Watches and Wonders 2024: o novo Twenty~4 da Patek Philippe

Foram diversas as novidades apresentadas este ano pela Patek Philippe, com a Ref. 5330G-001 World Time a concentrar as atenções. Mas, tendo em conta o Dia da Mãe, destacamos hoje o novo Twenty~4, um relógio que celebra 25 anos em 2024.

De geração em geração: assim continua a Patek Philippe o seu caminho, deixando claro que os relógios da marca são pensados para quem começa a sua própria tradição ou para quem a tradição de passar relógios para as gerações seguintes fez sempre parte. E no Watches and Wonders 2024, além dos diversos lançamentos que serão abordados nos próximos tempos, há um deles que pode traduzir bem a ligação entre mães e filhas, por exemplo. Falamos da coleção Twenty~4, um clássico que há 25 anos faz parte do catálogo da marca.

O relógio Twenty4 da Patek Philippe
Patek Philippe Twenty~4 Automatic | Foto: cortesia Patek Philippe

Este ano, a Patek Philippe lançou uma nova versão deste relógio de pulso com um bonito mostrador de cor púrpura, a mesma cor que vimos no ano passado ser adotada para o Ladies’ Calatrava – Ref. 4997/200R-001 e que também encontramos em dois Nautilus de senhora. Isto significa que o catálogo da Patek Philippe contempla atualmente quatro modelos com mostrador nesta chamativa cor. Todos eles com caixa em ouro rosa e moldura de diamantes.

Twenty~4 4910/1201R

O relógio Twenty4 da Patek Philippe
O novo relógio tem um bonito mostrador gravado, preenchido depois com camadas de laca translúcida | Foto: cortesia Patek Philippe

Para celebrar os 25 anos da coleção Twenty~4 (o Twenty~4 foi lançado em 1999), a Patek Philippe apresenta uma nova versão do inconfundível relógio feminino de linhas retangulares. A grande novidade passa pelo mostrador púrpura, decorado com uma bonita gravação ondeada a partir do centro que chama a nossa atenção pelos seus intensos reflexos. O segredo do mostrador está na complexidade associada à aplicação de diversas camadas de laca translúcida por cima da gravação. Neste sentido, a marca conseguiu criar um efeito de profundidade, reforçado pelos brilhos da incidência da luz.

A luminescência do mostrador do novo Twenty4 da Patek Philippe
Os ponteiros, indexes e numerais são preenchidos com revestimento luminescente | Foto: cortesia Patek Philippe

Mantendo o seu perfil original, a caixa retangular curvada de dois níveis em ouro rosa é realçada por duas fileiras, cada uma delas com 17 diamantes de corte brilhante, que emolduram as laterais do mostrador. Depois, há que referir a pulseira metálica integrada, também em ouro rosa, totalmente polida e equipada com fecho de báscula no mesmo material, decorado com a Cuz de Calatrava. Na mesma linha, este elemento também pode ser visto em relevo na coroa.

O perfil do novo Twenty~4 da Patek Philippe
A caixa do relógio é ligeiramente curvada e abraça-se de forma muito confortável ao pulso graças à bracelete metálica | Foto: cortesia Patek Philippe

Voltando ao mostrador, os numerais arábicos aplicados, localizados às 12 e às 6 horas, mantêm a sua bem marcada presença e são acompanhados por indexes aplicados de dimensão decrescente, que contribuem para a dinâmica visual de todo o conjunto. Todas as indicações, bem como os ponteiros das horas e dos minutos têm revestimento luminescente para garantir uma excelente legibilidade.

Com movimento de quartzo Calibre E 15, o novo relógio tem um preço recomendado no site de 48.390 euros e vem fazer companhia às três outras versões em aço que fazem atualmente parte do catálogo: uma com mostrador verde, outra com mostrador azul e outra com mostrador acinzentado, sem decoração ondeada, como no novo modelo.

As nossas impressões

No pulso, a Ref. 4910/1201R revela-se muito elegante, muito confortável e surpreende de facto pelo modo como a dupla púrpura/ouro rosa capta a nossa atenção. A decoração do mostrador é muito bonita e o jogo de reflexos – sublinhados pela curvatura da caixa, pelo acabamento polido do ouro, pelo vidro de safira e pelos diamantes – surge como um convite à contemplação.

Patek Philippe Twenty~4 Ref.4910/1201R | Foto: cortesia Patek Philippe
A dupla ouro rosa e púrpura resulta muito bem e os diamantes ajudam ainda mais a enaltecer o jogo de reflexos proporcionado pelo mostrador do novo Twenty~4 | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

A verdade é que, mesmo depois de ter sido lançada a modalidade com movimento automático, o Twenty~4 não treme na sua posição. Vai crescendo, evoluindo e testando novas abordagens e novas coras. Mas, ainda assim, permanece fiel às linhas originais que fizeram dele um sucesso no catálogo da marca. Seja nas versões em aço (que acabam por ter um perfil mais casual), como nesta nova requintada versão, o Twenty~4 é um relógio de pulso prático e versátil mostrando que 25 anos depois continua a ser uma receita vencedora. É o que se chama um clássico intemporal, talvez: um design que permanece atual em qualquer tempo.


Algumas caraterísticas técnicas:

Patek Philippe
Twenty~4

Referência | 4910/1201R
Ano de lançamento | 2024

Patek Philippe Twenty~4 Ref.4910/1201R | Foto: cortesia Patek Philippe
Patek Philippe Twenty~4 Ref.4910/1201R | Foto: cortesia Patek Philippe

Movimento | Quartzo Calibre E 15. Frequência de 32.768 Hz. 6 rubis. Bateria com cerca de 3 anos de vida.
Funções | Horas e minutos.
Caixa 25,1 x 30 mm | Ouro rosa polido. 34 diamantes. Estanque até 30 metros. Fundo fechado.
Bracelete | Ouro rosa polido. Fecho de báscula.
Preço recomendado no site | 48.390 euros.

Visite o site oficial da Patek Philippe para mais informações.

Outras leituras