Foram anunciados os galardoados com os Watchstars Awards 2015-2016, uma distinção que teve este ano a sua segunda edição. Enquanto iniciativa levada a cabo pelo Ebner Publishing Group que inclui as publicações WatchTime e Chronos and Uhren Magazine, os prémios são atribuídos por um painel de júri independente que conta com 7o membros. Qualquer relógio pode ser eleito, independentemente da marca, da dimensão e do país de origem, já que não é necessária uma submissão.
—
Os relógios são premiados de acordo com cinco categorias. Vejamos então os vencedores:
1. Classic Stars
Esta categoria compreende relógios mecânicos de três ponteiros que só podem incluir como funções extra a data e a indicação de reserva de corda, e este ano o grande vencedor foi o Omega Globemaster. De acordo com o site WatchTime, o relógio apresentado este ano em Baselworld surpreendeu pelo seu movimento Co-Axial Master Chronometer e a certificação METAS.
2. Technical Stars
Nesta categoria são distinguidos relógios mecânicos com funções que vão além das que estão incluídas na categoria anterior. Neste caso, o prémio foi atribuído ao Zeitwerk Minute Repeater da A. Lange & Söhne, relógio destacado no número 53 da Espiral do Tempo que combina a indicação saltante das horas e minutos com uma repetição decimal dos minutos.
3. Design Stars
Destina-se a relógios com design e materiais inovadores, tanto ao nível da caixa, como dos componentes visíveis. Nesta categoria podem ser distinguidos tanto relógios mecânicos, como relógios de quartzo. O eleito desta edição foi a Legacy Machine 101 de MB&F do qual salta à vista um impressionante vidro de safira abobadado.
4. Stars for a Lifetime
Independentemente de serem mecânicos ou de quartzo, os relógios consagrados nesta categoria são distinguidos por serem encarados como clássicos intemporais. E a Omega voltou a ser galardoada, mas neste caso com o Omega Speedmaster Professional Moonwatch. Entre os aspetos que pesaram na escolha estão o design, as caraterísticas técnicas e a sua herança de associação à exploração da Lua.
5. New Stars
Inclui novos modelos que se destacaram pela sua aceitação de sucesso no mercado e neste caso a Tudor — marca que tem surpreendido este ano, principalmente pelos resultados obtidos no Only Watch ou pelo prémio recebido no Grand Prix d’Horlogerie de Genève — foi a grande vencedora com o seu novíssimo North Flag, o primeiro relógio da marca equipado com movimento in-house.
Para mais informações, consulte o site oficial dos WatchStars Awards.
—