Além da redefinição da sua identidade enquanto marca, o Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC) anuncia novas ambições e um novo posicionamento. A aproximação às marcas e aos clientes finais é um dos pontos estratégicos.
São mais de cinco décadas de Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres. O incontornável selo de certificação COSC independente, sinónimo de precisão e de qualidade no domínio dos mecanismos de relógios desde 1973, anunciou uma nova identidade visual, mas também um reposicionamento acompanhado de novas ambições. O reforço do compromisso para com a promoção da excelência da relojoaria suíça e a aproximação às marcas e consumidores finais são alguns dos pontos estratégicos.

Com um logotipo renovado, uma nova assinatura, um website atualizado, presença ativa nas redes sociais e uma newsletter informativa, o COSC procura reforçar a sua visibilidade junto do público em geral, com o objetivo de se tornar uma marca de referência e não apenas um selo de certificação.
Entre os passos a dar brevemente está o lançamento de novos cartões de certificação que permitem aos consumidores aceder a dados detalhados sobre o movimento testado do seu relógio. Por outro lado, em cima da mesa está também a ambição de unir as marcas parceiras em torno da missão de garantir uma certificação da excelência suíça.

Com esta nova abordagem, as marcas irão ganharão maior visibilidade através dos canais de comunicação do COSC e poderão beneficiar de conteúdos prontos a utilizar para reforçar a sua presença no mercado. Cria-se assim também um maior proximidade com os consumidores finais, de modo a fortalecer a perceção de valor dos relógios certificados. Por outro lado, o acesso direto aos resultados dos testes irá permitir às próprias marcas oferecer aos seus clientes informações exclusivas sobre a precisão dos seus relógios.



Andreas Wyss, diretor do COSC, refere que «Não se trata apenas de redesenhar um logotipo, mas sim de evidenciar o que fazemos de melhor: relojoaria de excelência, em parceria com as nossas marcas clientes. Com certificação realizada pelos nossos três laboratórios independentes e 160 operadores especializados, garantimos os mais altos padrões de precisão e qualidade.». E complementa: «Servimos um cliente comum, assegurando que recebe um produto de confiança inigualável. Ao certificar a precisão, personificar a excelência e difundi-la, contribuímos para a reputação global da indústria relojoeira suíça.»



O Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC) é uma associação neutra, de interesse público, sem fins lucrativos, que garante a precisão e fiabilidade na relojoaria suíça. Os relógios com esta certificação são submetidos a rigorosos testes que medem o desvio de tempo em sete critérios e em várias condições durante um período de entre 12 a 20 dias. O objetivo é garantir a precisão e a fiabilidade em situações do quotidiano, de modo refletir a efetiva qualidade dos movimentos.
Desde a sua criação, o COSC certificou quase 55 milhões de movimentos, incluindo 2,4 milhões só em 2024. Com mais de 60 marcas parceiras, esta entidade é responsável pela certificação de cerca de 40% dos relógios mecânicos fabricados na Suíça e exportados anualmente para todo o mundo.

Para ler mais:
«Certificados para todos os gostos»
por Miguel Seabra