Watches and Wonders 2023: algumas das surpresas Chanel

Em Genebra, a marca francesa apresentou diversos novos relógios que se distinguiram, acima de tudo, pela originalidade. Destacamos três dos novos lançamentos, tendo como base o seu conceito criativo e elementos decorativos.

Em Genebra | O stand da Chanel no Watches and Wonders 2023 revelou-se particularmente curioso. Mas curioso, com classe e distinção. Porquê? Porque, ao seu esquema base decorativo, num jogo entre tons brancos e pretos e reflexos – semelhante ao do ano passado – a marca francesa acrescentou um original elemento: várias esculturas em preto que são impressões 3D em resina e em tamanho real de Amanda Sanchez, embaixadora da marca francesa.

O stand da Chanel no Watches and Wonders 2023
O stand da Chanel no Watches and Wonders 2023 | © Cesarina Sousa / Espiral do Tempo

O efeito global revelou-se surpreendente e bastante animado, até porque as pessoas que por ali passavam acabavam por interagir com as esculturas (tirando fotos com elas, por exemplo) ao mesmo tempo que contemplavam as novidades nelas apresentadas. Ao longe, era até difícil de perceber se as silhuetas que faziam parte do set-up eram ou não pessoas reais e o enorme ecrã que servia de pano de fundo ao cenário ainda mais contribuiu para toda a magia do espaço.

Mas fora o cenário, também as novidades foram motivo de conversa. Mais uma vez, a Chanel não desiludiu em termos de originalidade e mesmo de qualidade o que significa que 2023 foi bem rico em lançamentos no que diz respeito a relógios. De todos esses lançamentos, resolvemos hoje (e para já) destacar três, pelo modo como unem conceitos criativos e elementos decorativos de forma muito especial.

J12 Cybernetic 38mm

Inspirada nos mundos da ficção científica, das viagens no espaço e no tempo, este ano a Chanel apresentou uma coleção cápsula denominada Chanel Interstellar. E mais do que o tema que inspirou os novos e exclusivos modelos, foram os novos modelos em si que despertaram realmente o interesse, acima de tudo pela originalidade do conceito e da sua materialização. De todos eles, há um que nos cativou de imediato: o J12 Cybernetic.

Chanel J12 Hyper Cybernetic e J12 Cybernetic
J12 Hyper Cybernetic e J12 Cybernetic | © Chanel

Fiel ao conceito de formato redondo da coleção lançada no ano 2000, o carismático relógio viu a sua caixa de cerâmica ser reinventada, ou melhor, pixelizada, seguindo a lógica de caixa de duas cores que já conhecemos do J12 Paradoxe, por exemplo. Numa nova interpretação gráfica do relógio, o efeito de pixel acontece através através das cores e do próprio motivo decorativo – da esquerda para a direita, o preto da luneta e do mostrador vão gradualmente dando lugar a pixéis brancos que se prolongam até ao outro lado da caixa, numa original forma de trabalhar a cerâmica.

A simbologia também está lá: o impacto do mundo digital no mundo real.

Com bracelete de cerâmica, o J12 Cybernetic tem 38mm de diâmetro, está equipado com movimento automático produzido na Manufatura Kenissi e tem certificado COSC. O relógio está ainda disponível numa versão em preto mate cravejada de diamantes.

J12 Eclipse Box

Uma ideia tão simples quanto espetacular que brinca com o conceito do eclipse, num estojo produzido como exemplar único que contempla sete J12. O primeiro relógio do conjunto é totalmente em cerâmica branca e o último é totalmente em cerâmica preta mate. Pelo caminho, os outros modelos vão sendo verticalmente pontuados por cerâmica preta, mimetizando o efeito de sombra de um eclipse. Os relógios têm caixas de 38mm e luneta fixa com anéis de cerâmica de corte baguette e o mesmo efeito no mostrador.

Chanel J12 Eclipse
Chanel J12 Eclipse | © Chanel

O fundo em vidro de safira permite contemplar o Calibre 12.1 de corda automática, com certificado COSC e revestimento preto. Tem uma reserva de corda de 70 horas e indica as horas, os minutos e os segundos.

Mademoiselle Privé Pique-Aiguilles

Enquanto trabalhava, Gabrielle Chanel usava sempre, ao pescoço, uma tesoura suspensa por uma fita e, no pulso, uma almofada de alfinetes. Pois bem, e porque não fazer algo com esta ideia base? Afinal, o mundo da Chanel faz-se muito do mundo de Coco Chanel e, no caso dos novos Mademoiselle Privé Pique-Aiguilles, esta ideia é mesmo levada à letra. E é o próprio Arnaud Chastaingt, diretor do Chanel Watchmaking Creation Studio, que explica como partiu do conceito de almofada de alfinetes para dar asas à imaginação e criar uma coleção de relógios de pulso, completamente inesperada:

Chanel Mademoiselle Privé Pincushion Lace Motif
Chanel Mademoiselle Privé Pincushion Lace Motif | © Chanel

« Gosto da imagem desta joia funcional que adorna os pulsos das costureiras. Sou fascinado pelo design de objetos cuja arquitetura é produto de uma necessidade prática. Em termos de estilo, a alfineteira impõe autoridade no pulso, com presença e impacto. O seu formato descomunal não diminui em nada o conforto, e adapta-se a todos os pulsos. Adoro o desenho aleatório das agulhas na superfície da almofada. Organizadas ou desorganizadas, as cabeças de alfinetes espetadas na cúpula de tecido criam um efeito decorativo que evolui com o andamento do trabalho da costureira. Adotei o espírito desta ferramenta para criar um relógio. Enquanto a sua arquitetura tem a ousadia da simplicidade, o seu mostrador oversized brinca com o excesso e oferece um incrível espaço de expressão.»

Chanel Mademoiselle Privé Pique-Aiguilles Tweed Motif
Mademoiselle Privé Pique-Aiguilles Tweed Motif | © Chanel

Na prática, foram assim criados vários relógios com caixas de 55 mm e com mostradores que têm como base diferentes motivos decorativos: o Mademoiselle Privé Pique-Aiguilles Pearls Motif watch tem como base uma composição de joias espalhadas sobre tweed; o Mademoiselle Privé Pique-Aiguilles Lace Motif watch é animado por uma renda de camélias; o Mademoiselle Privé Pique-Aiguilles Tweed Motif watch tem como cenário um casaco de tweed em fase de modelagem; o Mademoiselle Privé Pique-Aiguilles Embroidery Motif watch destaca-se pelo mostrador com um bordado de diamantes; e o Mademoiselle Privé Pique-Aiguilles Quilted Motif watch integra uma composição de malas icónicas.

Diamantes e revestimento em ouro dão um toque ainda mais especial a estas peças já de si marcantes. Cada relógio é limitado a 20 exemplares.


Outras leituras