The Collectibles: uma nova vida para ícones Jaeger-LeCoultre

A Jaeger-LeCoultre anunciou o lançamento da coleção cápsula The Collectibles que vem oferecer uma nova vida a relógios que fazem parte da sua história. Paralelamente, a Grande Maison lança o livro “The Collectibles”. Uma boa forma de celebrar os seus 190 anos.

Memovox Polaris II (1970)
Memovox Polaris II (1970), um dos modelos disponíveis no site da Grande Maison | © Jaeger-LeCoultre

A Jaeger-LeCoultre arranca a celebração dos seus 190 anos com o lançamento de coleção cápsula The Collectibles, que integra relógios que não são propriamente peças novas. No fundo, e por outras palavras, a marca resolveu dar uma nova vida a relógios vintage icónicos da sua história, disponibilizando-os para venda. Quem nunca teve a possibilidade de adquirir relógios particularmente desejados, pode assim agora fazê-lo através da própria marca, numa nova via oficial de acesso a peças que não são propriamente fáceis de encontrar.

Jaeger-LeCoultre The Collectibles
Cada peça foi restaurada e o seu movimento totalmente desmontado, controlado e remontado pelos peritos que conhecem bem a história da Jaeger-LeCoultre | © Jaeger-LeCoultre

«Restaurar estas peças de exceção e disponibilizá-las mais uma vez é uma bonita homenagem aos tempos em que vivemos, em que o respeito pelo ambiente e as segundas vidas são preocupações maiores», refere Catherine Rénier. «É um prazer ver relógios com 50 ou 80 anos a voltar à vida. Para mim, isto simboliza a beleza do nosso mundo: objetos intemporais e duradouros que se transmitem de geração em geração.»

The Collectibles: Jaeger-LeCoultre Geomatic (1963) e Geophysic
The Collectibles: Geomatic (1963) e Geophysic | © Jaeger-LeCoultre
The Collectibles: Jaeger-LeCoultre Triple Calendar (1946) e Shark Deep Sea (1969)
The Collectibles: Triple Calendar (1946) e Shark Deep Sea (1969) | © Jaeger-LeCoultre

A seleção

Os meandros do processo de seleção e restauro dos modelos que integram a coleção The Collectibles são claros. A Grand Maison refere que cada relógio é examinado por peritos que conhecem bem a história da Jaeger-LeCoultre. Depois de selecionados, os relógios são revistos, restaurados e tratados com cuidado de modo a ficarem prontos para viver outra vez. A marca salienta ainda que a escolha contempla relógios cujo estado se aproxima o mais possível da sua condição original. Por outro lado, embora o restauro mecânico possa, em alguns casos, ser significativo, a intervenção na caixa e no mostrador é reduzida ao mínimo, para evitar desvirtuar o aspeto histórico da peça.

Jaeger-LeCoultre The Collectibles
A intervenção na caixa e no mostrador é reduzida ao mínimo, para evitar desvirtuar o aspeto histórico da peça | © Jaeger-LeCoultre
Jaeger-LeCoultre Duoplan Secret
The Collectibles: Duoplan Secret | © Jaeger-LeCoultre

Lembramos que, graças à sua própria história e forma de operar enquanto manufatura integrada, a Jaeger-LeCoultre dispõe de um arquivo de componentes antigos, bem como peças que permitem criar componentes em falta, nos mesmos moldes de componentes feitos noutros tempos. Neste sentido, todo o processo de restauro pode ser feito internamente, com recurso, inclusive, a planos de projeto originais.

The Collectibles: Jaeger-LeCoultre Memovox Automatic Calendar (1968) e Master Mariner Deepsea (1968)
The Collectibles: Memovox Automatic Calendar (1968) e Master Mariner Deepsea (1968) | © Jaeger-LeCoultre

Uma coleção viva

Enquanto seleção de relógios em constante evolução, a coleção The Collectibles estará disponível através do site da marca e na forma de coleções cápsula que irão viajar pelo mundo. Na primeira antologia disponibilizada, encontram-se modelos como o Geophysic, o Memovox Parking, o Master Mariner Deep Sea e o Shark Deep Sea. Cada relógio é acompanhado por um fragmento dos arquivos da Jaeger-LeCoultre e por uma nova bracelete. Quando disponíveis, a caixa, documentos e bracelete originais serão também incluídos. Uma visita ao site mostra que o preço é partilhado mediante consulta.

The Collectibles:  Jaeger-LeCoultre Reverso Small Seconds e Memovox Parking
The Collectibles: Reverso Small Seconds (1933) e Memovox Parking (1958) | © Jaeger-LeCoultre
The Collectibles: Jaeger-LeCoultre Memovox Polaris II (1970) e Memovox Speed Beat GT ( 1972)
The Collectibles: Memovox Polaris II (1970) e Memovox Speed Beat GT ( 1972) | © Jaeger-LeCoultre

A aquisição de um relógio desta coleção inclui ainda um exemplar gratuito do livro The Collectibles, uma nova obra de referência que aborda 17 dos modelos mais notáveis da manufatura do período de 1925 a 1974, todos eles com direito a um capítulo completo – com apresentação da sua história e das suas características técnicas. Estas informações são complementadas por fotografias detalhadas e cópias de documentos históricos dos arquivos da marca. Entre os modelos referidos no livro, destaque para o Reverso, o Memovox, o Futurematic e o Geophysic.

O livro The Collectibles aborda 17 dos modelos mais notáveis da manufatura do período de 1925 a 1974
O livro The Collectibles aborda 17 dos modelos mais notáveis da manufatura do período de 1925 a 1974 | © Jaeger-LeCoultre

A coleção The Collectibles surge como uma resposta clara da marca à elevada procura de modelos icónicos da sua história: «Como os relógios mais icónicos da Jaeger-LeCoultre são cada vez mais procurados por colecionadores, temos o prazer de lançar a coleção The Collectibles», refere Catherine Rénier. Além disso, trata-se de uma oportunidade para descobrir mais sobre a história da relojoaria em geral. Afinal, alguns dos modelos em causa assumem relevância nessa mesma história, pelas inovações que em si comportam.

Uma viagem no tempo, portanto.

Outras leituras