Oris x Momotaro Divers Sixty-Five Special Edition

Um relógio que assenta bem no pulso e é verdadeiramente original: com o Momotaro Divers Sixty-Five Special Edition, a Oris voltou a conseguir um produto enaltecido pela comunidade relojoeira — numa receita de sucesso que é sublinhada pelo preço acessível e pela tiragem restrita. Fomos dar uma volta com ele a Cascais e tirámos-lhe algumas fotografias no nosso estúdio.

Duas das premissas por trás da aquisição de um qualquer relógio estão relacionadas com o reconhecimento e a originalidade: queremos um relógio cuja marca e versão sejam reconhecidas no meio social ou algo de original que marque a diferença? Esse dilema é recorrente no meio relojoeiro, desde o comprador que começa a mergulhar no mundo da relojoaria mecânica ao aficionado mais experiente e de gosto amadurecido — e veio frequentemente à lembrança quando tivemos o Momotaro Divers Sixty-Five Special Edition em mãos para fotografia em estúdio e num passeio para os lados de Cascais.

Oris X Momotaro
Um relógio especial: o Oris x Momotaro Divers Sixty-Five Special Edition © Paulo Pires/Espiral do Tempo

Fundada em 1904, a Oris tem uma história significativa que ganhou contornos épicos quando foi comprada pelos próprios empregados tendo em conta a extinção que esteve iminente no período da chamada crise do quartzo, entre as décadas de 70 e 80. A nova administração manteve uma fé inabalável no futuro da relojoaria mecânica e a liderança de Ulrich Herzog, ultimamente a par de Rolf Stüder, ajudou a transformar a companhia de Hölstein numa marca de culto junto da imprensa especializada e numa firma respeitada pelos amantes da relojoaria. O Momotaro Divers Sixty-Five Special Edition personifica muitas das razões desse sucesso: trata-se de um produto bem diferenciado e razoavelmente exclusivo sem ser limitado e com um preço acessível, que em Portugal anda à volta dos 2000 euros.

Oris x Momotaro em Cascais © Miguel Seabra/Espiral do Tempo
Oris x Momotaro no Farol de Santa Marta, em Cascais © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

O novo relógio destaca-se obviamente pelo mostrador verde menta, pelos discretos detalhes em bronze e pela correia indigo que simboliza a parceria com a jovem mas já mítica companhia de ganga japonesa Momotaro. Mas vale a pena recuar um pouco mais para descortinar as bases que ajudam tão especial colaboração a ser um sucesso: o relançamento da linha Heritage Divers Sixty-Five em 2015, imediatamente saudado pela imprensa especializada; o Sixty-Five desmultiplicou-se em variantes e tamanhos, tornando-se rapidamente numa linha mestra da coleção da Oris e especialmente vocacionado para edições especiais ou limitadas.

Herança dos anos 60

A linha Divers Sixty-Five começou com um modelo de 40mm que juntou dois relógios históricos, aproveitando os algarismos 12-3-6-9 no mostrador preto de uma variante mais ‘civil’ e a estrutura de uma versão de mergulho de 1965 com a luneta rotativa preta em destaque. O êxito levou a Oris a criar um novo tamanho de 42 milímetros sem algarismos no mostrador que depois foi complementado com modelos de 40 e de 26 milímetros. Atualmente, tendo em conta as diversas cores e diferentes alternativas de bracelete ou correia (aço, couro envelhecido, cauchu em padrão ‘tropic’ ou tipo NATO), há 50 variantes disponíveis na coleção regular — a par de edições limitadas e as chamadas versões especiais, que andam um pouco à volta da utilização do bronze. Sem esquecer a adição de um modelo cronográfico.

Oris X Momotaro
Pormenor da luneta dentada em bronze com inserção da escala dos minutos © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Desde os primórdios do século XX que a água, os mares e os oceanos permanecem uma inesgotável fonte de inspiração técnica e estilística para a relojoaria mecânica tradicional — e, no Divers Sixty-Five, o espírito rétro tão em voga de há uma dúzia de anos para cá junta-se à vocação tool watch de mergulho que continua a fascinar sobretudo o universo masculino. No caso específico do Momotaro Divers Sixty-Five Special Edition, existe o toque suplementar de uma liga metálica quente historicamente associada à náutica como o bronze e também um refrescante tom verde dégradé no mostrador que o torna especialmente adequado para o período estival. O calor do bronze e a frescura do verde acabam por conviver muito bem no mostrador, porque o bronzeado exterior da luneta é replicado nos indexes e nos ponteiros. A utilização de matéria luminescente ‘Light Old Radium’ reforça ainda mais esse perfume ‘antigo’

Oris X Momotaro
O estojo é de ganga e condizente com a correia de assinatura Momotaro  © Paulo Pires/Espiral do Tempo

O encanto vintage

Ao longo da última década têm-se batido recordes em leilões de relógios vintage e chega a ser absurdo ver peças com mostradores defeituosos que mudam de cor (passando de preto a castanho, ou ganhando patina) estabelecerem valores ridiculamente elevados. E convém não esquecer que esses modelos originais requerem uma manutenção particularmente onerosa e muitas vezes nem estão sequer preparados para a azáfama do dia-a-dia! As chamadas reedições ou reinterpretações geralmente conseguem exalar a mesma auréola de culto dos seus antecessores e o fabrico segundo padrões de exigência mais contemporâneos já permite a sua utilização até em situações radicais. Claro que se pode acusar as marcas de falta de imaginação ou criatividade por preguiçosamente rebuscarem arquivos para acabarem por reinventar o que já estava feito, mas esse é um tipo de crítica que nem sempre tem razão de ser — e que no caso do Momotaro Divers Sixty-Five Special Edition é completamente eclipsado pela sua originalidade intrínseca.

Oris X Momotaro
Colaboração emblemática: Oris x Momotaro Divers Sixty-Five Special Edition © Paulo Pires / Espiral do Tempo

É sempre de enaltecer que uma marca como a Oris se mostre orgulhosa do seu passado ou que tenha no seu historial modelos tão intemporais que ainda possam ser apelativos, sem esquecer que as reedições são menos fáceis de concretizar do que se pode imaginar: a responsabilidade histórica é maior, a atualização técnico-estética implica várias nuances e também é preciso saber comunicar o revivalismo do produto para mexer com o subconsciente do consumidor. E esse é um factor que ajuda a compreender a razão porque os produtos new vintage são habitualmente preferidos por um tipo de clientela mais sofisticada. O Momotaro Divers Sixty-Five Special Edition não é uma reedição e é muito mais do que uma reinterpretação, tendo o interesse suplementar da colaboração com uma empresa japonesa que já ganhou estatuto de culto.

Oris X Momotaro
As caraterísticas listas brancas identificativas da Momotaro © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A Momotaro nasceu na empresa têxtil que Hisao Manabe fundou em 1992 com apenas três funcionários, na pequena cidade costeira de Kojima, em Okayama, e deve o seu nome a um herói da cultura popular japonesa. A visão do honorável Manabe foi clara desde o início: no que respeita à qualidade, não poderia haver cedências nem compromissos — e já se sabe bem o nível de minúcia e profissionalismo dos nipónicos. Passados quase 30 anos, a empresa de Manabe emprega 140 pessoas em fábricas, lojas e escritórios em Tóquio, Osaka, Quioto e Okayama, com a etiqueta Momotaro a granjear o tal estatuto de lenda urbana junto de um público muito exigente.

Oris X Momotaro
Pormenor da ganga e das costuras da correia © Paulo Pires / Espiral do Tempo

«A ideia inicial era encontrar um nome forte que refletisse a nossa ambição de criar a melhor ganga índigo do Japão, e de ser a melhor empresa de ganga do mundo. Momotaro é uma figura heroica da cultura popular japonesa e está estreitamente ligada a Okayama. Aliás, o nosso aeroporto chama-se Aeroporto Momotaro de Okayama. É o símbolo mais famoso da cidade e respetiva província; por isso, foi com imenso orgulho que o fomos buscar para dar o nome à nossa empresa», refere Hisao Manabe. «Quanto ao relógio, achámos que era uma oportunidade para explorarmos novas ideias e novos territórios em conjunto. É a primeira vez que trabalhamos com uma empresa relojoeira suíça e acho que também é a primeira vez que a Oris colabora com uma empresa têxtil japonesa. A colaboração é perfeita para a nossa empresa, porque, tal como a Momotaro, a Oris é independente, faz escolhas arrojadas e audazes, e é intransigente quanto à qualidade. Não se trata apenas de uma colaboração restrita a um produto — houve uma verdadeira harmonia entre a essência, a cultura e a arte das nossas empresas. Além disso, adoramos os relógios e a história da Oris».

Oris X Momotaro
Uma delícia: Oris x Momotaro Divers Sixty-Five Special Edition © Paulo Pires/Espiral do Tempo

Numa era em que cada vez mais se multiplicam as colaborações e as parcerias entre marcas relojoeiras e outras entidades, não há dúvida de que a associação entre a Oris e a Momotaro é extremamente original e muito para além das mais habituais associações ao desporto ou escuderias automóveis. E não há dúvida nenhuma de que se trata de um relógio extremamente apelativo, que oferece várias nuances no mostrador consoante a incidência de luz natural ou artificial.

Comparativo: o Divers Sixty-Five Green 42mm do autor © MIguel Seabra/Espiral do Tempo
Comparativo: o Divers Sixty-Five Green 42mm do autor © MIguel Seabra/Espiral do Tempo

Veredicto

Pessoalmente, o que mais gostei no Momotaro Divers Sixty-Five Special Edition foi a cor do mostrador — um tom verde que apelido de ‘menta’ e que para mais apresenta aquelas nuances dégradé (mais escuro na orla, mais claro no centro) típicas do final dos anos 60/inícios da década de 70 que tanto aprecio. Tenho um Divers Sixty-Five Green de que gosto muito e que ainda consta do catálogo, pertencendo à segunda geração do Sixty-Five com um diâmetro de 42mm e janela para a data às 3 horas; o novo Momotaro Divers Sixty-Five Special Edition tem 40 milímetros de diâmetro e dispensa a janela que tanto irrita os puristas… a mim não me incomoda tanto, mas não há dúvida de que a ausência da data lhe dá uma maior pureza.

Oris X Momotaro
Detalhe das asas e do canelado em bronze da luneta rotativa unidirecional © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A Oris tem-se especializado na utilização do bronze e, não sendo eu um adepto das combinações bicolores entre o tom frio do aço e dourados, não posso deixar de reconhecer que o bronze utilizado na luneta acaba por ficar especialmente bem e reforça ainda mais a aura vintage de um relógio que tem por base um modelo já de si de inspiração rétro.

Oris X Momotaro
O perfil e a coroa personalizada do Oris x Momotaro © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Quanto à correia de ganga, acaba por ser o maior símbolo da associação à Momotaro — e tem as duas características tiras brancas existentes no bolso das famosas calças ou na manga dos blusões da marca nipónica. Eu até dispensava as tiras porque a correia em denim azul escuro é mesmo bonita e bem confecionada, mas acabam por ser um importante elemento de identificação e até pode ser um desbloqueador de conversa. Para um amante de relógio, nada dá mais prazer do que ter uma narrativa especial para contar acerca dos seus modelos…

Oris x Momotaro na marina de Cascais © Miguel Seabra/Espiral do Tempo
Oris x Momotaro na marina de Cascais © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Em suma, mais um lançamento de sucesso da Oris. E um relógio que vale mesmo a pena adquirir — precisamente por ser tão original quanto especial. Acho que me irei lembrar sempre dele quando comer gelado de menta, o meu sabor preferido…

Características técnicas

Oris
Oris x Momotaro Divers Sixty-Five

Referência/ 01 733 7707 4337-Set
Movimento/ Mecânico de corda automática. Calibre Oris 733 (base SW-200-1), 38h de reserva de corda, frequência de 28.800 alt./h., 26 rubis.
Funções/ Horas, minutos e segundos.
Caixa ø 40 mm/ Caixa multi-peças de aço inoxidável, luneta unidirecional com borda em bronze. Vidro de safira, abobadado em ambos os lados com acabamento antirreflexos no interior. Coroa em aço inoxidável com sistema de segurança screw-in. Estanque até cerca de 100 metros.
Mostrador/ Verde gradiente. Ponteiros e indexes com Super-LumiNova®  ‘Light Old Radium’.
Bracelete/ Ganga índigo Momotaro com duas ‘faixas de guerra’ brancas, fivela de aço inoxidável.
Edição Especial | Fornecido com um estojo de viagem em ganga com duas faixas brancas.
PVP em Portugal / € 2.000

Visite o site oficial da Oris para mais informações.

Outras leituras