Patek Philippe Nautilus Ref. 7118/1R-010

Foi apresentado no ano passado em Baselworld e vem integrar uma das mais icónicas coleções da Patek Philippe: a Ref. 7118/1R-010 é um relógio feminino muito elegante pelo modo como combina o ouro rosa com o espírito mais casual da coleção Nautilus. A novidade no seio da coleção passa pela luneta sem diamantes nesta versão de mostrador.

No mundo da relojoaria, o Nautilus é um dos modelos mais icónicos e reconhecíveis. Com a sua luneta octogonal e contornos suaves, este relógio distingue-se também pela caixa inspirada na escotilha de um navio e ostenta no mostrador um característico relevo horizontal cunhado.

Desenhado por  Gérald Genta, o primeiro Nautilus foi desvelado pela Patek Philippe em 1976 e, na altura, causou polémica por se tratar de um relógio sobredimensionado em aço e de arquitetura vanguardista que cortava com o passado da manufatura genebrina.

Patek Philippe_03
Patek Philippe Nautilus Ref. 7118/1R-010 © Marta Vidal

Porém, esse mesmo formato representava uma tendência específica também procurada por outras casas relojoeiras que veio responder às necessidades de uma nova geração de jet setters que procurava um relógio de luxo moderno, mas de espírito versátil. A verdade é que o Nautilus inicialmente causou estranheza, mas acabaria por se entranhar à séria no gosto das pessoas e hoje é símbolo de um estilo desportivo e elegante por excelência. Por isso, desde 1976, a coleção não parou de crescer e hoje a marca tem à disposição uma grande variedade de modelos tanto para pulsos masculinos, como para pulsos femininos. E em 2019, entre as várias novidades apresentadas pela Patek Philippe, esteve a Ref. 7118/1R-010, um modelo feminino em ouro rosa com movimento mecânico, mostrador dourado e luneta sem diamantes, num complemento aos modelos que já existiam neste metal precioso.

Nautilus Ref. 7118/1R-010

O Nautilus Ref. 7118/1R-010 é um relógio mecânico de corda automática que representa na perfeição o estilo sport élégant característico da coleção. Em destaque a luneta com acabamento escovado e o mostrador opalino dourado emoldurado por uma caixa de 35,2 mm de diâmetro.

Tal como todos os Nautilus, o relógio tem o tal formato que parece oval, complementado pela luneta octogonal com ângulos suavizados e acompanhado por duas charneiras laterais que mais do que um exercício de estilo, são funcionais porque estão incluídas no sistema de estanqueidade com dobradiças. Estanque a 60 metros, a caixa apresenta ainda um elevado nível de acabamentos – com alternância entre superfícies polidas e escovadas de padrão vertical na luneta, sendo os ângulos igualmente polidos.

Patek Philippe_04
Patek Philippe Nautilus Ref. 7118/1R-010 © Marta Vidal

O mostrador, como acontece nos Nautilus femininos, segue o padrão ondeado em relevo e apresenta o numeral ’12’ aplicado às 12 horas — nos modelos masculinos Nautilus, o padrão não é ondeado e, em vez de numerais, os relógios apresentam indexes.

Equipado com bracelete em ouro rosa, que apresenta o  tipo de acabamento de superfície patente na caixa e na luneta com elos polidos (ao centro) e escovados (laterais), e dotado de fecho de báscula com sistema integrado de ajuste, o Nautilus Ref. 7118/1R-010 indica as horas, os minutos e os segundos por meio de ponteiros centrais e indica a data através de uma pequena abertura às seis horas. No interior bate o movimento de corda automática Calibre 324 S C, com 35 horas de reserva de corda máxima, 4Hz de frequência e rotor central em ouro de 21 kt que pode ser visto através do fundo em vidro de safira.

O preço apresentado no site, mas sujeito a confirmação na hora da aquisição: 44.290 euros.

As nossas impressões

Patek Philippe
Patek Philippe Nautilus Ref. 7118/1R-010 © Cesarina Sousa / Espiral do Tempo

O Patek Philippe Nautilus Ref. 7118/1R-010 é um daqueles que relógios que ao vivo é maravilhoso e os seus 35,2 mm de diâmetro assentam muito bem no pulso.  Para quem não tem complexos de usar uma peça bem vistosa, mas que traduz bom gosto, classe e elegância, temos aqui a resposta certa. Ao mesmo tempo, há que referir que este é também o relógio certo para apreciadoras de relojoaria mecânica. Porquê? Porque na mesma coleção existem outras possibilidades em ouro rosa, com movimento de quartzo (entre elas, a Ref. 7010/1R-012) e mais algumas com movimento mecânico, mas com outros mostradores ou com lunetas cravejadas de diamantes.  Também existem versões em aço. Mas a nova adição acaba por ser equilibrada, naquele confortável e versátil misto desportivo/ elegante, que chama a atenção sem ser em demasia, ao mesmo tempo sendo valorizada pelo lado mecânico que muitas mulheres já procuram. Este é um relógio que se distingue não apenas pelo lado estético (que a coleção já oferece), mas também pelo interior de qualidade, ou não tivesse um movimento mecânico certificado pelo selo Patek Philippe.

Patek Philippe_02
Patek Philippe Nautilus Ref.7118/1R-010 (à esquerda) e Ref. 7010/1R-012 (à direita) © Marta Vidal

Características técnicas

Patek Philippe
Nautilus 7118/1R-010

Referência/ 7118/1R-010
Movimento/ Mecânico de corda automática, 324 S C , 48 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos, segundos e data.
Caixa Ø 35,2 mm/ Ouro rosa, estaque até 60 metros.
Bracelete/ Ouro rosa com fecho de báscula.
Preço/ € 44.290

Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.

Outras leituras