A magia por trás do novo ‘Knights of the Round Table: The Omniscient Merlin’

O novo Knights of the Round Table: The Omniscient Merlin da Roger Dubuis é o primeiro de uma saga de três relógios dedicados a Merlin, o mago conselheiro do lendário Rei Artur. A marca suíça continua assim a inspirar-se nas narrativas do ciclo arturiano para dar origem a pequenas grandes maravilhas de pulso. Aqui ficam cinco notas sobre este novo relógio.

Os relógios contam histórias, estamos sempre a dizer. Mas há uns relógios que contam mais histórias do que outros. É o caso das edições limitadas da saga Knights of the Round Table que a Roger Dubuis começou a lançar em 2013 pertinentemente na linhagem Excalibur. Como o nome o indica, os ilustres Cavaleiros da corte do lendário Rei Artur são as figuras centrais das 12 edições limitadas que conseguimos contar até ao momento. Mas, agora, um novo capítulo começa. E o legado de Merlin surge, como que por magia, no mostrador de um novo relógio.

1 | A lenda

Limitado a 28 exemplares, o Knights of the Round Table: The Omniscient Merlin é apresentado como o primeiro de uma saga de três relógios dedicados a Merlin, personagem que tanto faz parte do imaginário arturiano. Desta vez, a história continua com a entrada em cena da dramática paisagem de colunas prismáticas hexagonais de basalto vulcânico que compõem a Calçada dos Gigantes, localizada na Irlanda do Norte e classificada como Património Mundial da UNESCO. Aqui fica um vídeo da marca que nos mostra a base de inspiração:

| Vídeo: Roger Dubuis, via Youtube

Algumas lendas dizem que o mago conselheiro do Rei Artur se terá deixado encantar pela beleza natural deste lugar e, em honra do Rei Pendragon, acabou por transportar as pedras hexagonais para a planície de Salisbury, em Inglaterra, criando o círculo hoje conhecido como Stonehenge, monumento fundamental na narrativa que levou ao nascimento de Artur e à demanda do Santo Graal. A paisagem que tanto encantou Merlin foi assim replicada em miniatura, com as míticas pedras a elevarem-se no centro, ao mesmo tempo que são protegidas pelos 12 incansáveis Cavaleiros.

Os 12 Cavaleiros da Távola Redonda no lugar dos indexes horários protegem a Calçada dos Gigantes | Foto: Roger Dubuis

2 | A ‘pequena’ Calçada dos Gigantes

Cada mostrador é construído a partir de uma placa base em ouro rosa, na qual são feitos furos e secções hexagonais, antes de ser revestida a PVD preto. Depois, várias secções do ouro que ficou revestido são reveladas com recurso a laser e melhoradas com um padrão raiado, para maior profundidade, ou com acabamento mate. Segue-se a aplicação dos pequenas 56 blocos hexagonais – com alturas que variam entre os 0,2mm e os 3,7mm.

A Calçada dos Gigantes é replicada em miniatura com recurso a 56 blocos elevados de diferentes materiais e de diferentes dimensões. A aplicação em marchetaria contemplou ainda uma ligeira inclinação para acentuar o efeito de profundidade e volume | Fotos: Roger Dubuis

A marca refere que optou por 28 blocos de basalto autêntico, nove blocos de ouro rosa maciço, 10 blocos de vidro preto Murano e nove blocos de vidro transparente que, em conjunto, contrastam uns com os outros, sem anular as suas caraterísticas próprias. Por outro lado, para acentuar o efeito de volume e profundidade, os blocos estão montados em marchetaria para traduzir a paisagem natural que serve de inspiração, como também sofrem de uma ligeira inclinação com um ponto de fuga no centro do mostrador.

3 | Os Cavaleiros

Nesta edição limitada, a Roger Dubuis voltou a contar com a presença dos Cavaleiros da Távola Redonda para marcarem posição no lugar das horas e, mais uma vez, cada cavaleiro tem as suas particularidades. Feitas de ouro rosa e microgravadas, as figuras revelam posições únicas e transmitem a sensação de movimento e de força, ao mesmo tempo que seguram nas suas espadas. Tal como nas diversas narrativas associadas ao Ciclo Arturiano, cada personagem tem a sua história.

As microesculturas que representam os Cavaleiros são feitas de ouro rosa e depois gravadas de modo a revelar as caraterísticas singulares de cada personagem | Fotos: Roger Dubuis

Feitas de ouro rosa e microgravadas, as figuras têm como base mock-ups em resina criados a partir de desenhos iniciais. Depois, são feitas digitalizações 3D, seguidas de moldagem e fundição em ouro rosa para dar vida a Cavaleiros de 6mm de altura e respetivo equipamento bélico. Por fim, cada figura é detalhadamente gravada, antes da aplicação de uma pátina preta para suavização do brilho e destacar pormenores do relevo.

4 | Janela para o tempo

A imponente caixa de ouro rosa tem 45mm de diâmetro e eleva-se mais ainda graças à janela em vidro que se encontra entre a estrutura da caixa e o bisel. Desta forma, é possível não apenas ver as horas através do vidro de safira superior, como também acompanhar, através de diferentes ângulos, os detalhes das microesculturas que animam o mostrador do relógio.

Os detalhes do mostrador podem ser apreciados pela lateral do relógio. A coroa é protegida por protetores em forma de uma guarda de espada | Foto: Roger Dubuis

Além disso, o protetor da coroa tem a forma de uma guarda de espada, numa alusiva à espada cravada na pedra que esteve na base do caminho de Artur enquanto rei. Claro que a coroa também tem algo a dizer: a sua base é decorada com uma… coroa.

5 | O Calibre

O novo Knights of the Round Table: The Omniscient Merlin da Roger Dubuis é alimentado pelo Calibre Monobalancier RD821 de corda automática, com 172 componentes e de construção compacta, de modo a permitir a que os Cavaleiros mantenham a sua posição. Com 14 diferentes tipos de acabamento manual, o movimento é certificado pelo Poinçon de Genève. A massa oscilante de 360° é inspirada nos vitrais dos castelos medievais e pode ser contemplada através do fundo da caixa, protegido por vidro de safira.

Também no fundo é possível descortinar uma citação de Merlin que, além de mago no imaginário arturiano, surge também como personagem fundadora da ordem dos Cavaleiros da Távola Redonda: «Em torno desta mesa, os cavaleiros mais corajosos reunir-se-ão como iguais. Partirão em busca de aventura, corrigindo erros, protegendo os fracos e humilhando os orgulhosos.» Esta mesma citação tem sido utilizada pela marca em todos os modelos Knights of the Round Table.


Continue connosco: