fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jacob & Co X Bugatti Chiron Tourbillon

A história da ligação entre companhias relojoeiras e escuderias automóveis é longa e perfeitamente justificada pela afinidade mecânica. O mais recente exemplo dessa afinidade é o impressionante Bugatti Chiron Tourbillon da Jacob & Co.

Se a Jacob & Co. é uma marca relojoeira relativamente recente que até começou por ficar conhecida pelos seus exercícios de moda joalheira antes de investir no universo das complicações, a Bugatti é uma escuderia automóvel que há muito atingiu o estatuto de mito. Foi criada em 1909 por Ettore Bugatti e concebeu alguns dos melhores carros da primeira metade do século XX, até que a morte do seu fundador e do filho implicou o desaparecimento da marca por falta de descendência; a Bugatti seria ressuscitada no início da década de 90 para produzir tiragens muito limitadas e particularmente exclusivas de supercarros de preço exorbitante — recuperando algo da sua lendária aura e atraindo o interesse dos principais milionários do planeta, sendo que Cristiano Ronaldo é um dos atuais clientes.

© Jacob & Co.
Bugatti Chiron © Jacob & Co.
© Jacob & Co.
Bugatti Chiron © Jacob & Co.

Em 2016, o Chiron substituiu o Veyron como protagonista da escuderia e a recente associação entre a Jacob & Co. e a Bugatti, estabelecida em 2019 e já com dois modelos por conta (versões do Twin Turbo Furious e do Epic X Chrono), implicou naturalmente um relógio especialmente dedicado ao cobiçado hiperdesportivo de 5 milhões de euros. Esse relógio teria de ser verdadeiramente especial, como o carro — que já atingiu uma velocidade de ponta de… 490 km/h, tornando-se no primeiro veículo de série a ultrapassar as 300 milhas por hora (482 km/h) graças ao seu motor de 8 litros W16 quad-turbo com 1500 cavalos de potência e carrosseria em fibra de carbono. É capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em 2,5 segundos e dos 0 aos 300 km/h em menos de 13,6 segundos, com a sua velocidade máxima a ser limitada eletronicamente aos 420 km/h por razões de segurança. Obviamente, qualquer instrumento que lhe fosse associado teria de ser extraordinário.

Bugatti Chiron Tourbillon

O Bugatti Chiron Tourbillon é mesmo um relógio fora do comum, um exuberante exercício mecânico que evoca o motor do superbólide e ainda lhe junta um turbilhão acompanhado dos ponteiros das horas e dos minutos. Afinal de contas, um relógio é suposto indicar o tempo e, mesmo que seja inspirado no mais rápido dos automóveis, tem de o fazer de modo fiável. Um carro de corrida pode acelerar muito e desacelerar muito, um relógio tem de andar sempre à mesma velocidade. E a indicação do tempo é proporcionada pelo calibre JCAM37 de corda manual, que se faz acompanhar de um bloco central em safira que replica de algum modo o motor W16 através do movimento de pistões e rotação de turbochargers.

Jacob & Co. Bugatti Chiron Tourbillon
© Jacob & Co.

A intenção foi a de reproduzir a sensação visceral do funcionamento do famoso motor de 16 cilindros e adaptá-la ao pulso. Ao empurrar-se o botão da direita na base da caixa, o bloco central dos pistões — ‘pendurado’ numa espécie de suspensão que foi patenteada — entra em funcionamento, com os pistões a subirem e a descerem num motor de combustão. O movimento é formado por 578 componentes e o efeito óptico é obviamente fascinante. A coroa da esquerda serve para ajustar o tempo e a coroa do meio proporciona corda manual tanto para a função relojoeira como para a animação dos pistões.

Jacob & Co. Bugatti Chiron Tourbillon
© Jacob & Co.

A reprodução miniaturizada do motor do Chiron é um feito de micromecânica mais na senda dos autómatos que acompanharam a história da relojoaria, mas a pura alta-relojoaria também está lá presente com o turbilhão inclinado a 30º.

Jacob & Co. Bugatti Chiron Tourbillon
© Jacob & Co.
Jacob & Co. Bugatti Chiron Tourbillon
© Jacob & Co.

Claro que o visual é vanguardista e reminiscente da estética do Bugatti Chiron; a caixa de forma (mais do tipo retangular) tem 54 por 44 milímetros e é concebida em titânio enegrecido, com vidro de safira à frente, atrás e parcialmente dos lados. A bracelete é de cauchu. Obviamente que, a este nível de preço, os clientes têm diversas opções de personalização (como as cores) ao seu dispor.

E o preço está ao nível da capacidade financeira dos donos de hiperdesportivos da Bugatti, se bem que haja outros relógios de outras marcas ainda mais caros: à volta de 250.000 euros… vamos ver se Cristiano Ronaldo irá juntar o relógio ao carro, mas é Luís Figo o futebolista português que se encontra entre os embaixadores da Jacob & Co devido à propensão natural do fundador Jacob Arabov pelo universo do futebol (Leo Messi é a principal figura da marca) e do showbiz.

Jacob & Co. Bugatti Chiron Tourbillon
Bugatti Chiron Tourbillon © Jacob & Co.

Características técnicas

Jacob & Co
Bugatti Chiron Tourbillon

Referência/ 7118/1R-010
Movimento/ Mecânico de corda manual, de manufatura, calibre JCAM37, 60 horas de reserva de corda, 21,600 alt/hora. 51 rubis. Dimensões: 41,70 mm x 36 mm.  Espessura: 15,60 mm.
Funções/ Horas, minutos, indicação da reserva de corda.
Complicações /  Turbilhão inclinado a 30º, miniaturização do motor W16 com pistões em safira.
Caixa 54 mm x 44 mm/ Titânio preto, vidro de safira à frente, no fundo e dos lados. Estanque até 30 metros.
Bracelete/  Borracha com fecho de báscula em titânio.
Preço/ Cerca de € 250.000

Visite o site oficial da  Jacob & Co para mais informações.

Outras leituras