Bell & Ross: Tejo, descobrimentos e os novos modelos

Foi ao longo do Tejo e com o emblemático cenário histórico do Monumento aos Descobrimentos e da Torre de Belém como pano de fundo que a Bell & Ross deu a conhecer os novos modelos lançados nos últimos meses. Fomos à sua descoberta…

A Bell & Ross é uma marca muito especial no contexto da relojoaria fina — os seus relógios são feitos na Suíça, mas a origem é francesa e, aquando do seu lançamento, sempre se caraterizou pela diferença numa era em que as marcas helvéticas primavam pelo conservadorismo. Fundada em 1992 por Bruno Belamich & Carlos Rosillo (a associação explica o nome!), a Bell & Ross começou por se especializar na criação de instrumentos dedicados à aeronáutica e ao mergulho. Com uma equipa de design na sede administrativa em Paris e relógios preparados nas instalações suíças da marca em La Chaux-de-Fonds, a coleção evoluiu dos chamados modelos ‘profissionais’ para variantes military chic que adaptaram a sua linguagem estilística ao uso civil. Hoje em dia, a Bell & Ross apresenta uma coleção abrangente e com muito estilo em três vetores (Instruments, Urban e Vintage) e quatro universos (Pilot, Diver, Urban e Racer); após a divulgação de vários modelos na Watches & Wonders, veio até Lisboa dar a conhecer as mais recentes novidades.

Bell & Ross, Bell&Ross, B&R
À saída das docas de Alcântara e a apresentação dos novos modelos com Justine Boudesseul e Flora Santelli, da Bell & Ross | © DR

A escolha para a apresentação dos novos relógios foi diferente de outras ocasiões em anos anteriores — pela primeira vez, a Bell & Ross optou por fazê-lo a bordo de um veleiro no rio Tejo. E foi entre as docas de Alcântara e Paço de Arcos, sob o atento olhar do Infante Dom Henrique como figura de proa no Monumento aos Descobrimentos, que fomos descobrindo melhor os modelos atualmente em maior destaque no catálogo da marca (para além da nova gama BR X5). Obviamente que, tendo em conta o ambiente náutico, o primeiro destaque vai mesmo para os exemplares de mergulho BR 03-92 Diver…

Vocação de mergulho

Apesar da sua vocação subaquática, a origem do BR 03-92 Diver até pode ser encontrada nas nuvens. O emblemático BR 03 de forma quadrilátera nasceu inspirado na instrumentação dos cockpits da aviação em 2005 e foi posteriormente adaptado ao mergulho em 2017, mas o exercício de estilo vai muito para além de uma mera reformulação estética porque a faceta técnica assume sempre grande preponderância na filosofia da Bell & Ross. Até porque a marca desde cedo investiu nos instrumentos do tempo para profissionais de mergulho: o Hydromax de 1997 estava dotado de uma inovadora caixa preenchida com óleo para assegurar estanqueidade até aos 11.000 metros de profundidade; depois, em 2002, lançou o Diver 300; e, em 2007, o BR 02 com válvula de hélio. E quando o BR 03-92 foi lançado em 2017, apresentava todos os parâmetros técnicos associados a um irrepreensível instrumento de mergulho — certificado pela norma ISO 6425 e ainda pela norma ISO 764 de proteção antimagnética.

Bell & Ross, Bell&Ross, B&R, #bellross
O Bell & Ross Diver White Bronze, com o seu atraente mostrador branco opalino a contrastar perfeitamente com a luneta preta e a caixa em bronze | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Atualmente, a linha BR 03-92 Diver já representa uma pequena grande coleção com a adição regular de novas cores: preto, azul, laranja e prateado em caixas de aço; preta, verde, azul, encarnada e agora castanha e branca nas versões em bronze. O formato quadrilátero dá-lhe grande personalidade e distingue-os dos demais relógios de mergulho. A utilização do bronze em certos modelos confere-lhes uma aura vintage que acentua o seu carisma geométrico, tratando-se de um metal historicamente associado à construção naval e aos antigos capacetes de mergulho devido às suas propriedades anticorrosivas. A caixa e luneta são confecionadas em bronze CuSn8, uma liga com 92% de cobre e 8% de estanho que vai adquirindo uma patina controlada para um visual único; todos os componentes metálicos da caixa são em bronze, exceto o verso da caixa (em aço inoxidável) e o anel da luneta (em alumínio anodizado).

Bell & Ross, Bell&Ross, B&R, #bellross
Os tons quentes do BR 03-92 Diver Brown Bronze da Bell & Ross | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

O BR 03-92 Diver White Bronze é a mais recente adição; o belo mostrador branco opalino oferece o contraste ideal ao tom bronzeado da caixa e à luneta preta. Já o BR 03-92 Diver Brown Bronze assume um cromatismo mais quente com o mostrador castanho e a luneta a condizer. Do quarteto a bordo constavam igualmente dois modelos em aço que formam o esteio da linha de mergulho da Bell & Ross: o BR 03-92 Diver de mostrador preto com algumas nuances cor-de-laranja (ponteiro das horas, grafismo) e o BR 03-92 Diver White.

Bell & Ross, Bell&Ross, B&R, #bellross
O BR 03-92 Diver com mostrador preto é o modelo ‘essencial’ da linha de mergulho da Bell & Ross | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

A emblemática caixa do BR 03 na versão Diver apresenta um tamanho de 42mm e é estanque a 300 metros com um fundo reforçado de 2,8mm de espessura, vidro em safira com 2,85mm de espessura e uma caixa interior em ferro macio para maior resistência aos campos magnéticos. A coroa de rosca, a luneta rotativa unidirecional e os índexes carregados de luminescência reforçam a sua vocação de mergulho. E porque a Bell & Ross sempre deu grande importância aos acessórios, os modelos BR 03-92 Diver fazem-se normalmente acompanhar de duas braceletes para visuais distintos e complementares: uma em cauchu preto com fivela e outra em couro. Mas também podem ser adquiridas em alternativa uma bracelete sintética com fecho de velcro que pode ser ajustada sobre um fato de mergulho ou braceletes em cauchu de várias cores.

Ases pelos ares

Da náutica para a aeronáutica (afinal de contas o domínio que inspirou a génese dos icónicos modelos quadriláteros da Bell & Ross!): também tivemos connosco o mais recente modelo associado à Patrouille de France e uma variante GMT dedicada a pilotos que é especialmente vocacionada para globetrotters. Igualmente com caixas de 42mm.

Bell & Ross, B6R, Bell&Ross #bellross
O novo modelo BR 03-92 Auto dedicado à parceria da Bell & Ross com a Patrouille de France | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

A Patrouille de France foi fundada em 1953 e é composta por pilotos de elite; a Bell & Ross não podia deixar de celebrar o seu 70º aniversário ao adicionar um relógio comemorativo BR 03-92 Auto em edição limitada aos vários modelos lançados no âmbito da sua parceria com o famoso esquadrão — com uma caixa em cerâmica preta de acabamento microjateado e um mostrador azul com os logos da Patrouille de France e dos 70 anos. A correia em couro azul tem costuras tricolores laterais que evocam a bandeira francesa. Um conjunto que se revelou muito fotogénico entre o intenso azul do céu lisboeta e as águas do estuário do Tejo.

Bell & Ross, B&R, Bell&Ross, Br 03-92 GMT, GMT, #bellross
A interpretação quadrilátera da Bell & Ross do tradicional modelo de aviador com GMT | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Quanto ao BR 03-92 GMT Blue, é uma recente variante do tradicional modelo dotado de um fuso horário suplementar através de um segundo ponteiro das horas e a correspondente luneta bicolor de 24 horas. O mostrador num apelativo azul galvânico surge pintalgado a vermelho na ponta em seta do tal ponteiro suplementar das horas e na grafia GMT. A luneta com a escala das 24 horas (para leitura do segundo ponteiro) surge discretamente dividida entre o azul correspondente ao período noturno e o cinzento representativo das horas do dia.

O trunfo BR 05

Mas se a Bell & Ross é reconhecida pelos seus modelos quadriláteros, a linha BR 05 — definida pela marca como a sua ‘quadratura do círculo’ — assumiu uma tal preponderância desde o seu advento em 2019 que se tornou mesmo na mais bem sucedida gama do catálogo. E tivemos connosco alguns dos mais recentes lançamentos: o BR 05 Skeleton Golden, o BR 05 Green Gold, o BR 05 GMT Sky Blue e ainda o BR 05 Chrono A523 que já tínhamos descoberto em Londres, com os pilotos da equipa de Fórmula 1 da Alpine. Entretanto, foi anunciado o BR 05 Chrono Green Steel.

Bell & Ross, B&R, Bell & Ross
Azul celeste e um apetitoso menu: o BR 05 GMT Sky Blue com segundo fuso horário | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

A linha BR 05 da Bell & Ross carateriza-se por um design de forte componente arquitetónica que transporta elementos estéticos dos anos 70 para o espírito urbano contemporâneo — num exercício de estilo integrado que celebra vários códigos estéticos da marca. Está a meio caminho entre o emblemático formato quadrilátero que tomou conta dos tool watches da marca (BR 01 e BR 03 de inspiração militar e aeronáutica ou de mergulho) e as tão universais caixas redondas (implementadas nas variantes BR V1, V2 e V3), assumindo-se como a interpretação da Bell & Ross da tipologia do design integrado.

Bell & Ross, Bell&Ross, B&R
Uma versão espetacular em ouro do BR 05: o BR 05 Green Gold com mostrador de um verde intenso e bracelete em ouro | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Nos modelos BR 05, a quadratura do círculo/circulatura do quadrado é bem vincada, mas não literal; os cantos arredondados transmitem um cheirinho cushion sem que as linhas retas percam predominância. A luneta com quatro parafusos e um fundo transparente em vidro de safira para mostrar o rotor esqueletizado complementam uma sofisticação modernista reforçada com parafusos suplementares laterais (na proteção da coroa, nas asas e na bracelete) e um acabamento de superfície alternadamente polido e escovado.

Os novos BR 05 Skeleton Golden e BR 05 GMT Sky Blue | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Atualmente, a linha BR 05 está declinada em três tamanhos: 40 milímetros para o modelo de três ponteiros, 41 milímetros para a variante GMT e 42 milímetros para as versões cronográficas. Com múltiplas versões de mostrador, como a de mostrador esqueletizado no novo BR 05 Skeleton Golden, e de cor, como os novos modelos de mostrador nos já referidos tons em verde e azul claro.

Bell & Ross, B&R, Bell&Ross, #bellross
O BR 05 Chronograph A523 dedicado à equipa Alpine de Fórmula 1 | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

As nossas impressões

Bell & Ross, Bell&Ross, B6R, #bellross, Lisboa, #lisboa, #portugal

Os tons azuis são os que mais frequentemente se associam ao verão e aos ambientes náuticos — e, tendo em conta o cenário do estuário do Tejo e o período estival, haveria modelos com essa tonalidade e até relógios de mergulho para salientar em particular. No entanto, entre os últimos lançamentos, sobressai especialmente aquele que é o mais recente e que até foi desvelado após a jornada fluvial da Bell & Ross em Lisboa: o BR 05 Chrono Green Steel com bracelete em aço (também está disponível com bracelete verde em cauchu), a terceira cor de mostrador após a versão inaugural em preto e da inevitável variante azul, para além do já referido modelo dedicado à escuderia Alpine de Fórmula 1.

Bell & Ross, Bell&Ross, B&R, #bellross, Lisboa, #lisboa, #portugal
O esplendor do verde num suporte metálico: o novo Br 05 Chronograph Steel Green é mesmo impactante | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

A combinação entre o verde intenso presente no mostrador de acabamento galvanizado, o delinear contrastante dos submostradores e o tom metálico do aço é extremamente apelativa.

Bell & Ross, Bell&Ross, B&R, #bellross, Lisboa, #lisboa, #portugal
Via verde: o BR 05 Chronograph Green Steel tem tudo para se tornar num dos mais cobiçados modelos da Bell & Ross | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Mas, com tantos modelos e variantes que se juntam ao que já existe no catálogo regular e às múltiplas edições limitadas da marca, não é mesmo nada fácil escolher um único modelo entre as diversas novidades. O que só confirma o bom gosto dos fundadores Bruno Belamich e Carlos Rosillo.

Outras leituras