A Oris é apologista da boa disposição. Acredita na influência positiva de um sorriso e tem como objetivo fazer com que os seus relógios despertem sorrisos. Há muitas formas de fazer isto: através de iniciativas, através das cores e através dos relógios em si. E depois existe o sentimento de nostalgia associado à infância. E ainda o Cocas, o Sapo. Que vem dar vida ao ProPilot PPX.
Há surpresas e surpresas. Ver o Cocas sentado na janela da data de um ProPilot PPX da Oris foi uma das surpresas deste ano. A primeira grande surpresa. Não sabemos se vêm mais surpresas, o que sabemos é que o Cocas nos faz sorrir. Não só por ser o Cocas, mas por evocar algures no tempo uma realidade passada, um momento de boa disposição, um tempo de infância ou juventude em que Os Marretas faziam parte. Sim, o Cocas aparece na janela da data do novo relógio. Tínhamos o Oris Bear, tínhamos nomes bem reconhecidos nas suas áreas. E agora temos a seriedade do Cocas. Porque despertar felicidade nos outros é um assunto muito sério, segundo a marca. No fundo, estamos cá todos para ser felizes. E a Oris está cá para contribuir para isso. Talvez seja agora aquele momento em que quem lê possa questionar que tudo isto são na prática relógios. Sim, é verdade. Mas não são só relógios. São memórias, são lembranças, são dias de sol, são cores que transmitem serenidade e boa disposição. E voltamos à base: temos um Cocas na janela da data de um Oris. É giro e divertido. Ponto final.
ProPilot X Kermit Edition
O novo ProPilot X Kermit Edition é alimentado pelo Calibre 400 de que a Oris é proprietária, mas o pormenor que chama a atenção é o carismático Cocas, o Sapo, que surge na janela da data a cada primeiro dia do mês. O acordo entre a Oris e entidade que gere os direitos de imagem dos famosos Marretas resultou numa edição especial que podia ter recorrido a uma imagem no mostrador ou uma gravação no fundo da caixa, mas a opção foi bem mais discreta, animando o arranque de cada mês…
No plano relojoeiro, o relógio tem tudo para deixar qualquer aficionado contente: a edição tem por base o ProPilot X Calibre 400, lançado em 2022 e que tem sido o trunfo da marca de Hölstein no segmento do design integrado, para mais equipado com uma estrutura totalmente em titânio. A própria bracelete metálica está dotada de um sofisticado fecho ‘LIFT’, patenteado pela Oris e que simula o fecho dos cintos que encontramos nos bancos dos aviões. O acabamento microjateado dá-lhe um visual vincadamente moderno. Obviamente, a cor do mostrador não requereu grande ‘sapiência’. Tinha de ser verde!
E depois há o Calibre 400, um movimento automático com cinco dias de reserva de corda que abriu uma nova família no catálogo da marca — após o Calibre 100 de corda manual e dez dias de autonomia lançado no 110.º aniversário. O Programa de Criação de Movimentos da Oris já desenvolveu dez novos calibres nos últimos dez anos a partir desses dois, que reforçam a sua independência e a filosofia High-Mech que adotou na década de 90, optando por uma produção totalmente mecânica de relógios quando ainda havia muitas marcas com uma assinalável quota de modelos de quartzo nas suas coleções.
Uma novidade bem animada que tem na sua base a ambição de despertar sorrisos. Aliás, há um outro lado simbólico em tudo isto: o primeiro dia do mês com o Cocas à janela é um convite ao ‘Me-Time’, uma forma de salientar a importância de todos dedicarmos tempo a nós próprios. Porque assim seremos mais felizes também, certamente.
E terminamos com as palavras da marca: «O Sapo Cocas aparece no «Kermit Day», o primeiro dia do mês. Tal como o mostrador verde, a ideia deste toque suave e divertido é incentivar-nos a não levar a vida demasiado a sério. Olhar em frente, sorrir e fazer algo que nos agrade, que seja divertido. Pode demorar cinco minutos. Para alguns, um momento de reflexão tranquila. Para outros, uma chávena de café, um telefonema, um banho, um pequeno passeio. Encontre a alegria.»
Características técnicas
Oris
ProPilot X Kermit Edition
Ano de lançamento | 2023
Referência | 01 400 7778 7157-Set
Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre Oris 400. 120 horas de reserva de corda. 21 rubis. 28.800 alt/h.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa ø 39 mm | Titânio. Vidro de safira, abobadado em ambos os lados, acabamento antirreflexo no interior. Coroa com sistema de segurança screw-in em titânio. Fundo em vidro de safira transparente com gravações especiais. Estanque até 100 metros.
Mostrador | Verde. Indexes e ponteiros com Super-LumiNova preto NL BL.
Bracelete | Titânio com fecho de báscula.
Preço | 4.400 €
Visite o site oficial da Oris para mais informações.