De Bethune DB28XP Kind of Blue Tourbillon: uma evolução natural

A De Bethune apresenta o mais recente DB28XP Kind of Blue Tourbillon. Resultado da união entre o DB28XP e o DB28 Kind of Blue Tourbillon, o novo relógio é uma edição limitada a 20 exemplares.

Na coleção da De Bethune, entre diversos outros modelos, o DB28 talvez seja um dos mais reconhecidos e não é de estranhar que esta mesma coleção tenha evoluído ao longo dos tempos. Nessa evolução surgiram, por exemplo, as variantes DB28XP e DB28 Kind of Blue Tourbillon. E surge agora mais uma: o DB28XP Kind of Blue que é apresentado como a união entre os dois modelos que referimos. O novo relógio é lançado como uma edição limitada a 20 exemplares. E uma coisa é certa: trata-se de um daqueles relógios inconfundivelmente De Bethune.

De Bethune
À esquerda: o novo DB28XP Kind of Blue Tourbillon. À direita: o DB28 Kind of Blue Tourbillon | Fotos: cortesia De Bethune

DB28XP Kind of Blue Tourbillon

De acordo com a De Bethune, o DB28XP nasceu da busca de Denis Flageollet por um relógio ultra-fino. Neste sentido, surgiu como uma fusão de desafios técnicos e estéticos que se faz ver num equilíbrio entre complexidade e simplicidade. E excelente execução, como é habitual.

DB28XP Kind of Blue Tourbillon
DB28XP + DB28 Kind of Blue Tourbillon = DB28XP Kind of Blue Tourbillon | Foto: cortesia De Bethune

E o DB28XP Kind of Blue Tourbillon surge como uma evolução neste caminho, mantendo códigos de design e uma estética óbvia De Bethune apimentada pelo azul especialmente intenso também associado à marca. Podemos assim contar com elementos de estilo muito caraterísticos: a base em forma de delta no mostrador, as incontornáveis asas abertas e a coroa localizada às 12 horas são os mais evidentes. E, ainda assim, no novo relógio, a surpresa passa por tudo. Pelo jogo de elementos de design, pelas diferentes texturas, pelo jogo de luzes, entre sombras e reflexos e pelo azul intenso da caixa em titânio grau 5 – um tom obtido através de um processo de oxidação natural do próprio material.

Já o mostrador, feito em Microlight, reinventa a tradicional técnica de guilloché e oferece-lhe um palco que a faz brilhar ainda mais, muito graças às superfícies polidas que a enquadram. Também podemos falar de um efeito de profundidade visual muito caraterístico das criações da marca, um efeito para o qual os padrões estelares também contribuem de forma evidente.

Com autonomia de cinco dias, o novo DB28XP Kind of Blue Tourbillon é animado pelo Calibre De Bethune DB2009v5 de corda manual que inclui um turbilhão com roda de escape em silício e tem uma frequência de 36.000 alt/h. Em termos de funções, indica as horas e os minutos por meio de ponteiros centrais. Às 6 horas enquanto moldura do turbilhão encontramos um indicador de 30 segundos, por outro lado, a reserva de corda pode ser consultada através de um indicador localizado no fundo do relógio.

Por fim, uma nota sobre o turbilhão. A marca faz questão de salientar que para ser mais eficaz num pulso sujeito a movimentos rápidos e erráticos, o turbilhão deve ter uma frequência mais elevada e uma velocidade de rotação mais rápida. Neste sentido, a De Bethune criou um turbilhão em titânio e silício com uma frequência de 36.000 vibrações/hora e uma gaiola de apenas 0,18 gramas que gira a cada trinta segundos. Falamos de 63 componentes só neste dispositivo dos quais o mais leve pesa 0,0001 gramas. A ponte de suporte equeletizada segue os padrões estéticos associados à marca.

O azul intenso da caixa em titânio grau 5 é obtido através de um processo de oxidação natural do próprio material | Foto: cortesia De Bethune

Poucas são as marcas que conseguem este feito: desenvolver um design efetivamente marcante voltado para uma visão assumidamente espacial, muito sci-fi e até futurista, a mesmo tempo que nesse design aplicam técnicas tradicionais da relojoaria, bem como soluções técnicas de ponta para melhor levar a cabo as suas pretensões. E o novo DB28XP Kind of Blue Tourbillon talvez traduza bem tudo isto: uma nave espacial de pulso que congrega vários tempos em si, mas também o melhor dos diferentes mundos e opções bem conseguidas da própria marca.

Visite o site oficial da De Bethune para mais informações.


Algumas caraterísticas técnicas:

De Bethune
DB28XP Kind of Blue
Ano de lançamento | 2024

De Bethune DB28XP Kind of Blue Tourbillon
De Bethune DB28XP Kind of Blue Tourbillon |Foto: cortesia De Bethune

Referência | DB28XPTB
Movimento | Corda manual, Calibre DB2009v5, 40 rubis, balanço em titânio com inserções de ouro, otimizado para diferenças de temperatura e penetração de ar, roda de escape em silício. Turbilhão ultra-leve com espiral com terminal curva. Frequência de 36.000 alt/hora. Cinco dias de reserva de corda assegurada por duplo tambor auto-regulável.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos e indicação de reserva de corda.
Caixa Ø 43mm | Titânio grau 5 azulado e polido com centro da caixa com ‘microlight’. Vidro de safira. Sistema de proteção de alavanca patenteado. Estanque até 3 ATM.
Mostrador | Anel de horas em titânio com decoração ultraleve azulada e marcadores de horas polidos. Anel circular de minutos e segundos em titânio acetinado grau 5 azulado. Revestimento do tambor e ponte central triangular em titânio polido azulado grau 5 com contorno chanfrado desenhado azulado. Padrões da Via Láctea produzidos por microfresagem por feixe de laser, dourados com folha de ouro de 24 quilates
Correia | Azul com fivela em titânio azulado.
Preço |  Sob consulta.

Outras leituras