Cinco coisas para saber sobre o Armin Strom Dual Time GMT Resonance First Edition

A celebrar 15 anos de vida, a Armin Strom regressa ao fenómeno da ressonância como princípio base de funcionamento. Desta vez, a marca aposta no Dual Time GMT Resonance First Edition, com duas indicações horárias independentes. Deixamos algumas notas sobre este novo relógio de pulso e um vídeo a não perder…

Resumindo: dois elementos cinéticos na face do relógio; dois fusos horários independentes; dois movimentos num novo calibre; dois mostradores, duas coroas e dois indicadores dia/noite; duas correias. É mais ou menos assim que a Armin Strom apresenta o novo Dual Time GMT Resonance First Edition, uma edição limitada a 25 exemplares que transmite só por si o conceito de dualidade que lhe está inerente. Muito além do resumo, vale a pena conhecer cinco pontos sobre este relógio de pulso que volta a pôr em evidência o fenómeno da ressonância.

1 | A simetria

O relógio tem caixa de 39mm em ouro branco e duas coroas destinadas a acerto independente das indicações de cada um dos mostradores | Foto: cortesia Armin Strom

O Dual Time GMT Resonance First Edition destaca-se pelo seu design simétrico, numa caixa de 39mm de diâmetro em ouro branco. O relógio oferece assim de imediato uma visualização do fenómeno ressonância que está na base do seu funcionamento – em que dois elementos cinéticos se movem de forma sincronizada – e da indicação de dois fusos horários em mostradores duplos. Outros destaques incluem os indicadores dia/noite que retratam o Sol e a Lua, orientando a leitura do tempo para cada fuso horário, e duas coroas posicionadas simetricamente às 4 e 8 horas. Cada fuso horário pode ser ajustado de forma independente.

2 | A ressonância

A estabilidade oferecida pela ressonância contribui para a consistência na contagem do tempo | Foto: cortesia Armin Strom

Já aqui falámos que a Armin Strom está a celebrar 15 anos e que se tem afirmado na aplicação do fenómeno da ressonância como princípio base de funcionamento de um mecanismo relojoeiro. Em específico para relógios de pulso. De forma simplificada, a ressonância é alcançada ao colocar dois movimentos numa única caixa, permitindo que os balanços de ambos interajam e se regulem mutuamente em tempo real através da troca de vibrações quase impercetíveis. Esta partilha permite a sincronização natural dos balanços, neutralizando os efeitos negativos da gravidade e do movimento do pulso na precisão. A estabilidade oferecida pela ressonância contribui para a consistência na contagem do tempo, garantindo que o relógio irá ganhar ou perder o mesmo número de segundos por dia.

3 | O caso Armin Strom

O Dual Time GMT Resonance é alimentado pelo Calibre ARF22, um novo movimento de ressonância de corda manual, desenvolvido pela marca. Este Calibre integra dois osciladores independentes que operam em ressonância, mas com especificidades próprias face a outras marcas que se baseiam no mesmo princípio de funcionamento. Em vez de adotar peças legadas do movimento, como a platina, para a transmissão de vibrações, utiliza-se um sistema de suspensão patenteado conhecido como ‘mola de embraiagem’. Inspirado no Resonance Clock de Antide Janvier, o sistema atua como intermediário vibracional entre os dois balanços.

Armin Strom Dual Time GMT Resonance First Edition
O Calibre ARF22 de corda manual foi desenvolvido pela marca | Fotos: cortesia Armin Strom

Neste sentido, aproveita-se a ressonância para evitar proativamente os desvios da taxa de oscilação causados ​​por fatores externos, como o movimento do pulso, a gravidade e as alterações de temperatura, em vez de apenas remediar erros após eventuais interferências. Isto significa que os balanços permanecem sincronizados em todas as posições com resiliência contra interrupções. Resultado: consistência e maior precisão cronométrica.

4 | Os detalhes

Com grande parte da sua mecânica à vista, o Dual Time GMT Resonance foi vestido a rigor. Os pequenos mostradores azuis têm um acabamento granulado rodeado por anéis pretos dos quais sobressaem os indexes polidos aplicados de formato batom, no mesmo estilo dos ponteiros facetados de horas e minutos. Às 6 horas, as aberturas com discos espelhados indicam o dia/ noite, como complemento do fuso horário.

Armin Strom Dual Time GMT Resonance First Edition
Os mostradores têm textura granulada e a caixa tem acabamentos escovados e polidos, que sublinham a tecnicidade do mecanismo | Foto: cortesia Armin Strom

As pontes dos balanços são feitas em aço, uma estreia, e polidas à mão, com um delicado acabamento espelhado. Já o mecanismo recebeu diversos tipos de acabamentos à mão, à boa maneira da relojoaria de alta gama. O contraste entre os tons antracite e prata, bem como a construção esqueletizada contribuem para reforçar o efeito de profundidade.

5 | As correias

O Dual Time GMT Resonance First Edition inclui duas correias em pele de aligátor com fivela em ouro branco e interior azul: uma em tom cinzento mate com pesponto azul claro e outra em cinzento claro com pesponto cinzento pérola. A marca aproveitou mais este dupla associada ao relógio para lançar um divertido promocional que tem como protagonistas os dois fundadores da marca. Aqui fica ele:

A ‘difícil’ escolha da cor da(s) correia(s) do novo relógio | Vídeo: Armin Strom, via Youtube

Visite o site oficial da Armin Strom para mais informações.


Algumas caraterísticas técnicas:

Armin Strom
Dual Time GMT Resonance First Edition

Edição limitada a 25 exemplares
Referência | WG24-DT.90
Ano de lançamento | 2024

Movimento | Corda manual Calibre ARF22, reserva de marcha de 42 horas, 25.200 alt/h (3,5 Hz), dois sistemas reguladores independentes ligados por uma mola de embraiagem, 40 rubis, 231 componentes.
Mostradores | Azuis com acabamento granulado e dupla indicação independente das horas, minutos e dia/noite. Ponteiros banhados a ródio facetados e polidos.
Funções | Horas, minutos, segundos e segundo fuso horário.
Caixa Ø 39mm | Ouro branco com vidro em fundo em cristal de safira. Estanque até 5 ATM.
Correia | Duas correias em pele de aligátor e com fivela em ouro branco: em cinzento mate com pesponto azul e em cinzento claro com pesposto cizento pérola.
Preço anunciado | 133.300 €

Continue connosco: