Algumas notas sobre o Trilobe Nuit Fantastique Brume

Sabia que a Trilobe complementou o seu portefólio com o novo Nuit Fantastique Brume? O destaque vai para o bonito mostrador com decoração guilloché, emoldurado por caixas em titânio ou em ouro rosa.

Depois do Watches and Wonders 2023, eis que a Trilobe apresenta mais novidades para este ano. A marca francesa anunciou assim o Nuit Fantastique Brume, um relógio que, pela primeira vez na coleção da Trilobe, tem mostrador trabalhado em guilloché, de acordo com a técnica Grain d’Orge.

Trilobe Nuit Fantastique Brume | © Trilobe
Na bruma da noite: o novo Nuit Fantastique Brume | © Trilobe

Para o lançamento, o design típico do antigo motivo foi retrabalhado, mas alinhado com as caraterísticas exibições circulares da marca. Sendo assim, a ambivalência do relógio é transmitida pelo relevo do mostrador, através de duas técnicas tradicionais decorativas de relojoaria: o guilloché Clous de Paris, com o seu padrão retilíneo incisivo, e o tal efeito do guilloché Grain d’Orge, formado por curvas entrelaçadas na parte fixa do mostrador. O efeito Grain d’Orge tem como ponto de partida o centro do janela dos minutos e destaca a exibição do tempo. Um efeito dinâmico, quase hipnótico, que contrasta com as linhas minimalistas deste inconfundível modelo da Trilobe.

Trilobe Nuit Fantastique Brume | © Trilobe
Os tons acinzentados dominam o Nuit Fantastique Brume | © Trilobe

Por outro lado, a acompanhar a dinâmica, a parte fixa do mostrador e o anel das horas na periferia têm uma tonalidade ambígua entre o cinza e castanho que vai oscilando de acordo com incidência da luz. E a marca de Gautier Massonneau e Volcy Bloch, galardoada com o troféu ‘Petite Aiguille’ na edição do ano passado do Grand Prix d’Horlogerie de Genève, acrescenta: «Tal como a ‘bruma’ que dá nome ao modelo, o tom clássico evoca intemporalidade.»

A parte fixa do mostrador do Trilobe Nuit Fantastique
A parte fixa do caraterístico mostrador assimétrico da marca parisiense | © Trilobe

O novo Nuit Fantastique Brume inspira-se, claro, nas linhas da coleção que integra, mas a elegância do guilloché bem como o efeito granulado contribuem para acentuar as indicações já de si originais. Graças ao Calibre X-Centric idealizado na Chronode pelo mestre Jean-François Mojon, o mostrador é composto por quatro partes, três delas rotativas: as horas são indicadas por meio de um anel na periferia; e os minutos e segundos são indicados por meio de discos que giram em aberturas ligeiramente desviadas da zona central.

A pureza minimalista do Nuit Fantastique Brume | © Trilobe

Também pela primeira vez no portefólio da marca, as referências «Paris – France» no mecanismo aludem à evolução da marca que inaugurou recentemente a sua própria oficina de relojoaria na cidade das Luzes. Ali, os relojoeiros concretizam as etapas finais de fabrico dos relógios.

O novo Nuit Fantastique Brume está disponível com caixas de 40,5mm em ouro rosa e titânio, e 38,5mm em titânio. Os preços: 25.000 euros para a versão em ouro rosa e 13.000 euros para a versão em titânio.


Algumas caraterísticas técnicas:

Trilobe
Nuit Fantastique Brume

Ano de lançamento | 2023
Referências | NF05GB (titânio); NF03GB (ouro rosa)

dois relógios Trilobe
Trilobe Nuit Fantastique Brume em titânio e ouro rosa, com caixas de 40,5mm de diâmetro | © Trilobe

Movimento | Corda automática com microrrotor, 48 horas de reserva de corda, 28.800 alt/h (4 Hz), 33 rubis.
Funções | Horas, minutos e segundos indicados num submostrador por meio de discos rotativos e fixos.
Caixa Ø 40,5mm e 38,5mm |  Titânio ou ouro rosa, vidro e fundo em cristal de safira, estanque até 5 bar (aprox. 50 metros) para a versão em titânio e 3 bar (aprox. 30 metros) para a versão em ouro.
Mostrador | Cinza guilloché.
Bracelete | Pele com fivela.
Preço |  25.000 € (ouro rosa); 13.000 € (titânio).

Visite o site oficial da Trilobe para mais informações.


Outras leituras