Hublot Big Bang Alarm Repeater: uma década para repetir

O Big Bang Alarm Repeater foi lançado no âmbito da celebração dos 10 anos do emblemático modelo que permitiu à Hublot granjear um sucesso vertiginoso e afirmar-se como uma das mais relevantes marcas modernistas da atualidade. Junta o alarme a um segundo fuso horário para se tornar num relógio ideal para o viajante.

Análise que complementa o destaque «Nossa Escolha» do número 53 da Espiral do Tempo.

Hublot Big Bang Alarm Repeater
| Foto: Hublot

Sob a batuta de Jean-Claude Biver, a então renovada Hublot lançou em 2005 uma versão mais poderosa e integrada do modelo original que acompanhou o nascimento da marca em 1980. E porque todos os relógios carismáticos precisam de uma designação que seja imediatamente apreendida, o nome Big Bang também contribuiu para o êxito de um dos mais bem-sucedidos designs da relojoaria contemporânea. Como não podia deixar de suceder, a Hublot comemorou o 10.º aniversário do Big Bang com pompa e circunstância ao longo de 2015 e um dos relógios associados às celebrações foi o Big Bang Alarm Repeater — que junta duas complicações tradicionais numa inovadora fusão (e ‘fusão’ é um termo muito usado pela marca) embrulhada em tecnologia relojoeira de ponta.

Hublot Big Bang Alarm Repeater

Hublot Big Bang Alarm Repeater
| Foto: Hublot

O Big Bang Alarm Repeater está disponível em duas versões limitadas a 250 exemplares que combinam dois materiais — uma em titânio e cerâmica, outra em King Gold (um tipo de ouro especialmente preparado pela Hublot) e cerâmica. A pujante caixa de 45 milímetros com o caraterístico sistema arquitetural da marca em ‘sanduiche’ inclui um útil sistema de troca fácil de bracelete que tem vindo a ser implementado em vários modelos e apresenta um mostrador em camadas de metal e vidro de safira composto por submostradores descentrados com as diferentes indicações (incluído a de on/off do alarme), ao passo que o fundo transparente em safira permite uma boa apreciação da complexidade do movimento HUB 5003, exclusivamente preparado pela Chronode para a Hublot (a marca de nicho Cyrus usa um parecido em números residuais).

Hublot Big Bang Alarm Repeater
| Foto: Hublot

E é no movimento de corda manual que reside o busílis operacional da questão: para além de ser galvanizado a ruténio e decorado de modo moderno, é formado por 356 componentes (escape em silício) e oferece uma autonomia de 72 horas graças a dois tambores de corda — um para o movimento, outro para o alarme. Um botão às 2 horas serve para acertar o tempo no segundo fuso horário, outro às 4 horas aciona o alarme; todas as restantes funções são ativadas através da coroa. À 1 hora surge uma janela triangular para a indicação dia/noite do tempo local, enquanto às 5 horas um submostrador de 24 horas com dois ponteiros mostra o tempo do alarme; o martelo do alarme às 7 horas está revestido de SuperLuminova, pelo que o seu funcionamento pode ser visto mesmo em condições de luz precárias.

Hublot Big Bang Alarm Repeater
| Foto: Hublot

O alarme está indexado ao tempo de referência e soa ao longo de 16 segundos — com uma sonoridade que permite alertar o utilizador ou quem está perto, mas sem causar demasiado barulho para os outros. E, graças a um gongo e um timbre de construção mais próxima do que se vê nos modelos com repetição minutos, apresenta uma maior sofisticação e melhor sonoridade do que os alarmes mecânicos mais básicos.

Em conclusão, um relógio moderno com funções mecânicas tradicionais interpretadas de modo a respeitar o espírito de fusão inerente ao conceito Big Bang e com o estilo inconfundível da Hublot.


Algumas caraterísticas técnicas:


Hublot
Big Bang Alarm Repeater
Edição limitada a 250 exemplares

Referência/ 403.NM.0123.RX (Titânio); 406.OM.0123.RX (King Gold)
Movimento/ Corda manual. Calibre HUB 5003; 72h de reserva de corda; 21.600 alt/h.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, alarme repeater, indicação on/off do alarme, segundo fuso horário e indicação dia/noite .
Caixa Ø 45 mm/ Titânio ou King Gold e cerâmica. Vidro de safira antirreflexos. Fundo transparente em vidro de safira. Estanque até 30 m.
Bracelete/ Pele de aligátor-americano cosida à mão, com fivela em ouro rosa.
Preço/ sob consulta

Outras leituras