É já no próximo dia 1 de abril que arranca a edição de 2025 do Watches and Wonders Geneva, um dos maiores eventos do ano no mundo da relojoaria. A Espiral do Tempo estará por lá durante alguns dias a acompanhar as principais novidades. Para não perder nada, acompanhe-nos nas redes sociais, no nosso site ou subscreva a nossa newsletter.
Tudo a postos: no próximo dia 1 de abril arranca a edição de 2025 do sempre aguardado Watches and Wonders, um dos maiores eventos do ano no mundo da relojoaria. Ao todo, são 60 as marcas participantes que vão receber profissionais e jornalistas, antes da abertura ao público no final da semana.
De ano para ano, o Watches and Wonders tem vindo a tornar-se um evento cada vez mais grandioso, variado, descentrado e voltado para o futuro, por isso, adivinham-se dias intensos, com diversas sessões de apresentação de novidades, workshops práticos, experiências educativas, encontros com especialistas, relojoeiros e artesãos. Por outro lado, a exposição «Longitude 0°» do fotógrafo Fred Merz leva à descoberta do Meridiano de Greenwich e o Auditório vai contar com um completo programa de conferências dedicado às especialidades e ofícios emergentes, ao papel das mulheres na relojoaria, aos desafios e perspetivas do mercado de relógios em segunda mão e aos esforços relacionados com a inclusão das artes e mecânicas relojoeiras no património cultural imaterial da UNESCO.

A edição de 2025 vai destacar também a importância das novas gerações através de diferentes iniciativas. Assim, vai ser possível contactar com estagiários de diferentes marcas e descobrir projetos de estudantes apresentados no LAB, um espaço dinâmico do Watches and Wonders dedicado à inovação que reúne diversas marcas, start-ups e escolas, numa lógica de apresentação de jovens para jovens. Além disso, na Watchmaking Village, no Pont de la Machine, os mais jovens podem participar em workshops de relojoaria e ourivesaria, saber mais sobre cursos de formação e seguir a transmissão em direto do Palexpo da SwissSkills 2025 para as profissões da microtecnologia.

Em destaque ainda estão os eventos culturais gratuitos do programa ‘In The City’ que pretendem oferecer uma perspetiva alargada à relojoaria, enquanto a livraria Payot oferece uma oportunidade para conhecer o historiador Gérard Duc, o destacado autor Max Lobe, e as estrelas da ficção criminal suíça Nicolas Feuz e Marc Voltenaeur. Com estes eventos, a organização pretende criar novas ligações entre a experiência relojoeira, a literatura, a filosofia, a psicologia e a história. O Bio Cinema irá exibir o documentário Les Héritiers des Paysans-Horlogers, do realizador Claude Schauli, sobre os agricultores que se tornaram relojoeiros apaixonados.
No entanto, o ponto alto acontece na quinta-feira, 3 de abril, com a noite ‘In The City’, em que as boutiques de relojoaria irão permanecer abertas até às 21h, enquanto um concerto comemorativo do duo francês Bon Entendeur terá lugar no Quai Général-Guisan.

À semelhança dos anos anteriores, a Espiral do Tempo vai acompanhar o Watches and Wonders durante alguns dias. Para não perder nada, acompanhe-nos nas redes sociais, aqui no nosso site ou subscreva a nossa newsletter.
Lembramos que o evento acontece entre os dias 1 e 7 de abril, em Genebra, com abertura ao público em geral entre os dias 5 e 7 de abril. Os interessados em fazer uma visita podem adquirir bilhetes no site oficial do evento em watchesandwonders.com.