Girard-Perregaux Laureato Tourbillon 43mm: ícone desportivo

Entre todas as coleções da Girard-Perregaux, há uma que se destaca, pelo seu valor simbólico: a Laureato. Este relógio icónico nasceu em 1975, mas, depois de alguns anos em que pareceu esquecido, regressou em força, recuperando o seu espírito desportivo. Novos modelos vieram dar-lhe um novo impulso – ponte entre o passado e o futuro desta marca histórica, criada em 1791. Na essência o Laureato assume-se como um relógio de características desportivas e urbanas, como é visível neste novo Laureato Tourbillon 43 mm.

Girard-Perregaux-Laureato-Tourbillon-1
Girard-Perregaux Laureato Tourbillon 43 mm Tourbillon. © Girard-Perregaux

O Laureato Tourbillon 43 mm da Girard-Perregaux é o denominador comum entre conceitos que podem parecer opostos. Tem os antigos requisitos da alta-relojoaria e os materiais de alta tecnologia. Concilia a precisão absoluta com a utilização diária. E, sendo um relógio para um homem moderno, continua ser um ícone nascido em 1975. Este novo e atraente modelo de 43 mm de diâmetro junta-se à linha Laureato que regressou em 2016 como uma edição limitada para comemorar os 225 anos da Girard-Perregaux e se tornou numa coleção em constante expansão.

GP-Laureato-Tourbillon-43mm_3
Girard-Perregaux Laureato-Tourbillon 43mm. © Girard-Perregaux

Tem uma estética muito elegante onde é notório o desenho do turbilhão sustentado por emblemática ponte de titânio em forma de flecha, num desenho característica da marca. Um pormenor importante, mas simbólico, porque esta representa o caminho da Girard-Perregaux entre o passado e o futuro. Se a gravidade não tem hoje propriamente um efeito visível no funcionamento de um relógio como tinha, antigamente, nos relógios de bolso, as centenas de elementos que compõem um calibre de alta-relojoaria continuam sujeitos à fricção. Por isso, a regularidade e a precisão fazem parte dos requisitos de excelência das grandes marcas como a marca de La Chaux-de-Fonds. E um turbilhão tem de buscar sempre a perfeição.

Girard-Perregaux-Laureato-Tourbillon-43mm-4
Girard-Perregaux Laureato Tourbillon 43mm © Girard-Perregaux

Quem se lembra do pouco habitual bisel octogonal do primeiro Laureato, não estranha porque, para este novo Tourbillon, a marca tenha optado por um bisel de 43 mm de diâmetro também octogonal, algo que permite ao relógio vincar a sua personalidade distinta e dinâmica. Enquadra-se muito bem numa caixa ligada ao bracelete de metal. Este novo Laureato Tourbillon personifica essa solidez intemporal. O seu movimento patenteado GP 09510-0003, tem 81 peças que pesam apenas 0,44 gramas e a sua beleza é perfeitamente visível. Os artesãos da marca conferiram ao movimento decorações particulares que lhe dão ainda mais distinção.
Fabricado em titânio, um material ligeiro e bastante resistente, foi desenhado para ter um uso diário. O seu ar desportivo é reforçado pelos atrativos ponteiros de tons azulados.

Algumas notas técnicas:

Girard-Perregaux
Laureato Tourbillon 43 mm

Referência/ 99115-21-431-21A
Movimento/ Corda automática Calibre GP 09510-0003, 322 componentes,  21.600 alt/h, 47 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos e turbilhão.
Caixa Ø 43 mm / Titânio, vidro de safira com tratamento antirreflexos, fundo em vidro de safira, estanque até 30 metros.
Bracelete/ Titânio
Preço/ € 101.700

Consulte o site oficial da Girard-Perregaux para mais informações.

Artigo atualizado com o preço em 19 de setembro de 2018.

Outras leituras