SIHH 2019: H. Moser & Cie. Nature Watch ( pensar verde a tempo e horas)

De há uns anos para cá, a H. Moser & Cie. faz questão de marcar a sua posição no mundo da relojoaria através do lançamento de peças únicas que, de uma forma ou de outra, pretendem passar uma mensagem. E, este ano, a marca virou-se para o lado ambiental com o Nature Watch, um relógio verde, nos mais diversos sentidos.

O Nature Watch é o relógio único com que a H. Moser & Cie. pretende marcar a sua posição em 2019. Tem sido assim nos últimos anos: primeiro com o Swiss Alp Watch, depois com o Swiss Mad Watch e depois com o Swiss Icons Watch – relógios que causaram alguma polémica, mas que, acima de tudo, tinham uma mensagem associada.

Moser-Nature-Watch-03

Este ano, porém, a mensagem parece ser um pouco mais consensual até porque se trata de um tema muito em voga. A marca virou-se para a ecologia e apresenta então este curioso relógio de pulso que se distingue pela caixa e bracelete cobertas de verdura – literalmente…

O relógio, porque é mesmo um relógio, apresenta uma caixa de 42 mm e está equipado com o Calibre HMC 327 de corda manual, com três dias de reserva de corda, mas nele o que interessa  mais é mesmo a mensagem que pretende passar: por um lado, salientar o objetivo de adoção de práticas sustentáveis pela marca, por outro lado, mantém-se fiel à premissa de que se trata de um relógio completamente ‘Swiss Made’. A H. Moser & Cie. explica que o Nature Watch “foi criado usando plantas ativas da Suíça, que crescem nos jardins da manufatura da marca em Schaffhausen”  e o mostrador é feito de pedra natural e líquens dos Alpes Suíços. E acrescenta: “Toda a nossa equipa – relojoeiros e não relojoeiros – ajudaram a cultivá-lo.”

Moser-Nature-Watch-02

No que diz respeito às suas práticas, a marca refere que se compromete a respeitar as exigências do Responsible Jewellery Council e a fabricar os seus relógios através de métodos e procedimentos mais eficientes de modo a reduzir o impacto no ambiente até ao final de 2019. Além disso, a H. Moser & Cie anuncia uma parceria com a Room to Read, uma organização que procura contribuir para a literacia e igualdade de género na educação através da construção de escolas e biblicotecas, bem como da distribuição de livros. A iniciativa está diretamente ligada ao lançamento de uma série de relógios únicos cuja venda reverterá a favor desta organização.

Moser-Nature-Watch-05

O pontapé de saída é assim o Nature Watch, “um relógio mecânico e vegetal que nos conta como o nosso tempo na terra está tão intimamente ligado à natureza. É também uma forma de nos lembrar o quão frágil é o nosso planeta e o pouco tempo que temos para o preservar para as futuras gerações.”

#MakeSwissMadeGreenAgain é a mensagem que a H. Moser & Cie pretende passar.

Moser-Nature-Watch-01

Visite o site oficial da H. Moser & Cie. para mais informações.

 –

Outras leituras