Wei Koh entrevista Robert-Jan Broer (fundador do site Fratello Watches e mentor do incontornável #SpeedyTuesday)

O ponto de partida tem piada: vendeu um Peugeot 205 GTI para comprar o seu primeiro Omega Speedmaster, um modelo vintage porque, na altura, o Speedmaster moderno que lhe chamou a atenção tinha um preço mais elevado. Só por isto, apetece logo saber mais. Gostamos de episódios caricatos e que acabam por moldar vidas. E este episódio, que aconteceu em 1999, revelou-se o passo decisivo para o nascimento de uma intensa paixão por relógios e, em especial, pelo Omega Speedmaster.

Nem sempre é fácil perceber paixões como esta. Paixões que entranham e ficam para sempre. No entanto, temos de admitir que, quando uma pessoa é apaixonada por algo, esse entusiasmo transmite-se em cada palavra, arrebanha seguidores e torna-se referência para todos aqueles que também se identificam com a mesma paixão. É essa entusiasmada paixão que tem levado Robert-Jan Broer a seguir um caminho muito próprio na relojoaria. Durante os seus estudos universitários comprou o seu primeiro Speedmaster (um ref. 145.012-67) com a venda do tal Peugeot 205 GTI: “comprei o Speedmaster Calibre 321 em outubro de 1999 e a partir desse momento, a minha vida mudou – dramático, mas é verdade. Não foi só o início de uma coleção de relógios, foi também o início de uma carreira e de uma vida diferente!”

Em 2004, Robert-Jan Broer lançou o site Fratello Watches e, mais tarde, já em 2012, resolveu começar a categorizar os artigos que eram dedicados ao Speedmaster com a expressão ‘Speedy Tuesday’ – isto depois de a ter utilizado no Facebook num wristshot do seu novo Speedmaster Professional. Deste momento até ao viral hashtag #speedytuesday foi um salto óbvio, mas um salto que se traduziu numa espécie de ‘salto gigantesco’ para o que ainda estava para vir. Falamos do lançamento, em 2017, de uma inesperada edição limitada Omega Speedmaster com chancela ‘Speedy Tuesday’, através de uma mediática ação digital que deu muito que falar  e que se voltou a repetir este ano.

É precisamente por isso que recomendamos a leitura da entrevista que Wei Koh (nome incontornável no âmbito do jornalismo relojoeiro) fez a Robert-Jan Broer, publicada há uns dias na Revolution online.

Numa altura em que, de acordo com o que é referido também pelo próprio Broer, a segunda edição Speedy Tuesday – o Omega “Ultraman” Speedy Tuesday 2 – voltou a representar um sucesso, faz-nos sentido conhecer melhor o nome que está por trás deste verdadeiro fenómeno, qual o seu percurso, as suas ideias, as suas convicções, as suas paixões e o modo como uma ideia tão simples se tornou numa pegada incontornável na história da Omega.

Leitura mais do que recomendada. Obrigatória.

Outras leituras