fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pormenores que descobrimos e que não vai querer perder

Nos últimos tempos tem acontecido muita coisa. Aliás, está sempre a acontecer muita coisa em relojoaria. Sempre. E o mais difícil é mesmo filtrar. Mas recentemente deparámo-nos com algumas curiosidades e com alguns pormenores que achámos que faria sentido partilhar. A relojoaria é tudo isto e muito mais.

O ‘Batman’ do novo H. Moser & Cie.: Streamliner Flyback Chronograph

Partimos de uma imagem. Da imagem que se segue. Alguma coisa lhe chama a atenção neste belíssimo calibre que equipa o novo H. Moser & Cie. Streamliner Flyback Chronograph?

O calibre HMC, derivado do AgenGraphe © H. Moser & Cie
O calibre HMC, derivado do AgenGraphe © H. Moser & Cie

A resposta seria ‘Sim. Claro que sim’, acreditamos.  Afinal, tudo na mais recente variação do movimento cronográfico AgenGraphe idealizado pelo mestre Jean-Marc Wiederrecht são detalhes e acabamentos de exceção. E um dos aspetos que o distingue passa pelo facto de o rotor que dá corda ao movimento estar oculto, entre o movimento e o mostrador, de modo a permitir contemplar toda a beleza associada à complexidade mecânica do calibre HMC 902. Quem gosta de assistir, portanto, ao movimento contínuo da massa oscilante, vê as suas expectativas goradas, porém, acreditamos que este lado mais vivo é perfeitamente compensado por outros aspetos. Nomeadamente, por detalhes como a pequena silhueta do Batman que se vê no centro? Já a a descobriu? Depois de o fazer, de certeza que não mais vai esquecer. Segundo Edouard Meylan, CEO da H. Moser & Cie, quem pela primeira vez notou este pormenor terá sido Kristian Haagen, bem conhecido na comunidade relojoeira. Resta saber se esta pequena silhueta é ou não uma coincidência.

Os cristais de ouro dos novos Hublot Classic Fusion

No âmbito da Dubai LVMH Watch Week, que está a decorrer ao longo desta semana, no Dubai, a Hublot apresentou o novo Classic Fusion Gold Crystal, um relógio completamente negro, mas que surpreende pelo mostrador decorado com cristais de ouro de 24 quilates. Nas imagens a que tivemos acesso o efeito visual é especialmente bonito, fazendo mesmo lembrar uma decoração bordada – algo que descobrimos em anteriores lançamentos da marca. Requintado e ousado, este novo modelo está disponível com caixas de 38mm e de 45 mm em cerâmica com acabamento polido e escovado. Claro que o facto de serem peças totalmente negras com um design integrado de caixa e bracelete faz com que os cristais de ouro se destaquem ainda mais, como se estas fossem uma obra de arte. Até porque, tendo em conta o processo de formação de cristais, cada relógio acaba por ser único. Lembramos que a Hublot tem vindo a destacar-se ao longo dos tempos pela original utilização de materiais inusitados em relojoaria.

Hublot Classic Fusion Gold Crystal
Hublot Classic Fusion Gold Crystal © Hublot

As mãos de Xhevdet Rexhepi

Em pouco tempo, a Akrivia tornou-se um caso sério no panorama relojoeiro. Sendo uma jovem marca independente e, como tal, com uma produção muito limitada, o seu caminho tem sido trilhado fazendo eco da mais pura tradição relojoeira elevando a designação de manufatura ao extremo. Ao génio relojoeiro de Rexhep Rexhepi junta-se a figura misteriosa e silenciosa de seu irmão, Xhevdet Rexhepi. Obcecado pela perfeição e usando sempre os seus eternos fones, as mãos de Xhevdet Rexhepi são dedicadas à criação e decoração de todas as peças que, no final, quando juntas, resultam em objetos de arte que nos fazem sonhar com a relojoaria de outros tempos. Xhevdet Rexhepi rejeita qualquer processo industrial, tudo é feito à mão e as suas mãos são a prova viva disso mesmo, tal como o próprio o partilhou recentemente na sua página de Instagram:

Xhevdet Rexhepi no atelier da Akrivia exibindo nas suas mãos as marcas da paixão relojoeira.
Xhevdet Rexhepi no atelier da Akrivia exibindo nas suas mãos as marcas da paixão relojoeira. © Xhevdet Rexhepi

A novidade luminescente da SevenFriday

A SevenFriday disponibilizou no passado dia 14 de janeiro a segunda edição limitada que resultou da parceria da marca com @rocketbyz. E tal como aconteceu em 2017, o novo relógio é totalmente luminescente, está disponível em diferentes cores e faz parte de um set que inclui também um par de óculos de sol. A SevenFriday está a disponibilizar esta edição limitada primeiramente através da sua aplicação, aos poucos e em diferentes momentos. No dia 14 foram disponibilizados alguns exemplares e ontem mais alguns. A receção do público parece estar a ser positiva, a avaliar pela receção das fotografias publicadas no Instagram que destacam os novos relógios. A verdade é que se trata de modelos que não são para todos e que não são propriamente consensuais. Mas quem gosta, gosta à séria.

Os três modelos da Seven Friday em parceria com o artista visual Rocketbyz.
Os três modelos da Seven Friday em parceria com o artista visual Rocketbyz. © Seven Friday

 —

Outras leituras