fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Chopard Happy Sport: o regresso do mais feliz dos relógios de pulso

Em 2021, a Chopard revisita o primeiro modelo Happy Sport, lança novos modelos na divertida coleção e aposta numa nova bem-disposta campanha de promoção, produzida por Xavier Dolan, que tem a atriz Julia Roberts como protagonista. Haverá sorriso mais contagiante?


Imagem de abertura: Julia Roberts com um relógio Chopard Happy Sport Ref. 278559-6001 em aço e ouro rosa, com mostrador silver e sete diamantes móveis | © Photoshooting credits: Art Director: Xavier Dolan, Photographer: Shayne Laverdière, Stylist: Elizabeth Stewart.


Em 2013, Pharrel Williams pôs o mundo a dançar com o tema «Happy» e um vídeo que garantia 24 horas de felicidade e de muitos sorrisos. No mesmo ano, a Chopard celebrava, também com um grande sorriso, os 20 anos do Happy Sport, a mais feliz das suas coleções de relógios. E o mesmo fez no âmbito dos 25 anos. Agora, em 2021, e sem nenhuma data redonda associada, a Chopard revisita as origens da coleção com o lançamento de uma reedição do primeiro modelo Happy Sport e de novos modelos com caixa redesenhada.

A nova campanha Happy Diamonds Exuberância quintessencial: Julia Roberts e Xavier Dolan interpretar a Joie de Vivre de Chopard © Chopard
A nova campanha Happy Diamonds Exuberância quintessencial: Julia Roberts e Xavier Dolan interpretam a ‘Joie de Vivre’ de Chopard | © Photoshooting credits: Art Director: Xavier Dolan, Photographer: Shayne Laverdière, Stylist: Elizabeth Stewart. Relógios e joias: Chopard

Mas o lançamento das novidades traz consigo ainda mais novidades, numa verdadeira estratégia de mestre. A Chopard anunciou hoje a atriz Julia Roberts como o rosto associado à nova campanha «Happy Diamonds», que dá vida ao conceito ‘Joie de Vivre’ tão Chopard e promove os novos relógios Happy Sort. Produzida por Xavier Dolan, a campanha desdobra-se num vibrante vídeo, repleto de movimento, no qual a atriz norte-americana personifica toda a dinâmica associada ao relógio Happy Sport, e em bonitas fotografias que destacam duas das novidades, entre elas, a reedição do modelo original. Haverá sorriso mais contagiante ou que melhor poderia ser associado a este relógio de pulso?

A coleção Happy Sport

Lançada em 1993, sob a alçada do espírito criativo de Caroline Scheufele, diretora artística e copresidente da Chopard, a coleção Happy Sport representou o ponto de partida para uma nova era no domínio da relojoaria feminina — apostando num conceito inovador, arrojado e bem-disposto, que passava pela combinação de aço e diamantes de uma forma muito original.

Caroline Scheufele, diretora artística e copresidente da Chopard e Campanha Histórica com Caroline Scheufele em 1980 © Chopard
Caroline Scheufele, diretora artística e copresidente da Chopard e Campanha Histórica com Caroline Scheufele em 1980 | © Chopard

A ideia era bem simples e recuperava a afirmação enunciada por Karin Scheufele, mãe de Caroline, a propósito do conceito de diamantes móveis designado como Happy Diamonds e lançado na década de 1970 num relógio de pulso para homem: «Os diamantes são mais felizes quando estão em liberdade.» Pegando na personificação dos diamantes que pareciam vivos ao dançar em torno do mostrador nos primeiros relógios Happy Diamonds, Caroline Sheufele fez evoluir esta ideia e concretizou-a em relógios mais vivos graças a um divertido mostrador sobre o qual dançavam pequenos grupos de diamantes a cada movimento do pulso graças a uma solução brilhante – o mostrador era guardado por dois vidros de safira, entre os quais os diamantes podiam circular sem problemas.

Chopard Happy Sport First - Campanha História © Chopard
Chopard Happy Sport First – Campanha História 1995 e First Happy Sport de 1993 | © Chopard

O primeiro modelo Happy Sport surgiu simples e delicado, no entanto, acabou por ser apenas o primeiro de uma coleção tão rica como surpreendente, que nunca mais parou. «Eu queria um relógio que pudesse usar durante todo o dia: no ginásio, no escritório ou num jantar na cidade», explicava Caroline Scheufele, quando o relógio foi lançado. A marca associava assim versatilidade e diamantes num relógio de espírito muito positivo e descontraído.

Pormenores Chopard Happy Sport © Chopard
A aplicação dos diamantes nos novos Chopard Happy Sport de 33 mm | © Federal Studio

Atualmente, a coleção Happy Sport inclui relógios de várias formas e tamanhos, bem como decorações e outros elementos que vão além de diamantes a dançar. Porém, é à simplicidade que este ano a Chopard regressa ao lançar diversos novos modelos da coleção como referimos, mas também ao surpreender com o lançamento do Happy Sport the First, uma fiel homenagem ao divertido relógio de pulso.

Happy Sport the First

Dos vários lançamentos Happy Sport, destacamos o Happy Sport the First, uma reedição fiel do modelo original, lançado pela Chopard em 1993 a pensar nos pulsos femininos. Como referimos, o modelo foi originalmente pensado para acompanhar a mulher nas suas atividades diárias e para ser agradável de usar, pelo que o novo relógio não é exceção. Esteticamente, trata-se de um relógio muito semelhante ao original, apesar de ter sido complementado com inovações que fazem a diferença, como a caixa em aço Lucent A223 — uma liga de aço feita de 70% de materiais reciclados que combina propriedades antialérgicas com o brilho e robustez do aço regular — redesenhada para 33mm de diâmetro e inspirada nos princípios da proporção áurea.

Pormenore Chopard Happy Sport the First e mão segurando o relógio nos dedos © Chopard
Chopard Happy Sport the First | © Chopard
Chopard 09.01-C Movement © Chopard
Calibre automático Chopard 09.01-C | © Chopard

Além disso, o novo relógio está equipado com o movimento automático de manufatura Chopard 09.01-C, com 42 horas de reserva de corda que pode ser apreciado através do fundo em vidro de safira. De acordo com a marca, os 20,4mm de diâmetro do movimento serviram de medida base para determinar as proporções do novo Happy Sport the First, mas também de todos os novos Happy Sport lançados este ano. Tal como o modelo de 1993, a caixa redonda em aço serve de moldura para um discreto mostrador prateado do qual saltam à vista grandes numerais romanos e discretos ponteiros centrais em tons de azul que casam na perfeição com os cinco cabochões de safira das asas e da coroa.

Chopard Happy Sport the First, vista soldad em desenho esquisso e apontamentos © Chopard
Esboços do Chopard Happy Sport the First | © Chopard

Por outro lado, a peculiar bracelete metálica composta por quatro elos é responsável por animar ainda mais este relógio de pulso. Flexível e com acabamento polido igual à caixa, a bracelete foi pensada para abraçar e acentuar a curva esguia do pulso, ao mesmo tempo que responde ao conforto associado a um modelo que pretende responder às mais diversas situações do dia a dia.

Sobre o mostrador, entre dois vidros de safira, o espetáculo também acontece. Ali, sete diamantes dançam livremente ao sabor do movimento do pulso, oferecendo um espírito lúdico que afasta este relógio da mera função de ver as horas e o transforma num objeto bonito para o qual apetece olhar vezes sem conta.

Pormenores Chopard Happy Sport the First © Chopard
Chopard Happy Sport the First | © Chopard

O novo Happy Sport the First é lançado numa edição limitada simbolicamente limitada a 1993 exemplares, embora esteja também disponível uma segunda variação limitada a 788 exemplares (número da sorte de Caroline Scheufele) com luneta cravejada de diamantes e mostrador texturado de madrepérola.

As nossas impressões

Foi uma surpresa o lançamento do novo Happy Sport the First pela Chopard, tendo em conta que estamos mais habituados a ver a marca suíça a arriscar novos designs e não propriamente a regressar ao passado. O engraçado é que o regresso não soa a outros tempos, como em alguns casos acontece. O relógio é uma fiel reedição do original, claro. Mas o facto de não o parecer revela a sua intemporalidade. Este modelo tanto poderia ter sido lançado há quase 30 anos, como agora. Mesmo que na altura tenha representado uma espécie de revolução. E não há melhor teste do que este para comprovar o estatuto de ícone tão frequentemente usado em relojoaria. O Happy Sport continua a ser um design vencedor.

Pormenor mostrador Chopard Happy Sport the First © Chopard
Chopard Happy Sport the First | © Chopard

Como dá para perceber, por aqui, somos verdadeiros apreciadores desta coleção. Consideramos que são relógios bem-dispostos, bem pensados, versáteis, que respondem a uma certa dinâmica do mundo contemporâneo. Por outro lado, há vários modelos que guardam movimentos mecânicos, tornando-os apelativos para quem aprecia relojoaria mais pura. E o Happy Sport the First pode ser encarado como um epítome de tudo isto.

Claro que, como em tudo, haverá quem não aprecie este género de peças, mas a verdade é que, quer se goste, quer não se goste, o Happy Sport tornou-se num relógio de culto e tem conseguido ao longo da sua história fazer o que nem todos os relógios conseguiram — despertar sorrisos. Não apenas por 24 horas, como Pharrel Williams, mas por muito mais tempo (a avaliar pelo sorriso imparável de Julia Roberts na nova campanha…)

Pormenores Chopard Happy Sport e mão segurando o relógio nos dedos © Chopard
Alguns dos novos modelos de 33 mm Chopard Happy Sport | ©Federal Studio

Visite o site oficial da Chopard para mais informações.


Características Técnicas
Chopard
Happy Sport the First

Edição limitada a 1993 exemplares em aço com luneta polida (também está disponível uma versão com luneta cravejada de diamantes e mostrador em madrepérola, limitada a 788 exemplares)

Referência | 278610-3001
Movimento | Calibre Chopard 09.01-C de corda automática, 42 horas de reserva de corda, 25.200 alt/h (3,5 Hz), 27 rubis.
Funções | Horas, minutos e segundos
Caixa 33 mm de diâmetro/ 10,84mm de espessura | Aço Lucent Steel A223, cinco cabochões de safira, luneta em aço, vidro em cristal de safira com tratamento antirreflexo, estanque até 30 metros. Fundo em cristal de safira
Mostrador | Prateado com numerais romanos, escala dos minutos e ponteiros em tom de azul.
Bracelete | Aço com quatro elos.
Preço | Sob consulta

Chopard Happy Sport the First Soldad © Chopard
Chopard Happy Sport the First | © Chopard

Outras leituras