Challenge K.Khachanov: Cvstos desvela relógio inspirado no ténis

A associação ao tenista russo Karen Khachanov, ex-top 10 e vice-campeão olímpico, resultou num novo modelo superdesportivo e ultraligeiro da Cvstos: o Challenge K.Khachanov.

Com a chegada da primavera, o circuito profissional de ténis centra-se na europa com a época de terra batida que conduz a Roland Garros (que se realiza em Paris, de 25 de maio a 8 de junho) e a época de relva que fecha em Wimbledon (Londres, de 30 de junho a 13 de julho). O Millennium Estoril Open, maior evento tenístico português, realizou-se na passada semana e os protagonistas do ATP Tour estão agora em Roma — incluindo Karen Khachanov, que tem ostentado no pulso um Cvstos Challenge especialmente concebido para ele.

Karen Khachanov e o novo Cvstos Challenge K.Khachanov | Fotos: Cvstos
Karen Khachanov e o novo Cvstos Challenge K.Khachanov | Fotos: Cvstos

Karen Khachanov tem atualmente 28 anos e um belo currículo: antigo campeão europeu de juniores, chegou a número 8 do mundo enquanto profissional, sagrou-se vice-campeão olímpico nos Jogos de Tóquio e conta com sete títulos ATP no seu palmarés, incluindo o Masters 1000 de Paris; nos torneios do Grand Slam conta com meias-finais no US Open e no Open da Austrália, tendo sido quartofinalista em Roland Garros e Wimbledon. Com quase dois metros de altura, impressiona pela potência do seu serviço e da sua pancada de direita. É também um grande aficionado de relojoaria e, depois de ter sido testimonee da Rolex durante vários anos, é agora embaixador da Cvstos. E ajudou a desenhar o ‘seu’ relógio.

Cvstos Challenge K.Khachanov

No nosso pulso: o Cvstos Challenge K.Khachanov | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo
No nosso pulso: o Cvstos Challenge K.Khachanov | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

A ligação à Cvstos acaba por ser natural, para quem é conhecedor dos meandros do ténis e da relojoaria. Karen Khachanov é russo, mas tem origens arménias e gosta de relógios. O co-fundador e dono da Cvstos, Sassoun Sirmakès, é suíço mas tem ascendência arménia e adora ténis. Pelo que a ligação se tornou natural, após vários anos em que a marca estudou a possibilidade de patrocinar um tenista de renome — chegando mesmo a ter conversações adiantadas com o carismático Nick Kyrgios. Também natural foi a criação de um relógio que permitisse à Cvstos puxar pelo seu tecnicismo e que fosse capaz de ser utilizado na prática do ténis, aguentando a forte vibração inerente ao impacto da raqueta na bola. Foi assim que nasceu o Challenge K.Khachanov.

Karen Khachanov e sassoun Sirmakès, dono da Cvstos | Fotos: Cvstos
Karen Khachanov e Sassoun Sirmakès, dono da Cvstos | Fotos: Cvstos

O novo relógio ultradesportivo da Cvstos teve muito input de Karen Khachanov, que passou horas a discutir o design com Sassoun Sirmakès e o outro co-fundador, Antonio Terranova — o diretor criativo e responsável de design. A busca pela leveza aliada a uma estética inovadora era o objetivo aspiracional; a leveza e a mobilidade exigidas durante um encontro de ténis  foram alcançadas por um design aerodinâmico, desenvolvido e produzido internamente na Cvstos com o recurso a materiais inovadores: a caixa leve é ​​feita de uma liga de alumínio, as pontes de titânio chanfradas à mão do movimento são realçadas por um tratamento no tom de azul que é a cor preferida de Karen Khachanov. Para além disso, a bracelete têxtil técnica com fecho de velcro é extremamente confortável e ideal para o uso em competição.

Processo criativo

«Encontrámo-nos durante o torneio de Marselha, em fevereiro. Tinha-lhe pedido para escolher alguns relógios da nossa coleção e levei alguns para ele ver, juntamente com várias braceletes. O Karen veio ter comigo e estivemos horas ao computador a desenhar. Ele já tinha várias ideias, como a sugestão da correia em cordura. Ele contribuiu muito», diz Sassoun Sirmakès. «Não quisemos fazer um primeiro relógio supercaro, começamos a colaboração com um modelo de 15.000 euros e no futuro logo veremos».

Karen Khachanov e Sassoun Sirmakès, dono da Cvstos | Fotos: Cvstos
A peculiar composição do Challenge K.Khachanov | Foto: Cvstos

Karen Khachanov é um verdadeiro aficionado, sabe tudo sobre complicações e materiais: «Comecei a interessar-me mais por relógios desde 2019; comecei a colecionar, a seguir as novidades das marcas, os grandes eventos da relojoaria como o Watches and Wonders; cada marca tem o seu próprio espaço e a sua própria personalidade, há tantas marcas — como a Cvstos, que este ano celebra 20 anos e que tem agora o seu primeiro embaixador no ténis». E acrescenta: Juntámos ideias, quisemos criar um modelo superleve, uma versão fina, com uma bracelete desportiva — começamos a pensar como poderia resultar a nossa parceria, como o relógio ficaria e como adaptá-lo à prática do ténis. Para mim também é uma grande oportunidade associar o meu nome a uma marca prestigiada, ter o meu nome num relógio que ajudei a conceber e que pode ficar um pouco como o meu legado».

O primeiro Cvstos associado ao ténis tem a assinatura de Karen Khachanov | Fotos: Miguel Seabra/Espiral do Tempo
O primeiro Cvstos associado ao ténis tem a assinatura de Karen Khachanov | Fotos: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Ou seja, o Challenge K.Khachanov tem mesmo muito de Karen Khachanov. «A primeira colaboração assenta numa caixa em alumínio, o movimento é de corda manual e o azul é uma das minhas cores preferidas — a minha mulher tem olhos azuis, eu tenho olhos azuis escuros, os meus dois filhos têm olhos azuis. O azul é uma cor neutra que pode ser usada num contexto desportivo, mas também é fácil de usar com roupa casual elegante», diz. «A bracelete em cordura é superleve e superresistente, mas o relógio também se pode usar com uma bracelete em cauchu com textura cordura e fivela ou fecho de báscula normal. O relógio também fica bem com braceletes de outra cor», regozija-se Karen Khachanov.

A combinação de alumínio com o titânio e um movimento esqueletizado garante um reduzido peso de somente 55 gramas | Fotos: Cvstos
A combinação de alumínio com o titânio e um movimento esqueletizado garante um reduzido peso de somente 55 gramas | Fotos: Cvstos

O tenista russo destaca um turbilhão da Cvstos com caixa em safira na sua coleção de cerca de 60 relógios e fala frequentemente da temática relojoeira com outros jogadores, em especial aqueles que mais percebem do assunto: «Desenvolvi o meu gosto por relógios lendo muito os sites da especialidade e acompanhando os lançamentos nos grandes eventos, mas também conversando com outros jogadores — em especial o Grigor Dimitrov, o Gael Monfils e o Alexander Bublik».

Pronto para a competição: o Cvstos Challenge K.Khachanov | Fotos: Cvstos
Pronto para a competição: o Cvstos Challenge K.Khachanov | Fotos: Cvstos

O Cvstos Challenge K.Khachanov pesa somente 55 gramas graças à caixa em alumínio, à coroa de titânio e ao Calibre CVS610 esqueletizado e suspenso em pontes azuladas. Um relógio resistente aos choques e pronto para as exigências de qualquer prática desportiva. Resta agora saber quantos troféus vai ajudar a erguer no pulso de Karen Khachanov.


Algumas careterísticas técnicas:

Cvstos
Challenge K.Khachanov 

Ano de lançamento | 2025
Referência | CVF01103.4213001

Movimento | Corda manual. Calibre CVS610. Tratamento a ródio e pontes chanfradas. 70 horas de reserva de marcha. 21.600 alt/h, 17 rubis. 
Funções | Horas e minutos. 
Caixa 53,70mm x 41mm | Alumínio. Formato tonneau. Vidro de safira com tratamento duplo antirreflexos. Fundo transparente em vidro de safira. Parafusos em titânio grau 5, padrão exclusivo Cvstos Technology
Efeito de acabamento superficial mate obtido por jato de areia e microesferas. Coroa de rosca em titânio grau 5 com inserção de borracha.
Estanqueidade testada a uma pressão de 10 bar (100 metros).
Mostrador | Indexes e ponteiros sublinhados com Super-Luminova.
Bracelete | Têxtil com fecho de velcro.
Preço | Sob consulta

Continue connosco: