Dakar 2024: as edições limitadas da Rebellion Timepieces

Cronometrista oficial do Rali Dakar desde 2019, a Rebellion Timepieces não só está apenas presente enquanto parceira, mas volta a lançar séries limitadas dedicadas à incontornável corrida de resistência que celebra este ano 46 edições.

A 46.ª edição do Rali Dakar decorre, pela quinta vez na Arábia Saudita, de 5 a 19 de janeiro. Os pilotos participantes nas diferentes categorias contam assim com 7.891 quilómetros em 12 etapas, entre as quais, uma etapa cronometrada de 48 horas, em Shubaytah. A dificuldade do percurso em causa já se sabe: é lendária e dispensa apresentações. Já com a Rebellion Timepieces talvez seja diferente. A marca suíça é cronometrista oficial da dura prova desde 2019 e este ano mantém esse título.

Predator 2.0 3 Hands Dakar 2024 | © Rebellion Timepieces

Empresa irmã da Rebellion Racing, a Rebellion Timepices inspira-se diretamente no desporto automóvel para criar os seus relógios. Com um design bem identificável e equipados com movimentos suíços, os instrumentos do tempo assinados pela marca são lançados em edições limitadas, sempre de visual poderoso e que chama bem a atenção. Como cronometrista oficial, contamos de facto com a sua presença ao longo da prova, mas também é tradição a apresentação de edições especiais dedicadas à lendária competição. Este ano, algumas horas antes do arranque do Rali, a Rebellion apresentava assim os dois relógios de homenagem ao Rali Dakar 2024: o Predator Chrono Dakar 2024 e o Predator 2.0 3 Hands Dakar 2024. Cada um é limitado a 15 exemplares.

Rebellion Rally Dakar Predator 2.0 3 Hands Dakar 2024
Predator Chrono Dakar 2024 | © Rebellion Timepieces

Predator Dakar 2024

As duas edições limitadas compreendem um cronógrafo e um relógio de três ponteiros com códigos estéticos semelhantes, alusivos ao desporto motorizado e ao imaginário da prova a que prestam homenagem. A ligação entre ambos faz-se assim através de caixas em fibra de carbono, caracterizada por um padrão inconfundível, reflexo do seu fabrico em camadas, mas também pela sua leveza e níveis de dureza. A fibra de carbono é uma das assinaturas de estilo da Rebellion Timepieces e é um daqueles materiais compostos que tende a ser visto na indústria automóvel de competição. Ambos os modelos são complementados por uma bracelete têxtil com pesponto contrastante e interior forrado a preto.

Predator Chrono Dakar 2024 | © Rebellion Timepieces
Predator Chrono Dakar 2024 | © Rebellion Timepieces

Em relação ao Predator Chrono Dakar 2024 a marca destaca a fusão entre alta tecnologia e estilo da corrida com a relojoaria de ponta. O mostrador decorado com malha em favo de mel e revestido a DLC é animado por nuances de cores que ecoam as cores do deserto arenoso e é neste cenário que vivem os contadores do cronógrafo e os pequenos segundos. Depois, entre bege, ouro rosa, e preto, sobressaem apontamentos vermelhos, uma opção estética muito característica dos relógios inspirados no desporto automóvel. Os ponteiros e indexes dourados são preenchidos com revestimentos luminescente de Super-LumiNova®, tendo como base uma melhor legibilidade e a facilidade de utilização.

Predator Chrono Dakar 2024 | © Rebellion Timepieces
Predator 2.0 3 Hands Dakar 2024 | © Rebellion Timepieces

Com 48mm e uma estanqueidade até 50 metros, este cronógrafo é equipado ainda com uma luneta também em fibra de carbono e uma bracelete têxtil em Cordura® com um tom bege associado às paisagens desérticas do Dakar. Além das horas e indicações cronográficas, o Predator Chrono Dakar 2024 indica a data às 4h e tem uma reserva de corda de 48 horas. Através do fundo em vidro de safira é possível contemplar o movimento do rotor também decorado com padrão favos de mel. É neste vidro que também se destaca o logótipo do Dakar. O preço anunciado no site: 28.900 francos suíços.

Rebellion Rally Dakar Predator 2.0 3 Hands Dakar 2024
Predator 2.0 3 Hands Dakar 2024 | © Rebellion Timepieces

Já a versão não cronográfica dos lançamentos deste ano tem o nome de Predator 2.0 3 Hands Dakar 2024 e nele descobre-se os mesmos códigos estéticos gerais em termos de cores. Ainda assim, o amplo mostrador é bem diferenciado em relação ao cronógrafo, tendo em conta os numerais sobredimensionados, o perfil dos ponteiros e os restantes marcadores, nomeadamente a janela da data, os indexes, e a escala dos minutos na periferia do mostrador. Às 6h salta à vista o logótipo Dakar – que volta a surgir no fundo, tal como acontece no cronógrafo. Este relógio tem também 48mm de diâmetro e um estanqueidade até 50 metros. O preço anunciado no site: 25.900 francos suíços.


Algumas caraterísticas técnicas:

Rebellion Timepieces
Predator Chrono Dakar 2024; Predator 2.0 3 Hands Dakar 2024

Ano de lançamento | 2024

Os dois relógios são limitados a 15 exemplares | Fotos: Rebellion Timepieces


Movimento | Corda automática, 48 horas de reserva de corda, 28.800 alt/h, 27 rubis.
Funções | Predator 2.0 3 Hands Dakar 2024: Horas, minutos, segundos e data; Predator Chrono Dakar 2024: horas, minutos, segundos, data e cronógrafo.
Caixa Ø 48 mm | Carbono forjado, titânio com DLC preto; vidro e fundo em cristal de safira. Estanque até 50 metros.
Mostrador | Decoração em favos de mel; marcadores luminescentes,
Bracelete | Têxtil bege com fivela revestida a DLC.
Preços | 25.900 CHF (relógio); 28.900 CHF (cronógrafo)

Visite o site oficial da Rebellion Timepieces para mais informações.

Outras leituras