Algumas notas sobre os novos Jaeger-LeCoultre Reverso One Duetto Jewellery

A Jaeger-LeCoultre apresenta os novos Reverso One Duetto Jewellery com caixa em ouro rosa cravejada de diamantes. Dois bonitos relógios de pulso com duas caras, à medida da ocasião ou do estado de espírito.

O novo relógio JAEGER-LECOULTRE_REVERSO ONE DUETTO JEWELLERY Q336247J
As duas caras do novo Jaeger-LeCoultre Reverso One Duetto Jewellery na versão com correia em pele | © Jaeger-LeCoultre

A Jaeger-LeCoultre complementou este ano o seu portefólio com novas interpretações em ouro rosa do Reverso One Duetto que ilustram na perfeição a relação entre alta-relojoaria e alta-joalharia. Os dois novos relógios distinguem-se em especial pela elegante caixa totalmente cravejada de diamantes e por estarem equipados com um movimento Duetto. Mas o que é que isso significa? Aqui ficam algumas notas sobre estes dois novos relógios de pulso.

Do Reverso

JAEGER-LECOULTRE_REVERSO ONE DUETTO JEWELLERY__Q336247J_04
O novo Reverso One Duetto Jewellery Ref. Q336247J | © Jaeger-LeCoultre

A história é conhecida e por cá tendemos a repeti-la, no entanto, vale sempre a pena recordar: o Reverso é um relógio com caixa de formato retangular, lançado em 1931 enquanto relógio desportivo e criado para sobreviver aos duros jogos de polo. A sua caixa de linhas Art Déco funcionava como escudo protetor, ou seja, girava sobre si mesma através de uma calha deslizante, protegendo o mostrador das violentas investidas. No entanto, apesar desta base inicial, o tempo e criatividade vieram mostrar que o verso da caixa reversível poderia servir também de tela para diversas criações artísticas e que a caixa como um todo poderia ser adotada também para um público mais abrangente. Menos de um ano após a sua criação, surgiram muitos modelos femininos com os códigos estéticos originais: geometria retilínea da caixa, asas triangulares, bordas horizontais e indexes aplicados das horas.

Duetto

O Calibre 844 da Jaeger-LeCoultre.
O Calibre 844 de corda manual da Jaeger-LeCoultre permite indicar a mesma hora nos dois mostradores do Reverso One Duetto Jewellery | © Jaeger-LeCoultre

O primeiro Reverso Duetto remonta a 1997, ano em que a Jaeger-LeCoultre lançou um movimento que permitia apresentar a mesma hora nos dois mostradores da caixa reversível. Na prática, o então novo mecanismo dava vida a um conjunto duplo de ponteiros que, fazendo parte do mesmo mecanismo, giravam em direções opostas. Para que os ponteiros girassem no sentido horário em ambos os mostradores, o verso teve de ser invertido. Os novos Reverso One Duetto Jewellery mantêm viva esta complicação através do Calibre Jaeger-LeCoultre 844 de corda manual – desenvolvido e produzido na Manufatura – aprimorado com 50 horas de reserva de marcha.

JAEGER-LECOULTRE REVERSO ONE DUETTO JEWELLERY Q3362370
A Ref. Q3362370 do Reverso One Duetto Jewellery reúne 719 diamantes no total. | © Jaeger-LeCoultre

Diamantes

Os dois novos Reverso One Duetto Jewellery surgem com as características base do Reverso, mas distinguem-se pela caixa reversível em ouro rosa inteiramente decorada com diamantes. Ao todo, a caixa em si integra 335 diamantes e uma coroa decorada com um diamante invertido. Um dos relógios é complementado por uma correia em pele preta brilhante de aligátor, já o outro distingue-se pela bracelete em ouro rosa totalmente cravejada de diamantes – uma estreia na coleção Reverso One.

JAEGER-LECOULTRE REVERSO ONE DUETTO JEWELLERY Q3362370
A Ref. Q3362370 do Reverso One Duetto Jewellery reúne 719 diamantes no total. | © Jaeger-LeCoultre

Neste caso, além da caixa, os elos e a fivela da bracelete são inteiramente cravejados. O relógio guarda assim um total de 719 diamantes, incluindo 384 apenas para a bracelete. Para os novos relógios foi usada a técnica de cravação em grão, em que os diamantes são unidos por pequenas pérolas em ouro, resultando num brilho mais intenso.

Dois lados

JAEGER-LECOULTRE REVERSO ONE DUETTO JEWELLERY Q3362370
Os dois mostradores da Ref. Q3362370 do Reverso One Duetto Jewellery | © Jaeger-LeCoultre

Na frente, o mostrador principal é prateado, decorado com guilloché de efeito raiado, exibindo os algarismos arábicos das horas, enquadrados em subtis molduras douradas, bem como os delicados ponteiros Dauphine – elementos característicos dos modelos Reverso One. Depois, quando a caixa gira, somos então confrontados com um mostrador preto lacado, decorado com grãos em ouro que formam uma nuvem de pontos luminosos. Neste caso, em vez de algarismos, temos longos indexes dourados, de perfil Art Déco, num verdadeiro contraste com o mostrador principal.

JAEGER-LECOULTRE REVERSO ONE DUETTO JEWELLERY Q336247J
O novo Reverso One Duetto Jewellery Ref. Q336247J | © Jaeger-LeCoultre

Algumas características técnicas

Jaeger-LeCoultre
Reverso One Duetto Jewellery

Ano de lançamento | 2023

Relógio de pulso Jaeger-LeCoultre Reverso One Duetto Jewellery Q3362370
O novo Jaeger-LeCoultre Reverso One Duetto Jewellery Ref. Q3362370 | © Jaeger-LeCoultre

Referências | Q3362370 (caixa e bracelete com diamantes num total de 719 diamantes (8,15 ct)) ; Q336247J (correia em pele)
Movimento | Mecânico de corda manual Calibre Jaeger-LeCoultre 844, 50h de reserva de corda.
Funções | Horas e minutos iguais em ambos os mostradores.
Caixa 40mm x 20mm | Ouro rosa cravejada com 335 diamantes (2,44 ct)
Bracelete | Ouro rosa com diamantes (384 diamantes) ou correia em pele preta de aligátor.
Preço | Sob consulta

Relógio de pulso Jaeger-LeCoultre Reverso One Duetto Jewellery Ref. Q336247J
O novo Jaeger-LeCoultre Reverso One Duetto Jewellery Q336247J | © Jaeger-LeCoultre

Visite o site oficial da Jaeger-LeCoultre para mais informações.







Continue connosco: