Um segredo bem guardado que a Fellows vai levar a leilão, depois de ter sido abordada por email a propósito de um misterioso calendário perpétuo Jaeger-LeCoultre, cujo proprietário ignorava o valor.
—
Adrian Hailwood, diretor da Fellows, referiu à Revolution que era obviamente um calendário perpétuo Jaeger-LeCoultre, mas com um design que ninguém tinha visto e que seria bastante antigo, apesar do excelente estado do relógio.
Com efeito, a história da Jaeger-LeCoultre refere que, quando as casas Jaeger e LeCoultre juntaram oficialmente forças em 1937, foi criado um relógio único retangular com calendário. Quando a leiloeira abriu a caixa do relógio e se deparou com o movimento Jaeger-LeCoultre, pesquisou informação e concluiu que o calendário perpétuo que tinha em mãos poderia ser efetivamente o relógio de celebração da parceria Jaeger e LeCoultre — em suma, o primeiro relógio assinado Jaeger-LeCoultre, de acordo com um excerto da Fondation de La Haute Horlogerie:
«1937. Nascimento oficial da marca Jaeger-LeCoultre: Jaeger de Paris e LeCoultre de Le Sentier selaram oficialmente a sua cooperação de longa data. De agora em diante, os relógios da manufatura apresentarão o nome da marca Jaeger-LeCoultre. Um soberbo relógio de pulso retangular com calendário celebra o nascimento oficial da Jaeger-LeCoultre».
Tendo em conta que o relógio tem selos de importação de 1938, as hipóteses de que teria sido produzido em 1937 seriam à partida animadoras; além disso, os calendários perpétuos eram peças raras na altura em causa, pelo que apenas faltava a confirmação da própria Jaeger-LeCoultre. Algo que a Revolution conseguiu ao ter acesso exclusivo a documentos dos arquivos da Grande Maison que confirmam a autenticidade da peça em causa.
Com caixa retangular em ouro, o relógio apresenta no mostrador a indicação do dia da semana, a data e o mês por meio de ponteiros, bem como um mostrador dos pequenos segundos que inclui a indicação das fases da Lua. Não há qualquer referência à marca; apenas as palavras ‘calendário perpétuo’. O movimento retangular é baseado no Calibre 11U usado nos primeiros Reversos.
Esta peça única e histórica da Grande Maison será disputada em leilão como Lote 168 no dia 1 de dezembro de 2015, em Birmingham. Estimativa: £15,000–£20,000.
A história completa pode ser lida no site da Revolution e mais detalhes do relógio no site oficial da Fellows.
—