fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Patek Philippe Ref. 5960/01G-001 Flyback Chronograph Annual Calendar

Um dos modelos de perfil mais desportivo da Patek Philippe regressou com cara renovada: o Ref. 5960/01G-001 combina cronógrafo flyback e calendário anual, tal como os modelos anteriores, porém destaca-se pela caixa em ouro branco, mostrador azul e correia castanha pespontada.

Patek Philippe 5960/01G-001 © Patek Philippe
Patek Philippe | 5960/01G-001 Flyback Chronograph Annual Calendar | © Patek Philippe

A Patek Philippe apresentou em 2017 o Ref. 5960/01G-001: um cronógrafo automático flyback com calendário anual embrulhado numa caixa em ouro branco que surgiu como o mais recente elemento de uma linhagem bem conceituada da casa genebrina.

Esta referência foi originalmente lançada em 2006 e destacou-se pelo facto de ter sido não só o primeiro Patek Philippe a combinar as funções de cronógrafo e calendário anual, como também o primeiro cronógrafo automático da marca desenvolvido e manufaturado in-house. Em traços gerais apresentava as indicações de calendário através de três janelas na parte superior do mostrador e incluia um indicador dia/noite no contador às 6 horas. Por outro lado, indicava discretamente a reserva de corda às 12 horas.

E se até 2013 foi sendo lançado sempre com caixas em metais preciosos, em 2014 a marca atreveu-se a lançar esta referência numa caixa em aço e mostrador branco com apontamentos coloridos – motivo suficiente para fazer dele um modelo especialmente desejado. Afinal, numa casa onde conceber relógios com caixa em metais preciosos é quase regra — fora as coleções Nautilus e Aquanaut — o lançamento de um relógio com caixa em aço representou mesmo algo de especial. Além disso, a combinação com um mostrador tão fora do habitual acabaria por torná-lo num relógio de perfil muito mais casual e desportivo, que poderia ir ao encontro das novas gerações.

Patek Philippe 5960/01G-001 © Patek Philippe
Patek Philippe | 5960/01G-001 Flyback Chronograph Annual Calendar | © Marta Vidal | Foto cedida pela Patek Philippe

Na altura, as alterações face às anteriores versões passaram também pelo flyback, uma complicação que permite fazer reset sem a necessidade de primeiro parar o cronógrafo, como acontece nos cronógrafos regulares. Por outro lado, os contadores passaram a incluir os minutos na escala interior e as horas no exterior, numa configuração que se tem mantido. Estas alterações fizeram com que a marca criasse, entretanto, uma nova referência quando optou por recuperar os materiais preciosos para integrar cronógrafo e calendário anual de uma forma menos casual, digamos assim. Entretanto, optou por complementar a linhagem 5960 com duas novas versões:  uma versão com mostrador preto (de que já falámos) e uma versão com caixa em ouro branco que destacamos hoje.

Ref. 5960/01G-001 Flyback  Chronograph Annual Calendar

Na prática, é a primeira vez que o 5960/01G-001 surge com caixa em ouro branco e, no geral, mantém as linhas, elementos característicos e dimensões das outras versões que encontramos na coleção.

Patek Philippe 5960/01G-001 © Patek Philippe
Patek Philippe | 5960/01G-001 Flyback Chronograph Annual Calendar | © Marta Vidal  Foto cedida pela Patek Philippe

O Ref. 5960/1A Annual Calendar Chronograph era já dotado de um dos mais interessantes e inconfundíveis mostradores no catálogo da marca e volta a apresentar as indicações de calendário através de três janelas na parte superior do mostrador e a incluir um indicador dia/noite no contador às 6 horas. Mas, na versão em ouro branco, surge com um tom escuro azulado texturado, que parece evocar o do Calatrava Travel Time Pilot 5524G, e é pontuado por ponteiros vermelhos dos segundos e minutos do cronógrafo, mas também pelas molduras das janelas das indicações do calendário em ouro branco. Na periferia, destaca-se a escala dos segundos em branco, num efeito que complementa o próprio bisel.

Patek Philippe 5960/01G-001 © Patek Philippe
Patek Philippe | 5960/01G-001 Flyback Chronograph Annual Calendar | © Marta Vidal | Foto cedida pela Patek Philippe

Equipado com o mesmo calibre CH 28-520 IRM QA 24HO da versão anterior, o mais desportivo dos cronógrafos com calendário anual da Patek Philippe fora da linha Nautilus volta a surgir numa caixa redonda de 40,5 mm de diâmetro e de 13,53 de espessura, dimensões perfeitas para um relógio intemporal. Os ponteiros do cronógrafo assumem um formato retro e acompanham a coroa de forte personalidade, já os botões destacam-se pela decoração guilhoché que, segundo a marca, evocam alguns modelos vintage expostos no Museu Patek Philippe de Ginebra, na Suíça. A cereja no topo do bolo é a correia castanha em pele com pesponto contrastante e com fivela, em vez de fecho de báscula.

O relógio está disponível por 61.160 euros, de acordo com a informação disponibilizada no site da marca.

Características Técnicas

Patek Philippe
Annual Calendar Chronograph 5960/01G-001

Referência/ 6960/1A-001
Movimento/ Corda automática, calibre CH 28-520 IRM QA 24H, 45 horas de reserva de corda (min) e 55 horas (máx), 28.800 alt/h.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo flyback e calendário anual com indicação dia/noite.
Caixa ∅ 40,5 mm/ Aço, vidro e fundo em vidro de safira, estanque até 30 m.
Bracelete/ Calfe com pesponto contrastante e com fivela.
Preço/ € 61.160 (de acordo com o indicado no site oficial da marca)

Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.

Outras leituras