Watches and Wonders 2025: tudo a postos

É já no próximo dia 1 de abril que arranca a edição de 2025 do Watches and Wonders Geneva, um dos maiores eventos do ano no mundo da relojoaria. A Espiral do Tempo estará por lá durante alguns dias a acompanhar as principais novidades. Para não perder nada, acompanhe-nos nas redes sociais, no nosso site ou subscreva a nossa newsletter.

Tudo a postos: no próximo dia 1 de abril arranca a edição de 2025 do sempre aguardado Watches and Wonders, um dos maiores eventos do ano no mundo da relojoaria. Ao todo, são 60 as marcas participantes que vão receber profissionais e jornalistas, antes da abertura ao público no final da semana.

De ano para ano, o Watches and Wonders tem vindo a tornar-se um evento cada vez mais grandioso, variado, descentrado e voltado para o futuro, por isso, adivinham-se dias intensos, com diversas sessões de apresentação de novidades, workshops práticos, experiências educativas, encontros com especialistas, relojoeiros e artesãos. Por outro lado, a exposição «Longitude 0°» do fotógrafo Fred Merz leva à descoberta do Meridiano de Greenwich e o Auditório vai contar com um completo programa de conferências dedicado às especialidades e ofícios emergentes, ao papel das mulheres na relojoaria, aos desafios e perspetivas do mercado de relógios em segunda mão e aos esforços relacionados com a inclusão das artes e mecânicas relojoeiras no património cultural imaterial da UNESCO.

Um dos lançamentos Patek Philippe de 2024, apresentados no Watches and Wonders | Foto: Miguel Seabra/ Espiral do Tempo

A edição de 2025 vai destacar também a importância das novas gerações através de diferentes iniciativas. Assim, vai ser possível contactar com estagiários de diferentes marcas e descobrir projetos de estudantes apresentados no LAB, um espaço dinâmico do Watches and Wonders dedicado à inovação que reúne diversas marcas, start-ups e escolas, numa lógica de apresentação de jovens para jovens. Além disso, na Watchmaking Village, no Pont de la Machine, os mais jovens podem participar em workshops de relojoaria e ourivesaria, saber mais sobre cursos de formação e seguir a transmissão em direto do Palexpo da SwissSkills 2025 para as profissões da microtecnologia.

Stand Rolex Watches and Wonders 2024
O booth da Rolex no Watches and Wonders 2024 | Fotos: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

Em destaque ainda estão os eventos culturais gratuitos do programa ‘In The City’ que pretendem oferecer uma perspetiva alargada à relojoaria, enquanto a livraria Payot oferece uma oportunidade para conhecer o historiador Gérard Duc, o destacado autor Max Lobe, e as estrelas da ficção criminal suíça Nicolas Feuz e Marc Voltenaeur. Com estes eventos, a organização pretende criar novas ligações entre a experiência relojoeira, a literatura, a filosofia, a psicologia e a história. O Bio Cinema irá exibir o documentário Les Héritiers des Paysans-Horlogers, do realizador Claude Schauli, sobre os agricultores que se tornaram relojoeiros apaixonados.

No entanto, o ponto alto acontece na quinta-feira, 3 de abril, com a noite ‘In The City’, em que as boutiques de relojoaria irão permanecer abertas até às 21h, enquanto um concerto comemorativo do duo francês Bon Entendeur terá lugar no Quai Général-Guisan.

Stand da Rolex e da Tudor | © Paulo Pires / Espiral do Tempo
A Rolex e a Tudor no Watches and Wonders 2023 | Foto: Paulo Pires / Espiral do Tempo

À semelhança dos anos anteriores, a Espiral do Tempo vai acompanhar o Watches and Wonders durante alguns dias. Para não perder nada, acompanhe-nos nas redes sociais, aqui no nosso site ou subscreva a nossa newsletter.

Lembramos que o evento acontece entre os dias 1 e 7 de abril, em Genebra, com abertura ao público em geral entre os dias 5 e 7 de abril. Os interessados em fazer uma visita podem adquirir bilhetes no site oficial do evento em watchesandwonders.com.

Continue connosco: