Arrancou hoje o Geneva Watch Days — uma iniciativa de apresentação de novos relógios em Genebra, organizada por várias prestigiadas marcas suíças e que surge como resposta à não realização dos tradicionais salões Watches & Wonders e Baselworld devido à pandemia. Entre as primeiras novidades a serem apresentadas está o Bulgari Octo Finissimo Tourbillon Chronograph Skeleton Automatic, o mais recente prodígio mecânico da casa italiana.
—
A Bulgari e a Piaget têm sido protagonistas no que diz respeito às tentativas de bater recordes de menor espessura de relógios com calibres mecânicos. A Piaget, especialista desde que lançou o calibre 9P de 2 mm em 1957, notabilizou-se ao longo de seis décadas com vários movimentos ultraplanos de corda manual e automática, mas a Bulgari, sob a liderança de Jean-Christophe Babin, tem-se destacado com vários modelos Octo Finissimo (que têm por trás as mãos do designer Fabrizio Buonamassa) de reduzida espessura: em 2014, apresentou o mais fino turbilhão no Octo Finissimo Tourbillon, que se distingue pelo movimento de 1,95 mm numa caixa de 5 mm; em 2016, apresentou o Octo Finissimo Minute Repeater, o mais fino repetidor de minutos com os seus 6,85 mm e um calibre de 3,12 mm de espessura; em 2017, lançou o Octo Finissimo Automatic com 5,15 mm e um calibre de 2,23 mm alimentado por microrrotor; em 2018 apresentou o Octo Finissimo Tourbillon Automatic que incluiu o mais fino turbilhão e o mais fino relógio de corda automática, graças a um movimento de 1,95 mm com rotor periférico numa caixa de 3,95 mm; e, em 2019, o Octo Finissimo Chronograph GMT deu o quinto recorde à casa romana e a distinção no Grand Prix d’Horlogerie de Genève em 2019 na categoria de ‘Relógio Cronógrafo’, graças ao movimento cronográfico mais plano — um calibre de corda automática com 3,30 mm, rotor periférico e fuso horário suplementar, numa caixa de 6,90 mm.
Hoje, no primeiro dia do Geneva Watch Days, a Bulgari voltou a sublinhar a sua competência no âmbito dos relógios de pulso mecânicos ultra-planos e apresentou mais um trunfo: com o novo Octo Finissimo Tourbillon Chronograph Skeleton Automatic, a casa italiana anexa outro recorde à sua coleção e salta para a linha da frente no que diz respeito aos mais impressionantes prodígios da micromecânica relojoeira lançados em 2020.
Octo Finissimo Tourbillon Chronograph Skeleton Automatic
O nome gourmet diz tudo: trata-se de um relógio ultra-fino da coleção Octo com um turbilhão e um cronógrafo num movimento automático esqueletizado. Alojado numa caixa 7,4 mm em titânio e com apenas 3,50 mm de espessura, o Calibre BVL 388 do novo Octo Finissimo Tourbillon Chronograph Automatic torna-se no mais fino cronógrafo monopulsante de dois contadores com turbilhão. A marca refere mesmo que «no mercado, não existe nenhum modelo equivalente que reúna todas estas características com uma espessura tão reduzida.»
O relógio em titânio tem a já tradicional forma octogonal reforçada por múltiplos ângulos e arestas, um design genialmente adaptado por Fabrizio Buonamassa do original com a assinatura do lendário Gerald Genta — e, tal como modelos anteriores que também bateram recordes, apresenta um acabamento texturado por jato de areia, que se traduz num tom mate. Este tratamento, juntamente com o modo como a peça é construída e trabalhada arquitetonicamente, oferece ao novo Octo Finissimo um visual mais técnico e robusto (mesmo sendo esqueletizado) que contrasta com a leveza da própria peça. A bracelete, também em titânio, vem reforçar todo o pendor geométrico do conjunto.
A coroa é acompanhada de dois botões: o botão às 2h destina-se à função cronográfica concentrando em si o arranque, a paragem e o reset; já o botão localizado às 4h destina-se a definir a função da coroa, entre acerto das horas e dar corda ao relógio.
Olhando para o mostrador, é sempre interessante ver o modo como acompanha o formato da caixa. Na periferia, a escala de minutos e segundos alinha-se com a luneta funcionando como uma espécie de moldura que compõe o visual despido, mas une-se simultaneamente aos submostradores dos pequenos segundos (às 9h) e dos 30 minutos do cronógrafo (às 3h). Ou seja a escala e os submostradores são a mesma peça.
O turbilhão, com pontes de titânio escurecidas com o revestimento DLC (Diamond-Like Carbon), encontra-se às 6h e, às 12h, encimado pelo logótipo da Bulgari, encontra-se o tambor de corda carregado por um rotor periférico — solução perfeita para garantir menor espessura ao movimento — que garante uma autonomia de 55 horas. Além do mostrador esqueletizado, o fundo transparente surge como mais uma montra que permite apreciar a complexidade e construção do movimento que dá vida a este relógio de pulso.
Com bracelete em titânio grau 5 integrada na caixa e o bem estruturado jogo entre linhas retas e curvas, o novo Octo Finissimo Tourbillon Chronograph Automatic é lançado numa edição limitada a 55 exemplares.
As nossas impressões
Ficamos sempre impressionados quando pegamos num Octo Finissimo, tanto pela sua tecnicidade, como pela sua reduzida espessura e incrível leveza. Na verdade, os modelos desta coleção reúnem características que seduzem e têm vindo a ser constantemente elogiados pelo nível de excelência do conceito e de construção. Lembramos que a vasta coleção Octa já venceu diversos prémios no âmbito do Grand Prix d’Horlogerie de Genève. O Octo Finissimo Tourbillon Chronograph Skeleton Automatic é seguramente um forte candidato aos galardões na edição deste ano do certame.
Com a linha de modelos ultraplanos, que tem a proeza de integrar na magra caixa octogonal movimentos mecânicos de espessura reduzida, estamos perante um cada vez mais composto conjunto de relógios com uma arquitetura muito bem pensada, que ocupa um lugar único na relojoaria, longe das habituais formas arredondadas e que transmite todo o espírito italiano associado à marca.
O tom monocromático e acabamento mate texturado que ocupa a superfície total dos relógios Octo Finissimo é uma solução estética tão diferenciadora, como sofisticada. O modelo agora lançado mantém essa aura de excelência, acrescentando à saga dos relógios ultra-finos a dupla cronógrafo/turbilhão num mesmo instrumento do tempo. É um relógio de carácter urbano, arrojado e discreto ao mesmo tempo, robusto, apesar de incrivelmente leve, distinto e de personalidade forte, mas que, acima de tudo, concentra em si um lado relojoeiro que a Bulgari tem vindo constantemente a reforçar.
Características técnicas
Bulgari
Octo Finissimo Tourbillon Chronograph Skeleton Automatic
Edição limitada a 50 exemplares
Movimento | Calibre de manufatura mecânico ultra-fino de corda automática BVL 388 (3,50 mm de espessura) com turbilhão e cronógrafo monopulsante, 55 horas de reserva de corda, 21.600 alt/h (3Hz).
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos e cronógrafo.
Caixa Ø 42 mm; 7,40 mm de espessura | Titânio grau 5, fundo transparente, coroa e botões em titânio, mostrador cinzento mate com contadores planos, estanque até 30 metros.
Bracelete | Titânio e fecho de báscula.
Preço | Sob consulta.
Visite o site oficial da Bulgari para mais informações.
—