primeiro cronógrafo de uma linhagem exclusiva com caixas em platina e caraterísticas luminescentes. Se os três primeiros já são extremamente cobiçados pelos aficionados, a nova edição limitada vai escoar num ápice e fará as delícias de 200 afortunados colecionadores.

A.Lange & Söhne Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne
A.Lange & Söhne Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne

Quando o Datograph foi desenvolvido na década de 90, o objetivo de Walter Lange e Günther Blümlein consistia em criar um cronógrafo verdadeiramente inovador e altamente preciso que combinasse uma auréola desportiva com um estilo clarividente. Os esforços da equipa da A. Lange & Söhne resultaram num ícone da relojoaria contemporânea desvelado em 1999 e atualizado em 2012 com mais dois centímetros de caixa (de um diâmetro de 39 para 41mm) e um indicador de reserva de corda (no alemão Auf/Ab, traduzido em inglês para Up/Down). Quase 20 anos depois da estreia do modelo original, a manufatura saxónica tirou inesperadamente o Datograph Up/Down “Lumen” da cartola – porque a apresentação dos modelos Lange luminosos vinha sendo feita numa cadência trienal.

A.Lange & Söhne Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne
A.Lange & Söhne Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne

O Datograph Up/Down “Lumen” é um relógio que exprime perfeita legibilidade durante o dia e se transforma num guia luminoso à noite. O conceito baseia-se num mostrador em vidro de safira dotado de um revestimento semitransparente patenteado que filtra a luz visível e ao mesmo tempo esconde o coração mecânico do relógio, mas que em condições luminosas revela o mecanismo da data sobredimensionada tão caraterístico da Lange, tal como a platina decorada à mão. Ao mesmo tempo, o revestimento também é permeável a raios UV plenos de energia que carregam os pigmentos da matéria luminescente para que o relógio tenha uma leitura ideal e seja utilizável mesmo na escuridão. Quanto mais escuro for o ambiente, mais luminescentes serão as indicações – num tom esverdeado escolhido por ser particularmente agradável à vista humana.

A.Lange & Söhne Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne
A.Lange & Söhne Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne

Uma solução patenteada

Qualquer relógio dotado de indicações luminescentes precisa de uma fonte de luz que carregue a matéria luminosa aplicada aos elementos luminescentes e lhes permita brilhar. O desafio técnico enfrentado durante o desenvolvimento dos modelos “Lumen” foi o de carregar uniformemente os elementos luminosos colocados sob o mostrador.  O departamento de pesquisa e desenvolvimento de produto da A. Lange & Söhne encontrou a solução: um mostrador em vidro de safira com um revestimento semitransparente (patenteado em 2013) que é permeável à luz ultravioleta. A transmissão de ondas de luz no espectro visível é reduzida para se conseguir um mostrador de alto contraste e clara legibilidade. Ao mesmo tempo, possibilita a passagem de luz da gama UV. E isso permite aos mostradores do Zeitwerk “Luminous”, do Grand Lange 1 “Lumen”, do Grand Lange 1 Moonphase “Lumen” e do Datograph Up/Down “Lumen” irradiarem a energia luminosa previamente absorvida. E brilhar na escuridão. Para ativar completamente a substância luminescente, são necessários apenas 90 minutos de luz solar direta ou de luz artificial branca-azulada. A matéria luminescente pode ser carregada um número incontável de vezes.

A.Lange & Söhne Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne
A.Lange & Söhne Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne

Brilhantismo à parte, o novo DATOGRAPH UP/DOWN “Lumen”  é formado por um total de 454 componentes. Para além da data sobredimensionada, inclui um totalizador de minutos com salto instantâneo de grande precisão e um mecanismo cronográfico com função flyback (de retorno instantâneo). Graças a essa função, basta uma única pressão do correspondente botão para parar uma cronometragem em curso, colocar os dois ponteiros do cronógrafo (segundos e minutos) a zero e reiniciar uma nova contagem. Adicionalmente, o cronógrafo inclui no mostrador uma escala Up/Down quase circular que revela a autonomia da corda com 60 horas de reserva de marcha a partir de um ponteiro triangular luminescente. Também a escala taquimétrica em rehaut na orla do mostrador é luminosa.

A.Lange & Söhne Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne
A.Lange & Söhne Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne

Os ‘Fabulous Four’

Lumen
Zeitwerk “Luminous”, Grand Lange 1 “Lumen”, Grand Lange 1 Moonphase “Lumen” e Datograph Up/Down “Lumen” © A. Lange & Söhne

2010: Zeitwerk “Luminous”
Quando o Zeitwerk foi lançado perante a estupefação geral em 2009, os seus algarismos de salto instantâneo incorporados num mostrador extremamente elegante deram um novo e inesperado rosto ao tempo. Instantaneamente e com um suave clique, os numerais do mostrador avançam de cada minuto para o seguinte numa fracção de segundo até que, ao bater da hora, o relógio implementa um grande salto com os três discos dos algarismos a saltarem em simultâneo – graças a um sistema de força constante e à potencia acumulada nos tambores de corda. Tão inovador relógio recebeu o prémio “Ponteiro de Ouro”, o mais relevante galardão de relógio do ano no Grand Prix d’Horlogerie de Genève”. O passo seguinte foi dado quando os elementos do departamento de desenvolvimento de produto da Lange imaginaram como poderiam mostrar na escuridão uma tão interessante sequência de apresentação do tempo. E foi com essa ideia – culminada na patente do revestimento semitransparente do mostrador – que o Zeitwerk “Luminous” nasceu para brilhar. O fascinante efeito luminescente do design é sublinhado pela ponte do mostrador em prata alemã tornada preta através do revestimento a PVD, que serve de ‘caixilho’ à indicação das horas e dos minutos.

A.Lange & Söhne Zeitwerk  Lumen © A.Lange & Söhne
A.Lange & Söhne Zeitwerk Lumen © A.Lange & Söhne

2013: Grand Lange 1 “Lumen”
Um exclusivo mostrador semitransparente em vidro de safira revela o mecanismo do primeiro indicador de data sobredimensionada capaz de brilhar na escuridão. O Grand Lange 1 “Lumen” coloca ênfase numa das mais conhecidas caraterísticas da A. Lange & Söhne, pelo que o desafio técnico no seu desenvolvimento foi o de assegurar a luminosidade máxima da indicação da data, mesmo imediatamente a seguir ao salto inerente à mudança do dia. O problema ficou resolvido de modo pouco usual: a cruz das dezenas foi revestida com uma matéria luminescente branca e depois levou a impressão de algarismos negros; já o disco das unidades é feito de um vidro transparente com algarismos pretos impressos e efetua a sua rotação sobre um fundo luminoso. Assim, a legibilidade é melhorada mesmo em precárias condições de luz. O anel exterior e as superfícies tanto do submostrador das horas e dos minutos como dos pequenos segundos são concebidos a partir de prata preta. Os indicadores das horas, a graduação da reserva de corda e ainda os ponteiros das horas, minutos, pequenos segundos e da reserva de corda são igualmente luminescentes.

A.Lange & Söhne Grand Lange 1 Lumen © A.Lange & Söhne
A.Lange & Söhne Grand Lange 1 Lumen © A.Lange & Söhne

2016: Grand Lange 1 Moonphase “Lumen”
Um relógio celestial que combina um disco das fases da lua extremamente detalhado com a emblemática data sobredimensionada da Lange. Ambas as indicações são luminescentes e tornam-se assim legíveis mesmo na mais completa escuridão. A das fases da lua assenta em duas camadas: um disco de vidro com um revestimento semitransparente que é permeável aos raios UV e um disco lunar com uma lua e estrelas recortadas a laser que efetua a sua rotação sobre um fundo luminoso. Os pigmentos fosforescentes são carregados com a energia da luz através do mostrador e do disco lunar, fazendo com que brilhem à noite. Uma vez acertada, a indicação das fases da lua do Grand Lange 1 Moonphase “Lumen” só necessita de ser corrigida em um dia a cada 122,6 anos.

A.Lange & Söhne Grand Lange 1 Moonphase Lumen © A.Lange & Söhne
A.Lange & Söhne Grand Lange 1 Moonphase Lumen © A.Lange & Söhne

2018: Datograph Up/Down “Lumen”

Apresentado em 2012 com base no Datograph original de 1999, o Datograph Up/Down apresenta um currículo pejado de marcos históricos no plano técnico. Um sistema oscilador específico, um totalizador de minutos com salto instantâneo, uma função flyback de retorno instantâneo e uma indicação da reserva de corda são atributos relevantes de um movimento cronográfico que reflete soberbos predicados de engenharia. A qualidade estética do calibre, por muitos considerado o mais belo movimento cronográfico, está bem refletida na arquitetura equilibrada do mostrador: a caraterística data sobredimensionada e os dois submostradores formam um triângulo equilátero. No Datograph Up/Down “Lumen” de tiragem limitada, a emblemática disposição triangular torna-se ainda mais destacada na escuridão. Pela primeira vez, todas as funções visíveis num cronógrafo da A. Lange & Söhne são luminosas. Pena é que somente 200 felizardos possam jogar ao quarto escuro com a mais recente criação luminescente da manufatura germânica…

Visite o site oficial da A.Lange & Söhne para mais informações.

Outras leituras