fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Young Talent Competition 2021: Mario Scarpatetti é o vencedor

A F.P. Journe anunciou Mario Scarpatetti como o grande vencedor da edição de 2021 da Young Talent Competition, uma iniciativa promovida pela F.P. Journe com a The Hour Glass. O jovem suíço foi distinguido pelo seu Kalender Perpeten.

Mario Scarpatetti foi anunciado como o grande vencedor da edição de 2021 da Young Talent Competition pelo seu Kalender Perpeten, que integra um movimento com calendário secular baseado numa invenção própria patenteada.

Formado na Zeit Zentrum Grenchen e julho de 2012, o suíço de 29 anos explica a criação da sua autoria que o levaria a conquistar a distinção: « A ideia para este relógio com calendário perpétuo secular surgiu no inverno de 2016, com uma lua esférica para a indicação das fases da lua, e equação do tempo, sendo que queria que o relógio tivesse uma longa reserva de corda. O coração do movimento é um calendário perpétuo, que corrige automaticamente até os anos seculares irregulares. Controlada por uma roda que dá uma volta a cada 400 anos, a data não necessita de correção.»

Mario Scarpatetti recebeu o prémio das mãos do próprio mestre François-Paul Journe | © F.P.Journe

Mas há mais para contar no que diz respeito às origens do seu projeto: «Em 2013, fiz um relógio com calendário perpétuo clássico com roda de quatro anos, no entanto algo incomodou-me. A mecânica podia reconhecer um ano bissexto entre séculos, mas não se um século ou um milénio é um ano bissexto ou não. Comecei a pensar num mecanismo que pudesse reconhecer se um século ou um milénio tem ou não o dia 29 de fevereiro. Em 2013, durante uma viagem de comboio, surgiu-me a solução. A minha ideia é complementar a mecânica do conhecido calendário perpétuo como o conhecemos com uma roda adicional que gira uma vez a cada 400 anos. A maior conquista é a facilidade com que essa roda de 400 anos se ativa. Pouco depois, perguntaram-me se faria um movimento para animar um planetário e deixei os meus esboços pendentes. Em 2016, finalmente arranjei tempo para projetar um relógio com o meu próprio calendário perpétuo. Comecei por fresar as primeiras rodas em 2016 e a construção do grande movimento durou até ao verão de 2018. Durante a produção, em março de 2018, solicitei a patente da minha invenção ao Instituto Federal Suíço de Propriedade Intelectual relativa a uma roda de 400 anos e sua indexação. A minha roda de 400 anos recebeu em 2018 a patente N ° CH 00400/18.»

O jovem suíço foi distinguido pelo seu Kalender Perpeten | © F.P.Journe

Young Talent Competition

A Young Talent Competition é promovida pela F.P.Journe desde 2015 e conta atualmente com o apoio da The Hour Glass, um retalhista de relojoaria de luxo da região Ásia/ Pacífico. O objetivo passa por apoiar e promover a nova geração de relojoeiros independentes, identificando as mais talentosas criações e reconhecendo as conquistas de jovens aprendizes. Ambas as entidades referem que procuram assim perpetuar e apoiar a arte da alta-relojoaria e cultivar a sua apreciação da extensa arte da relojoaria.

À direita: o atelier de Mario Scarpatetti em Parsonz, Suíça | © F.P.Journe

O júri da edição deste ano voltou a integrar personalidades de grande relevância no panorama da área da relojoaria, nomeadamente, Philippe Dufour, Giulio Papi, Andreas Strehler, Marc Jenni, Michael Tay, Elizabeth Doerr e o próprio mestre François-Paul Journe. Já a eleição do vencedor baseou-se nas conquistas técnicas, na busca de complexidade na sua realização e no seu sentido de design e estética. Por outro lado, os relojoeiros devem ter eles próprios os desenhadores e criadores do instrumento do tempo em causa, bem como autores da sua construção técnica.

O coração do movimento é um calendário perpétuo, que corrige automaticamente até os anos seculares irregulares | © F.P.Journe

Características técnicas

Kalender Perpeten, por Mario Scarpatetti
Mecanismo de relógio | Altura: 48 cm; Largura | 48 cm
Altura total do relógio | 203 cm
Peso total do relógio | 50 kg
Movimento | Altura: 42 cm
Mostrador | Altura: 41 cm
Peso | Pedra de Sassalbo de Poschiavo, 21 kg

Indicações | Mês, fases da Lua, anos, horas, minutos e segundos, equação do tempo, data, dia.

Visite o site oficial da F.P.Journe para mais informações.

Outras leituras