fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rolex lança documentário que destaca heróis dos oceanos

A Rolex escolheu o Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, para lançar um documentário que nos revela o trabalho de alguns dos ‘heróis’ que caminham no sentido de proteger os ecossistemas dos oceanos.

Perpetual Planet: Heroes of the Oceans é o nome de um documentário da Rolex e da BBC Studio que destaca o trabalho que está a ser feito para proteger os ecossistemas dos oceanos. No filme, com cerca de uma hora de duração, a oceanógrafa e Rolex Testimonee Sylvia Earle apresenta, como narradora, um grupo de cientistas marinhos que, com o apoio da Rolex, caminham no sentido de contribuir para o desenvolvimento da ciência dos oceanos ou para salvar espécies ameaçadas.

Sylvia Earle
Sylvia Earle na Ilha de Caladesi, no golfo da Flórida, onde cresceu e se apaixonou pelo oceano | © Rolex

Desde a plantação de corais na Grande Barreira de Coral, à proteção das mantas gigantes do Peru, passando pelo estudo do efeito do ruído das atividades humanas em cetáceos como baleias e golfinhos, em Heroes of the Oceans temos a oportunidade de acompanhar e conhecer um pouco melhor estes cientistas que têm dedicado as suas vidas à conservação marinha. Além da veterana Sylvia Earl que dá voz ao filme, falamos de Emma Camp, Kerstin Fosberg, Brad Norman, Vreni Häussermann, Michel André, Angélique Pouponneau e Ghislain Bardout.

Brad Norman, vencedor dos Rolex Awards de 2016, a marcar um tubarão-baleia na costa oeste da Austrália
Brad Norman, vencedor dos Rolex Awards de 2016, a marcar um tubarão-baleia na costa oeste da Austrália | © Rolex

O documentário é parte integrante da iniciativa Perpetual Planet, promovida pela Rolex, que tem como objetivo apoiar aqueles que procuram soluções para combater os desafios climáticos que enfrentamos nos dias que correm. Um projeto que nasceu do legado da Rolex «enquanto empresa que tradicionalmente promoveu a exploração em prol da descoberta; no entanto, os exploradores de hoje estão sobretudo focados no equilíbrio dos ecossistemas da Terra. Através das suas parcerias e programas, a Rolex apoia esses exploradores e a sua dedicação à conservação do ambiente».

Emma Camp, vencedora do Rolex Awards de 2019, num mar límpido em busca de corais resilientes que podem salvar a Grande Barreira do Coral
Emma Camp, vencedora do Rolex Awards de 2019, em busca de corais resilientes que podem salvar a Grande Barreira do Coral | © Rolex

Sylvia Earle considera que ainda não é tarde para salvar os oceanos: «Cada um de nós pode fazer a diferença ao inspirar outros. Com paixão, curiosidade e esperança, qualquer pessoa pode mudar tudo. Podemos criar um Planeta Perpétuo para as gerações futuras.»

Perpetual Planet: Heroes of the Oceans passa a estar disponível na plataforma rolex.org a partir de hoje – data simbólica já que se celebra o Dia Mundial dos Oceanos – e será transmitido nos canais da National Geographic. Tendo em conta que foi ainda disponibilizado no canal oficial de Youtube da marca suíça, pode também ver o documentário aqui, no nosso site:

Outras leituras