Uma estreia absoluta e duas novas interpretações em linhas já existentes: com o Minute Repeater Perpetual, o 1815 de 34mm em duas variantes e o Odysseus em ouro mel, a manufatura A. Lange & Söhne apresentou uma sólida troika para reforçar o seu catálogo.
No Watches and Wonders Geneva 2025
A manufatura germânica A. Lange & Sóhne não tem vindo a apresentar muitas novidades na Watches & Wonders desde a pandemia — no ano passado foram apenas duas, em 2023 somente uma. Este ano, foram apenas três: o Minute Repeater Perpetual, o 1815 de 34mm e o Odysseus Honeygold. E, como já é hábito, a principal novidade teve o devido protagonismo no espaço da marca.

A dominar a entrada do stand da A. Lange & Söhne esteve uma réplica gigante do Minute Repeater Perpetual, um relógio que junta duas das mais sofisticadas complicações relojoeiras graças a um movimento de corda manual que associa um repetidor de minutos a um calendário perpétuo. O rosto é proporcionado por um mostrador em esmalte enquadrado numa caixa em platina com 40,5mm de diâmetro por 12,1mm de espessura, as dimensões mais compactas de sempre numa peça especialmente complexa da manufatura saxónica. E somente 50 felizardos terão acesso a tão excecional e elegante obra-prima.

Se cada uma das complicações por si só representa um notável feito técnico em si, a combinação das duas representa um desafio ainda maior. Isso vale tanto para os engenheiros quanto para os relojoeiros: o ajuste preciso e a harmonização de todos os mecanismos exigem um grau superior de experiência técnica e habilidade. Quando a alavanca integrada no flanco esquerdo da caixa é acionada, o mecanismo de toque faz soar as horas num tom baixo, os quartos de hora num tom duplo e os minutos que decorreram desde o último quarto de hora num tom mais agudo. O impressionante conjunto inclui dois gongos afinados de forma distinta e compreende um repertório de 720 sequências distintas — uma para cada minuto no ciclo de doze horas. O fundo da caixa em vidro de safira revela os movimentos sincopados dos martelos de gongo e dos timbres que proporcionam um melodioso… som do tempo.

Para otimizar a operação e a funcionalidade do clássico repetidor de minutos, o mecanismo de percussão foi aprimorado com dispositivos tecnicamente sofisticados, entre os quais a eliminação da irritante pausa entre batidas — ou seja, o intervalo entre a batida da hora e dos minutos quando nenhum tom duplo deve ser tocado para os quartos de hora nos primeiros 14 minutos após o toque da hora. Para evitar danos no mecanismo de toque, o movimento também foi equipado com um dispositivo de segurança para que o repetidor de minutos não possa ser ativado enquanto a coroa estiver puxada. Consequentemente, a coroa não pode ser puxada quando o mecanismo de toque estiver ativo. Finalmente, um bloqueador patenteado faz com que os martelos permaneçam na sua posição inicial por uma fração de segundo após os gongos terem sido atingidos para que não haja ricochete e os gongos sejam atingidos novamente.
A arte do som cristalino
Tal como em todos os relógios Lange com mecanismo de percussão, o Minute Repeater Perpetual foi projetado para padrões de qualidade acústica elevados e tem um timbre singular. Um som lúcido, claro e reverberante é garantido por gongos afinados à mão que harmonizam perfeitamente com as caraterísticas acústicas da platina, o material da caixa. A confeção de um repetidor de minutos é altamente elaborada; também exige audição apurada e extrema destreza. Todos os componentes são cuidadosamente harmonizados entre si por um mestre relojoeiro Lange. Isso requer adaptação, várias desmontagens, remontagem e, finalmente, testes. No que diz respeito aos martelos, as principais valências são material, forma, tamanho, peso e dureza — e, acima de tudo, como num piano ou instrumento musical, a percussão.

«Graças ao desenvolvimento de um novo movimento, fomos capazes de trabalhar em direção a uma experiência sonora perfeita, desde o início ‒ assim como noutros modelos nossos com mecanismo de percussão: o Zeitwerk Minute Rerpeater, o Richard Lange Minute Repeater e o Grand Complication. Associado às propriedades acústicas da platina, conseguimos alcançar uma sonoridade e intensidade de som singulares», diz Anthony de Haas, Diretor de Desenvolvimento de Produtos na A. Lange & Söhne.
Calendário perpétuo e data sobredimensionada
Enquanto o repetidor de minutos marca o tempo no imediato, a virtuosidade técnica do calendário perpétuo persiste no futuro distante. Ao longo das décadas, o mecanismo do Minute Repeater Perpetual garantirá a exibição precisa da data, dia da semana e mês, mesmo levando em consideração os anos bissextos. As indicações do calendário devem ser corrigidas apenas em um dia, mas nunca antes do 1º de março de 2100; de acordo com as regras do calendário gregoriano, o ano bissexto não será então contabilizado.

Isso também se aplica à exibição da fase da lua que emula tão de perto a duração da órbita sinódica do satélite da Terra que levaria 122,6 anos para a exibição ser corrigida em um dia. O mecanismo é altamente sofisticado, mas se destaca pela facilidade de operação: no típico modo Lange, todas as indicações do calendário podem ser avançadas em conjunto com um único corretor.
Um pormaior: o mostrador de esmalte
A sofisticação técnica do Minute Repeater Perpetual é refletida no artesanato de alta qualidade do mostrador de quatro partes. Feito de ouro branco e preenchido com esmalte preto, é confecionado segundo um prolongado procedimento demorado. A superfície preta imaculada e brilhante oferece aos mostradores e à data sobredimensionada típica da Lange um palco elegante e de fundo contrastante com as aplicações em ouro branco.

O mostrador subsidiário às 9 horas acomoda o dia da semana e a indicação de 24 horas, enquanto um segundo localizado às 3 horas é agraciado pelas indicações de mês e ano bissexto. Um terceiro mostrador subsidiário às 6 horas exibe os pequenos segundos e a exibição da fase da lua: ambas as luas, confecionadas em ouro 750, são cercadas por mais de 100 estrelas gravadas à mão. Um detalhe adicional saliente: todas as quatro seções do mostrador são embelezadas com uma uma borda fina em ouro branco. No mostrador principal, ela corre entre a grande data e os algarismos romanos; nos mostradores subsidiários, as separam as secções de exibição internas das externas.
Novo calibre de manufatura
O fundo em vidro de safira permite visionar a complexidade técnica e o alto grau decorativo do novo Calibre L122.2, com 72 horas de reserva de corda. Sejam claramente visíveis ou ocultas, todas as 640 peças do movimento de corda manual cumprem as exigências da A. Lange & Söhne. Os destaques estéticos incluem o galo do balanço gravado à mão. O parafuso de fixação lateral garante a regulação de precisão da interação entre o escape e o sistema de oscilação. A platina de três quartos feita de alpaca (prata alemã) não tratada é decorada com gravuras em ródio preto. Quatro châtons de ouro parafusados adornam a superfície granulada.

Enquanto a maior parte dos mecanismos do repetidor de minutos e do calendário perpétuo fica escondida debaixo do mostrador, os elementos mais importantes do mecanismo de percussão — os dois gongos dobrados manualmente e os dois martelos de gongo — estão bem à mostra. Esses martelos fornecem um ponto focal adicional: são finalizados com polimento preto, uma técnica que envolve uma quantidade considerável de trabalho manual e garante que a luz incidente seja refletida numa única direção. Vista de apenas uma perspetiva, a superfície é preta, mas vista de todos os outros ângulos, parece ter um brilho semelhante ao de um espelho.
Novos 1815 de 34mm
O novo 1815 estabelece uma ponte para o passado com as suas muitas referências tradicionais, embora sendo dotado de um movimento completamente novo. A linha 1815 homenageia o ano de nascimento do pioneiro dq relojoaria de Glashütte, Ferdinand Adolph Lange; o novo modelo de 34mm de diâmetro por 6,5mm de espessura está disponível em ouro branco ou ouro rosa.

A luneta fina e ligeiramente escalonada emoldura o mostrador; a escala de minutos no estilo caminho de ferro, os algarismos arábes e o submostrador de segundos às 6 horas lembram os relógios de bolso Lange de antanho. Os ponteiros em forma de lanceta que giram sobre um fundo azul combinam com a caixa e enfatizam o caráter clássico do 1815.

A estética do Calibre L152.1 (0 75º desde 1994) é caracterizada por formas de design características e decorações tradicionais que podem ser admiradas através do fundo transparente em vidro de safira: galo de balanço gravado à mão e a emblemática platina de três quartos que introduzida em 1864 por Ferdinand Adolph Lange.

A parte proeminente do movimento é decorada com nervuras Glashütte. Os quatro châtons de ouro aparafusados e os parafusos azulados termicamente proporcionam um colorido contraste. «Apesar do escasso diâmetro da caixa, os nossos relojoeiros conseguiram aumentar a reserva de energia para 72 horas e incorporar um novo trem de marcha», revela Anthony de Haas.
Odysseus Honeygold
Elegância desportiva numa combinação única de materiais e cores: o novo Odysseus tem caixa e bracelete em ouro mel 750 (Honeygold, um nome registado pela Lange) complementada por um mostrador castanho. É limitado a somente 100 exemplares.

Trata-se do modelo desportivo de luxo da Lange, desenvolvido para atender às expectativas dos colecionadores que querem usar um modelo da marca de Glashütte nas suas atividades desportivas e de lazer. Para isso, é equipado com um movimento automático robusto e uma caixa que suporta uma pressão de teste de 12 bar.

Com seu design proeminente e grandes janelas para a data e o dia da semana, o Odysseus apresenta elementos arredondados e angulares que fornecem um belo contraste. Os botões cônicos para correção da data e do dia da semana são posicionados acima e abaixo da coroa de rosca, enfatizando a personalidade única do relógio. A interação entre as superfícies escovadas e as bordas polidas estende-se aos elos da bracelete em ouro mel.
Visite o site oficial da A. Lange & Söhne para mais informações.
