Depois do renascimento do Power Design Project, a Seiko Watch Corporation anunciou a exposição dedicada à edição de 2024 desta iniciativa. A ideia é encorajar designers in-house a explorarem a essência dos relógios num estilo diferente dos códigos regulares do seu trabalho.
Em 2023, a Seiko Watch Corporation anunciou o relançamento do Power Design Project, uma iniciativa experimental lançada em 2001 para os designers da Seiko, e liderado por Naoto Fukasawa, então designer de produto da marca. O objetivo era levá-los a explorar a essência dos relógios num estilo diferente dos códigos regulares do seu trabalho. Com base em temas anuais, os designers eram convidados a dar asas à sua criatividade e a refletirem sobre o futuro da Seiko.
O resultado desta iniciativa traduziu-se em protótipos com linhas originais e únicas apresentados ao público em exposição. Por outro lado, alguns chegaram mesmo a ser comercializados. No entanto, o Power Design Project acabou por ser descontinuado para renascer em 2022 sob o tema ‘Renascimento’, precisamente. Os sete relógios criados no âmbito da iniciativa estiveram em exibição na Seiko Seed, em Harajuku, Tóquio, no início de 2023. Agora, a marca anunciou que o mesmo espaço recebe a exposição alusiva à segunda edição pós renascimento do Power Design Project. O tema: ‘Incredibly specialized watches’.
Incredibly specialized watches
A abordagem é a mesma, ou seja, sete designers internos foram desafiados a criar relógios altamente exclusivos de um modo totalmente diferente do âmbito regular do seu trabalho. O desafio passou assim por expressar uma nova abordagem relojoeira através de relógios com designs especializados dedicados a funções específicas.
As designações das peças são bem sugestivas, do género gourmet, isto é, falam por si: 1) Hide-and-seek, inspirado pelo jogo de crianças com o mesmo nome e desenhado por Masanori Kawamura; 2) Patternmaker, inspirado nas almofadas de alfinetes usadas na confeção de vestuário e desenhado por Kotaro Usugami; 3) Sukiyaki Watch, inspirado por um prato tradicional japonês e desenhado por Akira Yoshida; 4) Panda Lovers, dedicado a todos aqueles que adoram pandas e desenhado por Kiyotaka Sakai; 5) Masking Tape enthusiasts, inspirado nos rolos de fita cola colorida e desenhado por Yugo Hibayashi; 6) Sunny men, ligado à natural relação que existe entre o tempo e o Sol, desenhado por Yu Ishihara; 7) Ambidextrous para pessoas ambidestras e desenhado por Kento Ito.
A Seiko criou um animado site dedicado ao projeto que vale mesmo a pena visitar. Ali todos os pormenores de funcionamento e inspiração para o design são explicados e podemos ainda descobrir comentários de pessoas criteriosamente selecionadas, consoante o conceito base. O curioso no resultado final passa pelo facto de cada relógio ter um lado funcional que não passa por complicações relojoeiras, mas antes complicações que são quase ferramentas. O MacGyver iria gostar de usar alguns destes modelos, certamente.
Depois, é engraçado ver como as inspirações se cruzam além fronteiras. Por exemplo, depois de a Chanel ter criado uma coleção inspirada na almofada de alfinetes usada pela fundadora da marca, vemos agora nascer um divertido relógio em que a função das almofadas de alfinetes é levada à letra. A comida também não é esquecida, tal como aconteceu com os recentes Studio Underd0g, nem o cognome ‘panda’ que tanto faz parte da gíria de aficionados de relojoaria.
Os relógios criados no âmbito da segunda edição do renascido Power Design Project estarão expostos na Seiko Seed, em Tóquio, até ao dia 31 de janeiro de 2024. Nenhuma das peças está para venda.