Quimera sobre a água

Recuperando a lendária tradição do concierge, eximiamente retratada no filme O Grande Hotel Budapeste, do realizador Wes Anderson, há agora um novo programa pensado para clientes exigentes, a bordo de um luxuoso iate. Fomos experimentar esta sugestiva proposta de serviço e connosco levámos um Ulysse Nardin Marine Chronometer Annual Calendar.

Vista do interior do iate Happy Dreams
O Happy Dreams oferece um inédito e exclusivo conceito sob a curadoria gastronómica do chef Vítor Sobral.

Seja atracado na esplendorosa marina de Cascais, ou a navegar por águas portuguesas, o Happy Dream (Sonho Feliz) oferece um inédito e exclusivo conceito sob a curadoria gastronómica do chef Vítor Sobral, que, a pedido, se encarregará de organizar as refeições, sem menu fixo ou definido: pode ser um banquete confecionado a bordo, finger food ou serviço de catering. Tudo é possível, desde um pequeno-almoço, um brunch, um cocktail ao pôr-do-sol, um jantar romântico, uma festa temática, ou celebrações de casamentos e aniversários. Aqui, os sonhos são à medida da imaginação. Algo que tivemos a oportunidade de usufruir durante uma tarde quente a fechar o verão, levando connosco um Ulysse Nardin Marine Chronometer Annual Calendar 43 mm, um relógio de pulso bem adequado à experiência, tendo em conta a histórica relação da marca com o mundo marítimo.

Ulysse Nardin Marine Chronometer Annual Calendar

O relógio que levámos connosco: Ulysse Nardin Marine Chronometer Annual Calendar. Aço | Corda automática | Ø 43 mm | Relógio cedido por Torres Joalheiros. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Encapsulado num ADN marítimo, o Ulysse Nardin Marine é um relógio inspirado nos históricos cronómetros de marinha sobre os quais a reputação do selo foi fundada. A procura pela excelência na vanguarda técnica avançou em linha com a simplicidade do tempo. Em 2016, para comemorar o 20.º aniversário desta coleção, foi incorporado, pela primeira vez, um calendário anual mecânico — que normalmente requer até 30 componentes. Mas, em busca do princípio da simplicidade, os relojoeiros Ulysse Nardin conseguiram agilizar o sistema para apenas sete elementos. Simples de usar, bonito de se ver, o relógio é o epítome da inovação ao serviço da praticidade, pois apenas requer um ajuste de data uma vez por ano. Este feito em pureza e funcionalidade celebra as conquistas de Ludwig Oechslin, o seu criador, cujo legado passa pela busca de simplicidade, mesmo nas complicações mais difíceis.

A experiência

As comodidades, aliadas a um estilo atemporal, com belos móveis e assentos sumptuosos, proporcionam uma atmosfera elegante e confortável. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Com 23 metros — o que traz vantagens de navegabilidade e atracagem nas marinas, este iate tem o conforto digno de uma mansão, com luxo e sofisticação, aposentos divididos, cozinha, casas de banho amplas com duche e ar-condicionado. O grande deck principal inclui uma cozinha fechada, área para refeições e um salão que se abre para uma extensa cabine de popa. A par disto, pode usufruir de banhos de sol no convés de proa, assim como no alto do flybridge. As impressionantes comodidades, aliadas a um estilo atemporal, com belos móveis e assentos sumptuosos, proporcionam uma atmosfera elegante e confortável, ideal para sociabilizar e divertir-se com a família e os amigos.

Iate Happy Dreams e fotografia de Vítor Sobral e de Pedro Lago de Carvalho
O chef Vítor Sobral e Pedro Lago de Carvalho, promotor da Neptune Windows, levam juntos a bom porto o conceito Happy Dream. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Pedro Lago de Carvalho, promotor da Neptune Windows, empresa proprietária do Happy Dream, juntou-se a Vítor Sobral nesta experiência à medida do sonho de cada um. Apaixonados pelo mar e fervorosamente convictos de que Portugal precisa de mais ofertas exclusivas, prometem dar a conhecer paisagens idílicas, oferecendo o pleno da costa portuguesa, tudo acompanhado da cozinha do chef e das propostas da Bacalhôa Vinhos.

Algumas das iguarias que podem ser servidas no Iate Happy Dream
Algumas das iguarias que podem ser servidas no Iate Happy Dream. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Durante a tarde que ali passámos, aproveitando um belo passeio pelo rio Tejo, tivemos a oportunidade de nos deliciar com algumas iguarias confecionadas pelo chefe de cozinha dos restaurantes e padaria da Esquina e Sofia Oriana, sua assistente: sopa fria de ananás assado, com requeijão e poejos, robalo marinado, mirtilos e tomate, tártaro bovino, cebolinho e caviar, terrina de foie gras, fava tonka, farofa de broa e pistácios, salmão escocês curado, endro, baunilha fresca e pimenta-de-sichuan, mousse de cogumelos, trufas e lombo de porco ibérico, charutos de rosbife, com abacate, tomate confitado e pinhões, bola de enchidos e empadas da Padaria da Esquina. Uma pequena amostra daquilo que pode esperar quem estiver interessado em usufruir da experiência.

Iate Happy Dreams
Durante a tarde que ali passámos, aproveitando um belo passeio pelo rio Tejo, tivemos a oportunidade de nos deliciar com algumas iguarias confecionadas pelo chef. © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Além desta parceria, a equipa do Happy Dream conta com a LS Wedding Planner, de Lucyana Sposito, que trabalha com a Lima-Limão — Festas com Charme, de Liliana Wiestcovsky, e com a Medison’s Bartenders, que prepara as refrescantes Moscow Mules à moda brasileira, com espuma de gengibre. O conceito nada tem de formatado, tampouco de sazonal. O barco está totalmente equipado para proporcionar o melhor conforto possível, mesmo durante o inverno. Flexibilidade esta que também se traduz nos valores. Embora não tabelados, um evento no mar (a capacidade máxima do barco em movimento é de 15 pessoas) pode variar entre os 6.500 euros e 10.500 euros, considerando sempre a duração, especificidade do evento, bebidas, ementa e o número de pessoas. Permanecendo em terra — é possível organizar eventos com o iate atracado na marina de Cascais, os valores aproximados para um máximo de dez pessoas situam-se entre os 3.500 e 7.500 euros. A lotação máxima do Happy Dream é de 20 pessoas, incluindo tripulação. Já em movimento é de 15 pessoas e, para pernoitar, pode acolher até nove pessoas.

Cantemos em uníssono a coragem navegante, em jeito de fado brasileiro, à semelhança de Caetano Veloso nos seus Argonautas: «Navegar é preciso…»

Mais informações:
Happy Dream | Marina de Cascais
Site oficial: https://happydreamcascais.com/
Contacto: concierge@happydreamcascais.com | Tel. (+351) 913205533

Outras leituras