A Academia de Música de Brooklyn foi o palco escolhido para anunciar os mentores e discípulos que vão protagonizar a edição de 2023-2024 do programa Rolex Mentor & Protégé. Dá-se assim início a mais um ciclo de colaborações criativas.
Em vésperas de celebração do Dia Mundial da Música, relembramos uma iniciativa que tem apoiado a área da Música, mas também outras disciplinas artísticas. Falamos do programa Rolex Mentor & Protegé Arts Initiative que conta com duas décadas de vida.
Fundado em 2002, este programa foi criado com o objetivo de apoiar novas gerações de artistas de diferentes áreas, dando-lhes a oportunidade de usufruir de um período de mentoria com nomes reconhecidos, numa lógica de passagem de conhecimento de geração em geração. De dois em dois anos, um novo quadro de mentores é apresentado, e cabe a cada mentor estabelecer um perfil de aprendiz com o qual gostaria de trabalhar.
E foi neste âmbito que, nos dias 9 e 10 de setembro, decorreu a Rolex Arts Weekend, numa parceria entre a Rolex Mentor & Protegé Arts Initiative e a Brooklyn Academy of Music (BAM), um centro multidisciplinar em Nova Iorque. O evento resultou em dois dias de conversas, performances e instalações que contaram com a presença de nomes como Spike Lee, Phyllida Lloyd, Lin-Manuel Miranda e Carrie Mae Weems e dos jovens artistas com quem tiveram dois anos de colaboração criativa durante o período 2021-2022 do programa que tem assinatura Rolex.
Agora, encerrado mais um ciclo, foram recentemente anunciados os mentores e discípulos que serão protagonistas do ciclo 2023-2024 do programa. Contando com os nomes agora divulgados, o programa Rolex Mentor & Protegé já reuniu 63 dos maiores artistas do mundo com 63 jovens talentos — do cinema, à dança, passando pela literatura, pelo teatro, pela música, pela arquitetura e pelas artes visuais. Martin Scorcese, Trisha Brown, Mario Vargas Llosa, Sir Peter Halle, Gilberto Gil, Peter Sellars, David Hockney foram algumas dessas personalidades. Enquanto mentores, cada um dos mentores acompanhou jovens em ascensão nas respetivas disciplinas, de modo a – tal como acontece na relojoaria tradicional – legarem um saber, transmitirem os seus conhecimentos e propiciarem a partilha de experiências criativas.
Em língua portuguesa, foram três os participantes até ao momento: o arquiteto Álvaro Siza Vieira participou como mentor na edição de 2003-2004, acompanhando o arquiteto Sahel Al-Hiyari; o escritor Mia Couto também participou como mentor no ciclo 2016-2017 como mentor de Julián Fuks. Já o compositor Vasco Mendonça foi o primeiro português a conquistar um lugar como discípulo neste projeto e participou na edição de 2014/ 2015, enquanto primeira escolha da compositora finlandesa Kaija Saariaho, sua mentora.
Mentor & Protégé 2023-2024
O escultor ganês El Anatsui, no domínio das artes visuais, a escritora britânica Bernardine Evaristo, no domínio da literatura, o cineasta chinês Jia Zhang-Ke, no domínio do cinema, a arquiteta francesa Anne Lacaton, no domínio da arquitetura, e a cantora de jazz norte-americana Dianne Reeves, no domínio da música vão ser os mentores da edição 2023-2024 do programa Mentor & Protégé da Rolex. O seu papel vai ser orientar discípulos de várias partes do mundo numa colaboração criativa que decorrerá durante os próximos dois anos.
Sendo assim, cada um dos nomes mencionados selecionou respetivamente como discípulos a artista visual sul-africana Bronwyn Katz, a escritora ganesa Ayesha Harruna Attah, o realizador filipino Rafael Manuel, a arquiteta arménio-libanesa Arine Aprahamian e a compositora sul-coreana Song Yi Jeon.
«A Rolex está profundamente grata aos mentores pelo seu compromisso para com o avanço do talento artístico da próxima geração por meio da tradição insubstituível de troca e inspiração individual. Também alargamos os nossos parabéns aos protégés, que agora se juntam à comunidade artística global e multi-geracional que cresceu nas últimas duas décadas» , refere Rebecca Irvin, que dirige o programa. «Vai ser entusiasmante ver como as colaborações criativas neste novo ciclo irão ocorrer novamente acima de qualquer barreira de geografia e cultura, bem como de idade, e esperamos celebrar todos os mentores e protegidos dos últimos 20 anos no próximo ano num encontro excepcional da Rolex Arts.»
Os novos mestres e discípulos foram anunciados numa cerimónia durante o Rolex Arts Weekend, um evento que teve lugar na Academia de Música de Brooklyn.