fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Seiko Prospex The Alpinist Re-creation 1959

Um modelo mítico nunca antes recreado está a deixar os aficionados da Seiko a trepar pelas paredes — o que até se justifica, tendo em conta que se trata da reedição do Alpinist de 1959 e que é talvez a mais cobiçada das novidades já apresentadas este ano pela marca nipónica.

Original Seiko The Alpinist
O original: o Laurel Alpinist de 1959 | © Seiko

Fundada em 1881, a Seiko está a celebrar o seu 140º aniversário e já apresentou um lote de variadas edições comemorativas para todos os gostos e bolsas — mas houve um modelo em particular que prendeu as atenções devido a uma estética muito vincada e de evidente pendor vintage, sem esquecer todo o seu simbolismo histórico: o Alpinist Prospex 1959. Foram também lançadas três outras variantes Alpinist (com mostrador antracite, creme e verde) inspiradas naquele que é considerado o primeiro modelo desportivo da Seiko, mas de interpretação moderna e preço mais acessível; a verdadeira estrela foi mesmo a reedição do modelo criado para os montanhistas e alpinistas japoneses no final da década de 50.

Laurel Alpinist

O então denominado Laurel Alpinist apresentava uma caixa tripartida de 35 milímetros de diâmetro e albergava um Calibre Seikosha de corda manual, sendo caraterizado por um mostrador onde sobressaíam os marcadores triangulares nos quatro pontos cardeais e as inscrições «Seiko Laurel» e «Alpinist»; para reforçar o estilo que se queria robusto e para uma melhor segurança no pulso dos alpinistas, o relógio foi dotado de uma correia tipo Bund a reforçar a correia normal — produzindo um visual muito específico que entrou para a lenda da marca nipónica. O facto de ser também um modelo muito raro de encontrar alimentou ainda mais o mito.

Seiko Prospex The 1959 Alpinist Modern Re-interpretation SPB243 de mostrador preto e correia em aço.
Uma das três variantes ‘contemporâneas’ também lançadas: o Prospex The 1959 Alpinist Modern Re-interpretation SPB243 | © Seiko

Apesar desse estatuto lendário do Alpinist original, a Seiko nunca o inseriu no lote dos modelos históricos que foram sendo reeditados nos últimos tempos… até agora. No ano do 140º aniversário da marca nipónica e no meio de tantas edições especiais, o Alpinist Prospex 1959 com a referência SJE085J1 faz mesmo figura de estrela da companhia e já tem tido enorme procura.

Prospex The Alpinist Re-creation 1959

A execução é muito próxima do original, com uma caixa ligeiramente maior (36,6mm de diâmetro por 11,1mm de espessura) e vidro de safira em vez de plexiglass, para além de uma estanqueidade reforçada até aos 100 metros. De resto, as semelhanças são evidentes: luneta fina e achatada, asas finas com inclinação lateral, fundo da caixa e coroa de rosca.

Mostrador preto do Seiko Prospex The 1959 Alpinist Re-Creation SJE085J1
O novo Alpinist Prospex 1959 Re-Creation SJE085J1 foi lançado numa única versão de mostrador preto | © Seiko

Se o mostrador do Laurel Alpinist de 1959 estava então disponível em preto ou em creme, o novo Alpinist Prospex 1959 foi lançado numa única versão de mostrador preto. Os triângulos e bastões são naturalmente inspirados no original, sendo preenchidos com Lumibrite para uma legibilidade fácil mesmo em condições de luz difíceis. Mas o relógio inclui um par de diferenças óbvias que talvez não agradem tanto aos puristas: há uma janela para a data aberta entre as 4 e as 5 horas e a inscrição «Seiko Laurel» dá lugar ao logotipo Seiko normal, enquanto a tipografia Alpinist é substituída pela designação Automatic.

Seiko Prospex The 1959 Alpinist Re-Creation SJE085J1 com fundo com uma vista para montanhas
A correia de tipo ‘Bund’ faz parte da aura do Alpinist Prospex 1959 | © Seiko

A atualização mecânica é significativa e será mais do agrado dos aficionados da firma japonesa. O Alpinist Prospex 1959 surge motorizado pelo Calibre 6L35, um movimento automático de escassa espessura que tem sido aplicado também noutras peças de relevo da marca. A fiabilidade mecânica faz jus à reputação da Seiko, embora as suas características de funcionamento sejam relativamente normais — com a sua frequência de 4Hz e as 45 horas de reserva de corda.

A completar o visual está, obviamente, uma correia dupla de estilo militar que pretende evocar a do original, mas que parece esteticamente ainda melhor graças a um rico tom acastanhado do conjunto e ao pespontado ziguezagueante na correia convencional. Haverá quem prefira retirar a base mais larga da correia para usar o relógio com a correia normal que lhe dá um visual mais ‘civil’, mas a composição do tipo Bund seguramente que terá os seus adeptos que pretendem um look diferente e que não serão seguramente alpinistas sociais… a Seiko é mais para outro tipo de público.

As nossas impressões

Com um formato midsize bem maneirinho, o Alpinist Prospex 1959 está limitado a 1959 peças e será distribuído a partir do próximo verão com uma etiqueta à volta dos 3250 euros. O preço é substancial, mas equivale à qualidade de construção e ao simbolismo de uma peça de tiragem restrita que será muito procurada e, consequentemente, valorizada. Para os aficionados que não conseguirem agarrar um dos exemplares ou que não queiram desembolsar tanto, há sempre as tais três variantes revivalistas Alpinist Prospex mais acessíveis e de estilização contemporânea que passam a figurar permanentemente no catálogo regular da marca, a par dos modelos Alpinist de duas coroas já existentes: com 38mm de diâmetro e 12,9mm de espessura, apresentam proporções um pouco mais modernas sem perder a dimensão retro e há uma bracelete metálica na equação. O preço, à volta dos 775 euros, também é bem diferente do alpinista-mor…


Características Técnicas

Seiko
Prospex The Alpinist Re-creation 1959
Ano de lançamento | 2021
Edição limitada a 1959 exemplares.

Referência | SJE085J1
Movimento | Mecânico de corda automática, calibre 6L35, 28.800 alt/h, 26 rubis, 45 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa Ø 36,6 mm | Aço. Vidro de safira com tratamento antirreflexos. Resistância magnética: 4.800 A/m. Estanque até 100 metros.
Bracelete | Calfe com opção de composição com bracelete do tipo Bund.
Preço aproximado na Europa | 3.000 €

Seiko Prospex The 1959 Alpinist Re-Creation SJE085J1 visto de frente
Prospex The Alpinist Re-Creation 1959 SJE085J1 © Seiko

Visite o site oficial da Seiko para mais informações.

Outras leituras