A Casio apresentou o seu novo modelo conectado, o PRO TREK Smart WSD-F20A, no Clube de Golfe Paço do Lumiar. Sou um assumido admirador da linha G-Shock há muitos anos, mas, confesso, estava algo por fora das soluções conectadas da marca. Aqui ficam as minhas impressões do novo PRO TREK que, honestamente, me surpreendeu (relojoeiramente) pela positiva.
—
Antes de começar deixem-me só dar a palavra ao senhor no fundo da sala que está de braço levantado há 10 minutos. Sim, diga por favor.
– Isso não é um relógio! É um gadget eletrónico que também dá horas!
Bem… discordo em absoluto. Afirmações destas são do mesmo calibre das que diziam que a relojoaria de quartzo iria destruir a relojoaria mecânica. A verdade é que deveríamos levar muito a sério esta nova família de relógios. A evolução não se faz da estigmatização e da ostracização de soluções que, não são mutuamente exclusivas, pelo contrário, podem ser complementares. O Casio Pro Trek é um relógio que, além de dar horas, apresenta um sem número de funções adequadas para um determinado tipo de atividades. Simples.
O início do lançamento começou com uma pequena demonstração de golfe e da aplicação Hole 19. As possibilidades são inúmeras para os praticantes, ajudando desde a escolha do taco, à intensidade da pancada em função da distância ao green. A aplicação de golfe é apenas uma das muitas recomendadas pela marca para todos aqueles que ou praticam atividades desportivas ou simplesmente apreciam um estilo de vida mais outdoor: trekking, surf, golfe, equitação, natação, running…
No entanto um relógio conetado não está ‘amarrado’ a aplicações lúdicas ou de performance. Após a clínica de golfe fomos confrontados com uma nuance extraordinária fruto da parceria da Casio com a Associação Pata de Açúcar. A Associação Pata de Açúcar dedica-se ao treino de cães para deteção antecipada de crises de hipoglicémia em pessoas portadoras da doença de diabetes.
Foi nesta qualidade, a de portador da doença de diabetes, que o fundador e vice-presidente da Associação, José Antunes, esteve presente no lançamento do Casio PRO TREK. Sendo um atleta de alta competição é de vital importância a monitorização e controle dos níveis de açúcar sobretudo quando em esforço. É aqui precisamente que a ligação bluetooth do Casio PRO TREK permite receber as informações que o sensor sub cutâneo envia para o telemóvel de José Antunes, permitindo um controle em tempo real dos seus níveis de açúcar, mas também a sua previsão de variação num determinado intervalo de tempo, bastando para isso olhar para o pulso.
Por este exemplo se vê que um relógio conectado é bastante mais do que um suporte para as tais aplicações lúdicas, mas também é um instrumento de precisão útil e flexível o suficiente para oferecer a cada utilizador uma performance personalizada às suas necessidades. Pela parceria com a Pata de Açúcar e por ter mostrado estas facetas do novo PRO TREK, tiro o chapéu à Casio.
Peço desculpa pela interrupção, porém tenho o tal senhor de novo com o braço no ar. Diga, diga, por favor.
– Afinal, é só conversa sobre apps e nada de relojoaria! Eu bem dizia que é só um gadget eletrónico que dá horas.
Muito bem, então vamos lá à análise relojoeira.
Casio PRO TREK Smart WSD-F20A
No final da apresentação, foi-nos cedido um modelo para explorarmos e fazermos uma hands on review. Aquilo que em primeiro lugar me impressionou foi o peso. Com aproximadamente 90g de peso numa caixa de 61,7 mm, o Casio PRO TREK é incrivelmente leve e com um diâmetro generoso.
Em relação a funções e para tranquilizar o tal senhor das perguntas, tem horas, minutos, segundos, data, alarme, cronógrafo, altímetro, bússola digital, barómetro e termómetro, indicação das fases da Lua e está também equipado com a tecnologia Tough Solar, que permite a acumulação da energia solar, e também com o sistema Radio Controlado o que significa que o relógio está sempre certo em qualquer parte do mundo. Um worldtimer absolutmente preciso, digamos…
Resumindo, o Casio PRO TREK oferece todas as funções imagináveis na sua vertente relojoeira, permitindo, por outro lado, o acrescento de módulos – as Apps – como complemento, visto que é um relógio conectado.
Em relação à sua construção e robustez, admito que fiquei céptico. Uso habitualmente um relógio em aço de 45mm com pulseira em aço também e estou habituado a algum peso no pulso. Usar o PRO TREK é como não usar nada. Seria isso um indicador de fragilidade deste modelo?
Pelo contrário. O Casio PRO TREK é muito bem construído. A bracelete é de qualidade superior e a sua integração com a caixa é fantástica visual e ergonomicamente. Este relógio não tem soft spots, ou seja, não existem partes frágeis, não existem folgas, é compacto.
Não é por acaso que, minutos depois de o ter no pulso, aquele receio da fragilidade associada à leveza se desvaneceu e dei por mim a admirar, mais uma vez, a robustez com que a Casio dota a sua peças. Afinal falamos da marca criadora dos célebres G-Shock.
Os botões laterais são firmes, grandes e responsivos. A bracelete, mais uma vez, é fantástica de robustez e tratada com um padrão triangular que pessoalmente apreciei imenso. A fivela é generosa e a furação da correia permite um ajuste perfeito a qualquer pulso.
A caixa em si é limpa e despojada pelo que, quando olhamos para o pulso, aquilo que imediatamente nos salta à vista é a informação do visor. A tudo isto junta-se o acabamento areado da caixa que torna o seu manuseamento muito agradável acrescentado-lhe atrito. A cereja no topo do bolo são os quatro parafusos hexagonais que rematam a caixa e que acrescentam um toque visual muito agressivo e possante.
Conclusão
Como conclusão posso, de consciência tranquila, afirmar que gostei muito do Casio PRO TREK. Demorei três minutos a emparelhar o relógio com o meu iPhone e imagino-me a levá-lo no pulso numa das minhas próximas aventuras fotográficas onde as temperaturas irão rondar os -2 e os -6 graus centígrados em quase total isolamento. E até nisso, caro leitor, este PRO TREK está à altura pois suporta temperaturas até -10 graus e tem um brilhante sistema GPS que pode ser partilhado com outros telefones para que alguém possa também monotorizar-me nas minhas saídas pelas montanhas geladas. Além do mais, antes da aventura, posso descarregar mapas da zona que pretendo explorar e consultá-los offline. Mais um ponto para o Casio PRO TREK.
Está disponível em azul e também em laranja, com um PVP de € 399.
Visite o site oficial da Casio para mais informações.
—