F.P.Journe: deixe-se levar pelo Sonnerie Souveraine numa experiência de som binaural

Num momento em que a F.P.Journe se prepara para deixar de contemplar o Sonnerie Souveraine no seu catálogo, a marca disponibiliza para download, em estreia mundial, a gravação binaural do som produzido por este relógio que é uma das obras-primas do mestre-marselhês. 

Sonnerie Souveraine
Sonnerie Souveraine © F.P. Journe Invenit et Fecit

Num momento em que a F.P.Journe se prepara para deixar de contemplar no seu catálogo o Sonnerie Souveraine, a marca disponibiliza para download a gravação binaural do som produzido por esta que é uma das obras-primas do mestre-marselhês.

A gravação foi feita numa câmara anecoica da EPFL em Lausanne numa experiência única que teve como objetivo oferecer a total imersão no coração do movimento acústico do relógio, numa ação que a marca preparou meticulosamente e que agora é apresentada como estreia mundial.

Aqui fica o vídeo relativo à gravação:

Aproveite, por isso, para aceitar o convite da marca e experienciar, com headphones ( claro!), o seu maravilhoso coração mecânico em funcionamento. Parece mesmo que estamos dentro da caixa do relógio.

Aqui está ele:

Caso prefira fazer o download e guardar este som para si e para sempre, basta aceder à página disponibilizada. Pode ser que ajude a relaxar nestes primeiros dias de outono.

Sonnerie Souveraine

O Grande et Petite Sonnerie Souveraine com Repetição Minutos é uma das maiores (ou mesmo a maior) obra-prima do mestre marselhês. Lançado em 2006, numa caixa em aço, distingue-se pelas suas mais valias a nível técnico: a grande sonnerie faz com que o relógio anuncie acusticamente o tempo a cada hora e ainda antes do anúncio de cada quarto de hora; na opção de pequena sonnerie, omite as horas ao bater de cada quarto de hora; e a repetição de minutos permite soar, a pedido (mediante o pressionar de um botão), as horas, os quartos de hora e os minutos decorridos após o último quarto de hora. Basta dizer que, no modo grande sonnerie, o Sonnerie Souveraine faz soar dois gongos 96 vezes por dia — 35.040 vezes por ano.

Sonnerie Souveraine
O movimento do Sonnerie Souveraine. © F.P. Journe Invenit et Fecit

No entanto, abrindo o apetite para uma nova grande complicação que será lançada em 2019, a F.P. Journe anunciou recentemente que este modelo deixará de estar presente no seu catálogo a partir de 31 de dezembro de 2018, embora garanta que, até lá, irá honrar todas as encomendas feitas do relógio.

Visite o site oficial da F.P.Journe para mais informações.

Outras leituras