A Montblanc apresenta uma nova linha na sua coleção que foi buscar inspiração aos relógios de pulso clássicos produzidos pela manufatura Minerva nas décadas de 1940 e 1950. Os novos Heritage distinguem-se pelo traçado deliciosamente rebuscado de conceitos relojoeiros do passado, ao mesmo tempo que é enriquecido com elementos contemporâneos, tanto ao nível do design como da tecnologia.
—
Em 2017, fomos surpreendidos com a nova cara da coleção TimeWalker de inspiração assumidamente racing e com o lançamento do smartwatch Summit; em 2018, rendemo-nos à coleção 1858 que foi um convite à aventura e ao lançamento do Summit 2; e, em 2019, a Montblanc desafia-nos para uma viagem no tempo com um toque de contemporaneidade através do Heritage, uma nova linha de relógios que vem reforçar a atual ligação da marca à Minerva através de elementos que relembram os modelos produzidos por esta histórica manufatura relojoeira nas décadas de 1940/50.
São, assim, vários os relógios agora apresentados que dão a mão ao passado para irem ao encontro de uma sofisticação e elegância muito atuais.
Com caixas de acabamento polido que variam entre os 39mm e os 42mm e que integram asas facetadas, os novos Heritage da Montblanc apresentam códigos estéticos de inspiração vintage, nomeadamente através dos mostradores abobadados com dois tipos de acabamentos circulares e pontos nos lugares de indexes que sobressaem de fundos em tons salmão, caramelo esfumado ou branco prateado. E todos estes elementos são evocação de elementos que podemos encontrar em modelos antigos Minerva.
Por outro lado, os marcadores no lugar das ‘3’, ‘6’ e ‘9’ do contador cronográfico nos modelos que têm esta complicação relembram os relógios públicos da mesma época – um apontamento que faz bem a diferença para quem gosta de detalhes originais.
Aliás, a Montblanc faz mesmo questão de salientar a atenção ao detalhe como complemento crucial nesta nova coleção e é isso que encontramos, por exemplo, também nas braceletes em pele com efeito esfumado, concebidas pela Montblanc Pelletteria, empresa de marroquinaria detida pela Montblanc e sediada em Florença.
Por fim, os novos relógios Heritage integram um conjunto de movimentos inspirados também nos calibres Minerva do passado, com a nota de que esta coleção inclui um novo calibre com calendário perpétuo e um cronógrafo monopulsante. Todos os relógios são estanques até 5 bars e certificados por uma bateria de testes que lhes permite ostentar o selo ‘Montblanc Laboratory Test 500’.
De entre os vários relógios apresentados o destaque vai para o Heritage Pulsograph Limited Edition 100, um relógio de 40mm em aço inspirado pelos designados ‘doctor’s watches’ que eram usados pelos físicos no passado para controlar os batimentos cardíacos dos pacientes. No interior bate o calibre MB M13.21 com cronógrafo monopulsante, visível através do fundo transparente e no mostrador pode ver-se a indicação pulsométrica graduada para 30 pulsações.
Já o Heritage Perpetual Calendar Limited Edition 100, com caixa de 40mm em ouro vermelho, é também uma edição limitada que apresenta um novo movimento de manufatura (calibre MB 29.22) que indica as horas, os minutos, o dia, a data, o mês, as fases da Lua e o ano bissexto de uma forma extremamente legível graças aos seus grandes contadores às 3, 6 e 9 horas. Segundo a marca, o movimento é composto apenas por rodas em contraste com a maioria dos calendários perpétuos que tendem a usar alavancas, numa solução que permite ajustar o relógio por meio da coroa, em ambas as direções. O relógio integra ainda função dual.time e um indicador de 24 horas e é lançado ainda numa versão regular não limitada, com caixa em aço.
A nova coleção é composta ainda por um cronógrafo monopulsante, um modelo GMT, uma versão automática Day Date e um modelo simples automático.
Visite o site oficial da Montblanc para mais informações.
—