Speake Marin com dobradinha púrpura e ocre

Duas inspirações veladas estão por trás da criação de dois modelos da Speake Marin: o novo Openworked Tourbillon Purple Hour, estreado no recente Geneva Watch Days; e o Openworked Dual Time Terracotta, apresentado no ano passado.

Em Genebra

Prossegue a explosão de cores que emanou do cinzentismo da pandemia — e as marcas de alta-relojoaria cada vez receiam menos investir em tonalidades ou combinações cromáticas anteriormente consideradas demasiado ousadas. É o caso da Speake Marin, fundada em 2002 pelo mestre relojoeiro londrino Peter Speake e pela sua então mulher Daniela Marin; a marca entretanto desenvolveu-se sem os  fundadores e atualmente apresenta uma interessante coleção dominada pela linha de design integrado Ripples e pela linha assente na emblemática caixa Picadilly. E é da linha Picadilly que sai a sua mais recente proposta: o Openworked Tourbillon Purple Hour, que conhecemos no Geneva Watch Days um ano depois de termos apreciado o Openworked Dual Time Terracotta no VO’Clock da Vicenzaoro.

Relógio Openworked Tourbillon Purple Hour
No pulso: o novo Openworked Tourbillon Purple Hour da Speake Marin | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

E se as imagens de produção que então acompanharam o Openworked Dual Time Terracotta estavam associadas aos courts de terra batida, o novo Openworked Tourbillon Purple Hour evoca imediatamente outra origem tenística. Mesmo que Roland Garros e Wimbledon (dois torneios difíceis de ganhar no mesmo ano; os pisos distintos dificultam a ‘dobradinha’) estejam oficialmente associados a outra marca relojoeira, o tom ocre e a tonalidade violeta são cores universais — e têm essa conotação inerente para qualquer adepto da modalidade das raquetas. Ficam também especialmente bem em exercícios relojoeiros de grande qualidade, como os da Speake Marin.

A hora púrpura

E o Openworked Tourbillon Purple Hour é mesmo a nova obra-prima da marca suíça fundada por um britânico. Um relógio adornado com um roxo profundo e luminoso que exalta a sofisticação da sua arquitetura mecânica. E, se a inspiração tenística é discretamente assumida, a cor baseia-se declaradamente no momento mágico em que o céu se transforma em tons místicos ao fim da tarde e ao cair da noite… numa criação que, diz a Speake Marin, «combina emoção, poesia e excelência relojoeira». É esse o poder da cor especificamente escolhida.

Relógio Openworked Tourbillon Purple Hour
O Openworked Tourbillon Purple Hour apresenta uma forte componente openworked | Foto: Speake Marin

Mas o Openworked Tourbillon Purple Hour é mais do que uma explosão de cor. Sob o vidro de safira antirreflexo, destaca-se um turbilhão volante cuja dança hipnótica contrasta com um mostrador tridimensional em PVD roxo que capta e reflete a luz em múltiplas variações. Alimentado pelo Calibre SMA05 de produção interna com microrrotor integrado e visível numa abertura às 5 horas, apresenta uma generosa autonomia de 72 horas.

Relógio Openworked Tourbillon Purple Hour
Hora púrpura: o Openworked Tourbillon Purple Hour com caixa em titânio | Speake Marin

A emblemática caixa Piccadilly foi esculpida em titânio de grau 5 e está disponível em diâmetros de 38 mm ou 42 mm. Graças ao material escolhido, o Tourbillon Purple Hour combina leveza, resistência e sofisticação técnica. Para reforçar o tom dominante do mostrador, a bracelete em pele de bezerro roxa texturada completa o seu charme cromático e a sua estilização contemporânea.

A opção ocre

Se o Openworked Tourbillon Purple Hour coloca em destaque o turbilhão e o roxo, o Openworked Dual Time Terracotta é um relógio dotado de dois fusos horários e assenta numa tonalidade alaranjada ou ocre.

Relógio Openworked Tourbillon Purple Hour
Os Speake Marin Openworked Dual Time Terracotta e Openworked Tourbillon Purple Hour | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

A Speake Marin apresenta-o como uma ousada criação inspirada na beleza das paisagens mais evocativas do mundo e associa o seu nome ao barro, à terracota. As imagens escolhidas para a produção fotográfica apresentam o pó-de-tijolo que serve de base aos courts de terra batida. De qualquer das formas, o tom é especialmente apelativo e a opção por uma correia de pele ou bracelete em cauchu branca contrastante torna o Openworked Dual Time Terracotta ainda mais apelativo e… tenístico.

Relógio Openworked Dual Time Terracotta Speake Marin
No pulso: o Openworked Dual Time Terracotta da Speake Marin | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Com um mostrador vazado (a designação openworked significa uma espécie de esqueletização mecânica contemporânea na terminologia relojoeira), o Openworked Dual Time Terracotta revela uma micromecânica intrincada emoldurada pela emblemática caixa Piccadilly que existe desde os primórdios da marca. confecionado em titânio de grau 5, tal como o mais recente Openworked Tourbillon Purple Hour, combina elegância e conforto num relógio resolutamente moderno. Com a peculiar tonalidade terracota/ocre/laranja e um visual particularmente apelativo, o Openworked Dual Time Terracotta apresenta um espírito de aventura muito especial e foi pensado para os viajantes.

Relógio Openworked Dual Time Terracotta da Speake Marin
O Openworked Dual Time Terracotta da Speake Marin com bracelete branca em cauchu | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

O segundo fuso horário surge num submostrador de 24 horas às 9 horas, com indicação dia/noite em dois tons (preto/cinzento). A data retrógrada é apresentada numa escala à 1h30. O Openworked Dual Time Terracotta é alimentado pelo Calibre SMA02 de manufatura, com microrrotor integrado.

Quase quarto de século

Fundada em Genebra em 2002 e a comemorar em breve um quarto de século de vida, a Speake Marin personifica uma mescla de herança relojoeira britânica e artesanato tradicional suíço. Adquirida pela empresária Christelle Rosnoblet em 2012, a marca continua o legado do seu fundador e tem apresentado modelos especialmente interessantes.

Um relógio especial: o Speake Marin Promenade à New York Reuge x ECAL Slightly Windy Golden Leaves | Foto: Speake Marin

Como companhia relojoeira independente, a Speake Marin goza de liberdade criativa e pode ousar tanto técnica como esteticamente em nome de aficionados que procuram peças fora do comum.

Design integrado: o Ripples Gold | Foto: Speake Marin

Atualmente, todas as suas linhas da Speake Marin são propostas apenas em edições limitadas.Todos os relógios da marca incluem movimentos de fabrico interno ou excecionais — com a ajuda do atelier especializado Cercle des Horlogers.

Le Cercle des Horlogers

Cada exemplar Speake Marin é desenvolvido, montado e controlado num atelier de alta relojoaria denominado Le Cercle des Horlogers e localizado na região de Neuchâtel, na Suíça. Christelle Rosnoblet começou a investir em 2014 no Le Cercle des Horlogers, especializado na investigação e desenvolvimento de movimentos de alta relojoaria. O objetivo consistia em adquirir os recursos para controlar o desenvolvimento de todos os relógios Speake Marin e ganhar independência no fornecimento de movimentos, estabelecer o padrão de qualidade técnica e executar a criatividade da marca.

Relógio Openworked Tourbillon Purple Hour
O Calibre SMA05 que alimenta o Openworked Tourbillon Purple Hour | Foto: Speake Marin

O Cercle des Horlogers reúne uma equipa qualificada de engenheiros, designers e relojoeiros que deu à Speake Marin doze calibres: SMA01, SMA01-3, SMA02, SMA03, SMA03T, SMA03T20, SMA03TD, SMA05-1, SMA05-2, SMA-HH02, SMA-HH06 e o mais recente SMA07 — um calibre automático ultrafino, com apenas 3,25 mm de espessura, equipado com um microrrotor integrado e uma roda de balanço de 5 Hz (36.000 vph). É o movimento que, por exemplo, impulsiona o Ripples Skeleton.

Outro colorido exemplar Dual Time da marca | Foto: Speake Marin

A Speake Marin possui também o seu próprio estúdio de criação em Genebra, que coopera estreitamente com a equipa de desenvolvimento do Le Cercle des Horlogers em cada criação: mostrador, caixa ou movimento. O Mmais recente modelo a integrar a coleção é o Openworked Tourbillon Purple Hour.

Algumas caraterísticas técnicas:

Speake Marin
Picadilly Openworked Tourbillon Purple Hour
Ano de lançamento | 2025
Referência | 913811570 (38 mm); 914211570 (42 mm)

Relógio Openworked Tourbillon Purple Hour

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre SMA05, com microrrotor integrado e turbilhão volante de 60 segundos (peso: 0,56gr); 290 componentes; frequência de 21.600 alternâncias/hora (3 HZ); 33 rubis; 72 horas de reserva de corda; platina principal rodinada e microjateada a preto; pontes escurecidas a PVD negro e gravações douradas; microrrotor em tungsténio com gravações a laser concêntricas
Funções | Horas, minutos.
Caixa Ø 38 ou 42mm | formato Picadilly, em titânio de grau 5 polido; espessura de 12,3mm; vidro de safira frontal com tratamento antirreflexo; fundo em vidro de safira com tratamento antirreflexo no lado interior; coroa com logótipo; resistente à água até 30 metros.
Mostrador | 3D em tom púrpura com revestimento PVD; preparado para destacar elementos mecânicos; arestas polidas; ponteiros rodinados de horas e minutos em forma de coração com tratamento luminescente (azul no escuro); anel periférico dos minutos com índices em Super-Luminova cinzenta clara; gaiola do turbilhão à 1h30 com ponte rodinada e polimento espelhado; tambor de corda gravado com inscrição ‘One & Two Openworked — Flying Tourbillon’; massa oscilante do microrrotor com círculos gravados a laser; indicador da reserva de carga às 7h30.
Bracelete | pele de bezerro com padrão denim gravado; fecho de báscula em titânio com o logótipo da marca; sistema quick-release para troca rápida.
Preço | 38 mm: 69.400 CHF (sem taxas); 42 mm: 69.900 CHF (sem taxas)

Continue connosco: