Dia Mundial da Água: sustentabilidade e ação no mundo da relojoaria

A 22 de março celebra-se o Dia Mundial da Água, um dia que pretende reforçar a necessidade de uma aceleração de mudança, que só pode ser conseguida através de mais ação e do compromisso de todos. No mundo da relojoaria várias são as marcas ligadas a campanhas que têm vindo a ser desenvolvidas e que visam a sustentabilidade e a proteção dos oceanos, mares e rios. Para marcar este dia, assinalamos algumas dessas iniciativas.

A propósito do Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de março, existe uma campanha global, chamada Be the change, que incentiva as pessoas a agirem nas suas vidas, para mudar a maneira como usam, consomem e gerem a água. Este tem sido o contributo dado por algumas marcas relojoeiras que mencionamos hoje:

Ulysse Nardin apoia expedição Plastic Odyssey

A Ulysse Nardin uniu-se, enquanto parceira, à expedição Plastic Odyssey, um projeto que tem como objetivo reduzir o plástico dos oceanos. Com arranque no dia 1 de outubro de 2022 a partir do porto de Marselha, a expedição vai prolongar-se durante três anos, prevendo-se um percurso de 40.000 milhas náuticas, com 30 paragens que contemplam os países mais afetados pela poluição plástica. Para combater, a longo prazo, a poluição plástica nestas regiões, a Plastic Odyssey irá fornecer aos empreendedores um contentor com uma micro-fábrica pronta que permitirá reciclar mais de uma tonelada de plástico por ano e desenvolver um centro de reciclagem local. Leia mais.

Plastic Odissey | © Ulysse Nardin

Hublot parceira da expedição Polar Pod

No âmbito do programa Hublot Xplorations, a Hublot uniu-se ao projeto Polar Pod, uma expedição que tem como ponto de partida um navio ecológico vertical de 100 metros de altura, zero emissão carbono, criado pelo explorador Jean-Louis Etienne para explorar o Oceano Antártico. Desprovido de motorização, será levado pelas correntes circumpolares e extrairá a sua energia a partir de seis turbinas eólicas. O Polar Pod, equipado com instrumentos de altíssimo desempenho, poderá recolher, de forma contínua, dados preciosos sobre a biodiversidade, dinâmica das correntes, impacto da poluição humana e trocas atmosfera-oceano que regulam o clima. Estes dados ficarão acessíveis para toda a comunidade científica internacional. A sua construção teve início em junho de 2022, com previsão de lançamento na água no final de 2023. A expedição terá duração de três anos, até 2026, com troca de oito dos membros da tripulação a cada dois meses. Leia mais.

Polar Pod | © Hublot

«Iniciativa de conservação dos oceanos da Panerai»

A «Iniciativa de conservação dos oceanos da Panerai», é uma missão desenvolvida em parceria com a IOC-UNESCO no âmbito do programa de educação marítima das Nações Unidas, a Década das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável. Esta iniciativa é uma campanha lúdica desenvolvida em 100 universidades de todo o mundo para explicar aos estudantes como uma marca de luxo, como a Panerai, pode ser uma força para o bem do planeta, graças ao seu compromisso sério com a sustentabilidade e a formação de milhares de alunos sobre a importância dos oceanos.

Raia-manta
Jamanta ou Raia-manta | © Conservation International MV Erdmann

No âmbito dessa missão, em 2022, a Panerai e a Razer, a marca líder mundial no estilo de vida para gamers, juntaram-se à organização ambiental sem fins-lucrativos Conservation International para apoiar a investigação das espécies marinhas. Esta parceria tem como foco a monitorização das jamantas ou raias-manta para recolher dados, como a temperatura, a profundidade e a localização, que, em conjunto com os perigos conhecidos e outras informações, podem ser usados para a gestão da conservação dos animais e do seu habitat. No último trimestre de 2022 a Panerai apresentou o Luminor Quaranta Razer Special Edition, uma edição limitada com a estética característica da Razer e fabricado com materiais reciclados. Saiba mais no site da Panerai.

Panerai Luminor Quaranta Razer Special Edition
Luminor Quaranta Razer Special Edition | © Panerai

Rolex: o documentário que destaca heróis dos oceanos

Perpetual Planet: Heroes of the Oceans é o nome de um documentário da Rolex e da BBC Studio lançado em 2021, que destaca o trabalho que está a ser feito para proteger os ecossistemas dos oceanos. No filme, com cerca de uma hora de duração, a oceanógrafa e Rolex Testimonee Sylvia Earle apresenta, como narradora, um grupo de cientistas marinhos que, com o apoio da Rolex, caminham no sentido de contribuir para o desenvolvimento da ciência dos oceanos ou para salvar espécies ameaçadas. Sylvia Earle considera que ainda não é tarde para salvar os oceanos: «Cada um de nós pode fazer a diferença ao inspirar outros. Com paixão, curiosidade e esperança, qualquer pessoa pode mudar tudo. Podemos criar um Planeta Perpétuo para as gerações futuras.» Pode ver o documentário aqui, no nosso site.

Emma Camp, vencedora do Rolex Awards de 2019, em busca de corais resilientes que podem salvar a Grande Barreira do Coral | © Rolex

Oris: Mudar para Melhor

A Oris tem feito da preservação marítima um motor da sua coleção e o vetor fundamental da sua ação ecológica, numa espécie de metáfora da história de sobrevivência própria e conservação da relojoaria mecânica. A causa engloba iniciativas ambientalistas em todo o mundo e é personificada por uma vintena de edições limitadas, entre as quais duas ligadas à Coral Restoration Foundation e lançadas em 2020: o Carysfort Reef Limited Edition e o Staghorn Restoration Limited Edition.

Oris Whale Shark Limited Edition
Whale Shark Limited Edition | © Oris

Todos os anos a marca apresenta variadas iniciativas ligadas à proteção climática e à sustentabilidade, em 2021 lançou a edição limitada Whale Shark Limited Edition, que tem como base um Oris Aquis GMT. A missão da Oris Mudar para Melhor (Change for the better) voltou-se para o delicado ecossistema marítimo do planeta e apresentou um relógio que destaca a ameaça ao maior peixe no oceano, o tubarão-baleia. Nesse mesmo ano, foi também lançado o Dat Watt Limited Edition, criado em conjunto com o Secretariado Comum do Mar de Wadden, cuja missão é a conservação do Mar de Wadden, o maior sistema de correntes marinhas do planeta que alberga
mais de 10.000 espécies animais, declarado património mundial pela UNESCO. Saiba mais no site da Oris.

O mar de Wadden
O mar de Wadden | © Oris

Seiko Save the Ocean

A Seiko Watch Corporation estabeleceu uma parceria com a PADI® e o Marine Debris Program da PADI Aware Foundation para ajudar a retirar detritos marinhos dos oceanos. Esta iniciativa, conhecida como Dive Against Debris® juntou mais de 70.000 mergulhadores que contribuíram para a construção de um banco de dados subaquático sobre detritos no fundo do mar, e que é ativamente compartilhado com ONGs, governos e comunidades locais para defender mudanças e trabalhar para informar soluções de gestão de resíduos a longo prazo. A Seiko é patrocinadora oficial do trabalho da comunidade global de mergulho PADI para limpar e prevenir o lixo marinho.

Programa Marine Debris
Dive Against Debris | © Imagem retirada do site da Seiko

Estes projetos de conservação marinha são apoiados através da série Save the Ocean, cuja parte dos lucros da venda da coleção é doada a projetos como este e outros, como o do Instituto Nacional de Pesquisa Polar do Japão, que realiza pesquisas sobre mudanças ambientais e estuda fenómenos naturais nas regiões ártica e antártica com o objetivo de prever o impacto do aquecimento global no nosso meio ambiente e o Projeto de Pesquisa e Escavação Subaquática Fournoi, na Grécia, um projeto de arqueologia subaquática que explora um local histórico com o objetivo de proteger o seu património cultural para as gerações futuras. Em 2022 a marca lançou o SPB385, Edição Limitada Save the Ocean do 110º Aniversário da Manufatura Seiko. Leia mais sobre estes projetos apoiados pela Seiko no site da marca.

SPB385 Edição Limitada Save the Ocean do 110º Aniversário da Seiko
SPB385 Edição Limitada Save the Ocean do 110º Aniversário da Seiko | © Seiko

Fortis: sustentabilidade em mente

Pela primeira vez na indústria relojoeira, a Fortis introduziu em 2021 o aço reciclado nos seus modelos, o que veio redefinir os seus tool watches. Essa mentalidade de sustentabilidade que a marca defende, continua com a nova coleção Marinemaster apresentada em 2022 – todas as caixas são novamente fabricadas com aço reciclado. Saiba mais no site da Fortis.

Fortis Marinemaster M-44 Ocean Blue
Marinemaster M-44 Ocean Blue | © Fortis

Outras leituras